Lobão vs. Mano Brown: segundo assalto, por favor
06/05/13 07:05Fiquei contente pela tão falada “trégua” de Mano Brown e Lobão não ter passado de um trote. Acho que a troca de farpas dos dois pode render uma ótima discussão e não queria ver tudo acabar em pizza.
Para quem não acompanhou o assunto, tudo começou na quarta, dia 1º, quando meu colega da “Folha”, Lucas Nobile, publicou uma entrevista com Lobão sobre o novo livro do músico, “Manifesto do Nada na Terra do Nunca” (leia aqui). Lobão atirou para vários lados: chamou a presidente Dilma de “terrorista” e disse que ela deveria depor na Comissão da Verdade; criticou o fato de nomes famosos das artes brasileiras – Gilberto Gil, Paralamas, Barão Vermelho, Paula Lavigne – captarem verba pública via Lei Rouanet; espinafrou Roberto Carlos, Gonzaguinha e Edu Lobo; disse que nunca viu um “presidente militar milionário” e que não acredita em “vítimas da ditadura”.
Algumas das palavras mais duras de Lobão foram direcionadas a Mano Brown e aos Racionais. “O rap e o hip hop viraram um órgão de propaganda das idéias medíocres e revanchistas do PT”, disse. Lobão acusou Mano Brown de “bradar clichês anacrônicos” e “convocar o terrorismo explícito”, antes de chamá-lo de “papagaio piegas e recalcado” e “idiota útil”.
Via Twitter, Mano Brown chamou Lobão para a briga: “Nos anos 1980, as ideias dele [Lobão] não fizeram a diferença para a gente aqui da favela. Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui.”
Na sexta, dia 3, Lobão anunciou, também via Twitter, que Mano Brown o teria procurado para fazer as pazes e que os dois iriam tocar juntos na Virada Cultural, que acontece em São Paulo no fim de maio.
Parte da mídia, que parece confiar cegamente no que lê no Twitter a ponto de esquecer princípios básicos do jornalismo, como a necessidade de confirmar informações com a fonte, publicou a “notícia” sobre a trégua, que depois seria desmentida pela equipe de Mano Brown. Lobão disse ter sido vítima de um trote telefônico.
O que Lobão e Mano Brown deveriam fazer seria convocar um debate. Pode ser em uma livraria, um centro cultural ou uma rádio. Mas acho importante que o assunto não morra. Ambos são artistas relevantes e conhecidos por suas opiniões extremas. Concorde-se ou não com eles, é inegável que vivem à parte do oba-oba inofensivo que domina a cena cultural brasileira.
Eu gostaria muito de ouvir Lobão explicar melhor o que ele quis dizer por “os militares nunca estiveram tão humilhados” e falar sobre sua tentativa de vitimizar pessoas que deram um golpe antidemocrático e transformaram o Brasil numa ditadura por 21 anos.
Também gostaria de ouvir Mano Brown falar sobre o suposto “aparelhamento” do hip hop e do rap pelo governo, como acusa Lobão.
É uma pena que Mano Brown tenha reagido só com bravatas. Quando ele escreve “Tô sempre no Rio de Janeiro, se ele quiser resolver como homem, demorô! Do jeito que aprendi aqui [na favela].”, está não só defendendo que um “homem” resolva discussões na porrada, o que é uma mentalidade bastante irracional para um artista que tem uma banda chamada Racionais, como está sendo preconceituoso ao dizer que na favela aprendeu a resolver discordâncias no braço. Será que ele fala por todos os moradores de favela quando diz isso? Prefiro acreditar que os moradores de todos os lugares – e não só de favelas – têm capacidade de discutir e resolver qualquer discordância de forma civilizada.
P.S.: Vários leitores perguntaram minha opinião sobre o livro de Lobão. Não tive chance de ler ainda e, diferentemente de muitos, prefiro não opinar sobre o que não conheço. Assim que ler o livro, escreverei sobre ele no blog.
