Adeus, Twitter!
10/05/13 07:05Bastaram dois cliques. O primeiro levou a uma página: “Você tem certeza que deseja desativar sua conta de Twitter?” O segundo completou o serviço.
Enfim, livre.
Em duas tecladas, sumiram 11586 tweets e 8663 seguidores. Quer dizer, só vão sumir de vez daqui a 30 dias, prazo que o Twitter dá para apagar os dados de ex-usuários.
Comecei a usar o Twitter há pouco mais de dois anos. Sugestão de um amigo: “É uma ótima ferramenta para divulgar seu blog”. E foi mesmo. Também serviu para me atualizar sobre música, cinema e livros.
Mas o bichinho vicia. O mundo dos 140 caracteres é tentador demais. É espaço suficiente para dar o recado com rapidez e sem o mínimo de profundidade, o que, no fim das contas, é a razão de existir das redes sociais: reduzir qualquer assunto a duas frases.
Descobri muita coisa legal no Twitter: pessoas com opiniões interessantes, sites cheios de informação e blogs especializados nos assuntos mais esquisitos. Também descobri que a estupidez, o ressentimento e a mesquinhez não aumentaram nos últimos anos. O que mudou foi que eles agora têm as redes sociais de vitrine.