É incrível! Basta um sujeito abrir a boca para tecer um comentário que contraria o cânones da esquerda para ser execrado.
Isso se chama patrulha ideológica, e foi idealizada, pelo que eu saiba, por Lênin.
Quem criou o termo, me parece, foi o Glauber, quando foi criticado por elogiar o Geisel.
Não, o criador do termo foi o Cacá Diegues, ao se defender da acusação gravíssima do de fazer filmes de sucesso comercial enquanto o povo passava fome.
Eu não entendi também todo esse ódio, deixe o cara falar o que quiser, seja bobagem ou não. Agora, o único ponto relevante que ele comentou é que quem faz captação pesada na Lei Rouanet são os famosos, que não precisariam tanto, falo isso porque já trabalhei com patrocínios, artistas desconhecidos e com projetos maravilhosos muitas vezes não conseguem.
Que eu saiba o dito cujo é que mamava nas têtas dos militares…
Não concordo com Segundo assalto não, isso aí já deu, as merdas do lobão é só pra causar mídia.
Na verdade racionais são uma me***a e o lobão devia se chamar bobão, pois nunca fez nada que preste… lembra da sua briga em são joão del rei com um drogado? lobão… vc fica véio e não melhora nada…. cara já passou da hora de vc calar a boca…vai dormir, ver tv ou ficar aposentado…. se liga seu tempo já passou…
Esse espaço é ótimo!
Quem é esse Brow?
Quem está falando sobre os “esquerdistas”?
Brasil? Nao existe Esquerda no brasil desde o fim da ditadura, isso aqui é uma pura direita assumida, nao entendo porque pessoas ainda insistem em falar que PT é de esquerda. Já foi, a muitos anos atras, hoje em dia vivemos no nicho utópico americano. Brasil e cuba pra mim só se relacionam no volei, e olhe lá ainda, pq de resto nao tem nada a ver em nenhum aspecto.
Sim, só se relacionaram no vôlei…
Zé Dirceu e companhia limitada foram fazer o que em Cuba nos anos 60? Turismo?
E o Foro de São Paulo, fundado por Lula e Fidel é o quê? Um clube filantrópico?
Realmente, nos anos 60!
Por isso que falei, ” esquerda ” a muitos anos atrás,
Como eu falei, que tipo de ” Pseudo-esquerda” é essa que temos por aqui? Voce acha que existe ” esquerda” nesse país? Voce nao acha que estamos sendo direcionados a viver um ” sonho amerciano “?
Quem é esquerdista pra voce, tem alguem oposicionado à alguem no brasil? Gostaria de saber sua colocação acerca do fato de que o que manda nesse país é dinheiro, e nao partidos políticos?
– O Foro de São Paulo não só continua ativo, como já dominou a maior parte da América Latina.
– Sonho americano? Tá falando sério mesmo?
– Vamos estudar pessoal, o professor do cursinho não é uma referência confiável…
É Realmente, ” professor de cursinho “? Admirável sua ” sabedoria ” intitulando outrem. Excelente colocação de sua parte, hoje em dia vemos como é compartilhar opnião com ” pseudo-intelectuais “. Gostei da matéria, um tanto quanto imparcial, mas sinceramente, compartilhei uma simples “opnião” Bom, sua imposição não é relevante, até porque tenho no mínimo 50 motivos, para demonstrar que esse país não tem uma esquerda, e eu sinceramente nao sei aonde voce está vendo uma.
Francamente.
Nao interprete que sou a favor do Foro de Sao Paulo, sou anti foro de sao paulo.
Totalmente, definitivamente.
Quando Dirceu e cia foram passear em Cuba, o jovem Reinaldo Azevedo era trotskista.
E os atletas olímpicos cubanos que queriam se refugiar aqui no Brasil (na época do panamericano no Rio) e o Lula e cia em nome da boa amizade do pessoal do PT com Cuba mandaram de volta para Cuba. Em país democrático isso é inadmissível.
E para quem não sabe o Foro iniciou-se em 90 e vai ter uma reunião agora nesse mês de junho, com Lula e Fidel.
O problema do posicionamento crítico de algumas pessoas que comentam é o fato de não terem lido o livro. O Lobão não chama a Dilma de terrorista para começo de conversa.
A parte mais assustadora é constatar que as opiniões extremadas deste tosco e recalcado “lobão” que vive de aparecer por meio de “polêmicas”, não tem qualquer paralelo com a realidade, mas que encontram respaldo em parte da nossa “classe mérdia” odiosa e preconceituosa, que se acha rica e que ainda sonha em morar nos USA, achando que estamos sendo invadidos por “comunistas” tal qual achava na década de 60, ou seja, passaram se 50 anos e a mentalidade continua a mesma, mesquinha, atrasada e patética …
Que povinho de merda mesmo
Tenho que concordar com você, o resumo que fez do Lobão e do Brasil não há como contestar…
Lembrando que a classe média hoje em dia, segundo o governo federal, inclui os moradores de favela e outras comunidades anteiormente denominadas “carentes”. Mas o bolsa esmola resolveu esse problema. Com isso em vista, a clase média odiosa a que você se refere é basicamente toda a população brasileira com renda inferior a de mega empresários. A mesma classe que por diversas vezes vi um e outro comentando que quando o comunismo chegasse no Brasil eles não precisariam trabalhar pois os ricos iam dar sustento à eles. E isso faz apenas 30 anos.
A mesma papagaiada de sempre: “nós” contra as zelites. Mesmo que o “nóis” cumpanheiro tenha proporcionado os maiores lucros para os bancos na história do país, quiça do mundo.
Racionais X Irracionais.
Esse Lobão ta doidão de tanta droga q
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mano Brown simplesmente um retardado querendo saber politica e apoiando a ditadura petista no brasil.
Levar a sério o discurso do Lobão é perigoso demais. O cara disse na entrevista que o golpe foi necessário porque havia uma tentativa de implantar uma ditadura comunista no Brasil desde 1935 (o que é uma grande besteira, uma vez que o presidente deposto foi eleito democraticamente). Ao mesmo tempo, fala em ditadura do PT (besteira pelo mesmo motivo). A partir daí, é só ligar os pontos.
Vi esses dias o documentário “O dia que durou 21 anos” e o discurso alarmista da direita em 64 sobre supostos perigos de um governo eleito é assustadoramente parecido com o atual. Na falta de alguma violação concreta da ordem constitucional, dá-lhe alegação vaga sobre “aparelhamento do Estado”, “aparelhamento da midia”, “aparelhamento dos movimentos sociais”, “aparelhamento do rap”!!!!
Lobão falou alguma mentira? Aquele tal de Carlos Prestes saiu Brasil afora com um bando de arruaceiros roubando, matando e estuprando. Esse era o tipo de gente que a esquerda queria colocar no poder.
John, e o quê o João Goulart tem a ver com a Coluna Prestes? Aliás, ele era herdeiro político do Vargas, o maior inimigo do Carlos Prestes.
Mas o aparelhamento do estado e dos movimentos sociais por parte do PT é real, claro. É só dar uma pesquisada para constatar que os cargos em empresas públicas onde deveriam estar profissionais qualificados foram distribuídos a políticos de partidos coligados ou a petistas. Deu tão errado, por tanta corrupção e incompetência, que o governo, tardiamente, começa a privatizar portos e aeroportos.
Dum, eu não falei que não existe aparelhamento e tb prefiro que os cargos públicos sejam distribuídos por competência. Mas só tem um remédio contra isso: voto. O que me incomoda é o sujeito pegar um problema de incompetência administrativa, dar uma viajada em cima e tratar como uma tentativa de instaurar uma ditadura petista no país. Se fosse esse o caso, por quê eles voltariam atrás no caso dos aeroportos e portos, como vc mesmo apontou? Foi esse tipo de discurso histérico da direita que fundamentou o golpe de 64 para a opinião pública.
Rapaz, como tem gente que defende os militares…Queria ver esse povo tomando tapa na cara e choque no toba, sem ter o blog do Barcinski nem facebook pra reclamar.
Os militares estiverem 21 anos no poder e a maior merda que fizeram foi eleger o Sarney, o Collor, o Itamar, o FHC e, o Lulinha. Não aprontaram nenhum Bolsonaro para o poder civil. Fizeram a merda e foram vestir o pijama.
O que falta para a direita no Brasil é algum modelo teórico vindo dos EUA ou de UK. O povo tá prontinho pra acreditar em um novo caçador de marajá ou em um ex-intelectual de esquerda. Porque se deixar esse povo pensando sozinho, só dá merda e taí o lombrão pra provar.
O Lobão deveria,antes de mais nada,produzir uma música que preste,coisa que há pelo menos vinte anos ele não faz.Gosto de ouví-lo falando,mas em duelo musical,os Racionais ganham de 10 a zero…
Prezado Roberto Júnior, o bolsa família e vale “cultura” lhe aguarda.
Se um dia eu precisar,não terei vergonha de receber.Sou paulistano mas não sou idiota.
Você se engana, o disco “A Vida é Doce”, de 1999, é um dos melhores discos nacionais de todos os tempos. Grato.
De vinte anos,cai para quatorze,o que não deixa de ser muito tempo…
Tu é retardado, né? Irracionais MCs são o lixo do lixo. Faz funqui carioca parecer Mozart.
Se não me engano,os Racionais foram o grupo ou um dos grupos mais elogiados da história da coluna ESCUTA AQUÍ,que o Álvaro Pereira Júnior escrevia todas as segundas para a FOLHA.
KKKKkkk…. Liga na Regina Crasé!
É nóis na Virada mano…kk
o Forastieri lançou uma reflexão sobre tudo isso no blog dele
Forastieri mandou muito bem.
Barça, você falou algo que é a mais pura verdade… celebridades brasileiras não discutem nada, não opinam sobre nada… Acho sensacional o Lobão expressar seus pensamentos… ele estar certo ou errado é opinião de cada um. Nossos artistas são imparciais demais, me incomoda ver tantas pessoas com tanto espaço na mídia não falando sobre governo, política em geral, sociedade, religião. Exemplo: Maradona tem Che Guevara tatuado no braço… sabe quando um boleiro tupiniquim faria isso???
Pois é Marcel, não gosto do Lobão como músico, mas o que ele fala pelo menos merece ser ouvido. A lei Rouanet não é má, mas Santos Dumont inventou o avião e o desastre aéreo também. Se tem brecha, se tem gente se beneficiando de dinheiro público de forma ilegal, que sejam punidos. Agora, como ser punido se quem pode mudar algo no país não tem o devido interesse? Mas infelizmente, gostaria de saber se alguém duvida que o fim dessa história seja esse: Lobão vendendo bem o seu livro, Racionais aumentando sua agenda de show, os aproveitadores e influentes continuando a mamar nas tetas do governo e o Roberto Carlos gravando de novo seu especial de fim de ano na Globo. Agora, realmente seria interessante um debate de idéias entre Lobão/Brown e me pergunto: Teria algum grupo de mídia interesse em promover tal evento? Talvez um Roda Viva com os dois?
Bruno, acho que celebridade deveria ter maior participação nos eventos da sociedade, afinal ele tem espaço da mídia. Não quero ativismo, não quero campanhas para partidos políticos, quero opiniões… DIVERSAS! Chega de muretice!
LI O LIVRO DE CAPA A CAPA, IDÉIAS CONFUSAS, CONTRADITÓRIAS, SEM FUNDAMENTOS LÓGICOS. PARECE QUE LOBÃO TÁ LOUCO.
P.S. LIVRO FRACO, ESPERAVA ALGO MAIS, NÃO BRAVATAS DE REVISTA DE FOFOCAS.
ME AJUDA AI…….
Você esperava algo mais de um livro do Lobão? Esperava concatenação de idéias e encadeamento lógico? Isso é que é otimismo!
Essa polêmica envolvendo lobão e mano brown veio em boa hora para o grupo “folha”
e particularmente jornal folha de são paulo e
uol, que pode ficar repercutindo isso, até
como “operação abafa” do que sites e blogs progressistas andaram comentando sobre as declarações recentes de um ex-delegado que serviu a ditadura dizendo da colaboração da folha de são paulo para com a ditadura militar.
O artigo fala por si mm:
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/04/24/folha-financiava-a-tortura/
Com a palavra, a “folha de são paulo”
Paulo Henrique Amorim?????????????
Fala sério! Você é pago pelo PT ou se submete a isso de graça?
Não sou petista, não me submeto a nada de graça.
Simplesmente sou só mais um cara latino americano sem dinheiro no bolso!
Agora, que a “folha” se acha, tem visão de
mundo “descolada” e “pós moderninha”,
ah, isso tem. Ainda mais que a “folha” gosta de mostrar em suas paginas e no uol ideario do que é ser antenado,pós moderno e paulistano ou seja lá o que seja isso.
Gente, menos.
Não é pra esse bafão todo!
Ta vendo “folha”, dá espaço pra esse doido do lobão dá nisso!
Você vai acreditar no Paulo Henrique Amorim???? Deixa de ser ingênuo, o blog dele é estatal, dá uma olhada nos patrocínios.
PH é PIG = partido da imprensa governista!
André, esquecendo de toda a discórdia que o assunto já causou, responda: você gosta da música de qualquer um deles?
Gosto sim. Acho que o Lobão fez ótimos discos e o “Sobrevivendo no Inferno” dos Racionais é muito bom.
Só que o ManoBrown é um rimador, bom poeta tb. Agora, dizer que é músico, cantor… Essa uma opinião compartilhada entre pessoas carentes intelectualmente e demagogia pura para com o ex-detento.
O Lobão tem umas músicas, mas é um puta de um músico e um puta poeta, mas no Brasil, vai o vale coxinha mesmo…
Concordo com o Barcinski. Só acho que fica difícil de ter uma conversa civilizada entre os dois. A começar com o Lobão chamando o Mano Brown de “idiota útil”. Não é com ofensas que se constrói um debate civilizado.
Caraca! tem uma galera que defende da ditadura dos milicos. Das duas, uma… ou é totalmente alienado dos reais fatos da história brasileira sem estudar nada, sendo somente um grande repetidor do que veja por ai, ou tem um avô/pai que chama a ditadura de revolução.
É a famosa “classe mérdia” muitos nem era nascidos mas escutam o festival de merda vomitados pelos avos e pelos velhos falando “que naquela época era bom”, ano passado ouvi uma menina com que saia, ela antes dos 20 anos de idade, defendendo ditadura porque a familia dela falava isso … fazer o que ? Esta Nação tem gente MUITO boa mas é dominada por uma classe média e uma classe alta extremamente ignorante, racista, preconceituosa e retrograda …
Não é bem por aí. claro que existiram coisas muito ruins na época, mas é tudo uma questão de o que é preferível. Hoje também temos coisas tão ruins quanto naquela época. É apenas uma questão de escolher o que você prefere. Particularmente prefiro ordem, mesmo que para isso, a liberdade de expressão seja reprimida. Hoje em dia é de forma velada, mas ela também é reprimida.
Reprimida? Onde?
Realmente o Lobão falou demais. Pra que perder tempo com Mano Brown!!
Muito bom e sadio o “debate” por assim dizer, pois estão representandos 2 ideias distintas, que é exatamente o que não se tem mais nos dias de hoje.
Vivemos numa ditadura do concenso, quase sempre ouvesse apenas um lado do historia (neste ponto o Lobão tem razao) esta Comissão da Verdade, se é para ser verdade deve ouvir os 2 lados.
O Mano Brown tmabem tem razao quando diz que a população da periferia vive abandonaa pelo poder publico, (mas não concordo com a apologia ao crime que ele prega).
O simples fato de termos eleições não quer dizer que se vive na democracia. No oriente medio existem paises que promovem eleições, e não são nada democraticos. Olhem a Venezuela, é nisto que querem transformar o Brasil
proponho um duelo à lá Mano Brown.
Uma pistola para cada um, 5 passos vire e atire. Lobão sou mais vc!!!
O Lobão Deveria Respeitar Mais As Pessoas,Principalmente A Nossa Presidenta e os Colegas Da Mesma Profissão dele.
Uma ótima saída! um debate de idéias, mas teria que tomar cuidado para não virar um pastelão tipo alguns programas do genero. Respeito e ouvi muito Racionais, respeito e ouvi muito Lobão, mas ambos parecem querer utilizar a polêmica muito mais para suas vendas do que para suas verdadeiras ideias. Também não li o livro, mas os trechos citados em vários locais e algumas críticas soam como um livro que atira para tudo quanto é lado sem muito embasamento racional, no mínimo palavras marcantes que não dizem ou comprovam nada. Por outro lado, o Mano pagou de defensor dos fracos para agradar e foi muito infeliz usando suas frases/opinião como “representante” ou a voz da favela. Com certeza muito irracional para o lider do Racionais. Espero que o assunto seja mais digerido, mesmo que por pessoas menos extremas e acho que dessa vez nao teremos nenhum primo no twitter de ninguem.
A idéia do debate entre os dois é realmente válida. O Lobão é um cara que eu não concordo com muita coisa do que ele diz mas gosto de suas músicas. Já o Mano Brown, além de não gostar das músicas, parece uma Regina Casé, não consegue dizer meia-dúzia de frases sem falar em favela, comunidade, subúrbio, como se o mundo inteiro girasse em função disso, e nada mais fosse importante.
Mano brown é uma Regina Casé de calças! Muito boa! WAHAHAHAHAHH
olhq minha opinião é o lobão é um idiota que precisa as vzx aparecer quem veja só pergunta aos jovens de quem eles lembram? lobão ou racionais? olha não concordo do jeito que o mano respondeu mas como ele é assim linha dura então paciencia e eu gosto do racionais pq as vzx as letras da musica dele é realidade de fato que acontece em pereferia já lobão aff só babaquice sem nexo nenhum
A novela já vai começar, prepara o vale coxinha e confere a “Contigo”.
Ce nunca teve na periferia, patricinha. O otário Manu Marron é só um vagabundo que não pensaria duas vezes em te barbarizar, burguesinha otária.
Não gosto de rap, hip hop ou qualquer coisa desse tipo. Más é inegável que os Racionais retratam o cotidiano da favela. No entanto, Lobão com seu “Sem nexo nenhum” em diversas músicas retrata de forma ainda mais fiel do que os Racionais a mentalidade de uma geração inteira. Antes de xingar esse ou aquele, aprenda a interpretar a obra em seu contexto.
“Mano Brown” e “assalto” na mesma sentença (no caso, o título do post) foi uma sacada e tanto…
Acusando sem provas, Lobão, é você?
Vdd. kkk
Esse tal de Lobão é o mesmo que, segundo dizem, tinha uma “relação incestuosa” com a própria mãe????
Ah, tá…
Não juca, foi com a prima, como todo mundo já fez, ou ainda vai fazer…tocha.
E essa informação tem o quê a ver com o tópico da matéria?
Sugestão: Informe-se direito antes de sair por aí querendo opinar baseado no que “segundo dizem”.
Existem centenas de boatos sobre a vida do Lobão e de vários outros artistas. Os mais espertos se informam, pesquisam, e os medíocres só se preocupam em espalhar o boato e aumentar a mentira.
E aí, você se encaixa aonde?? Ah, tá…
Lobão foi apaixonado pela prima. Isso não é nenhum crime.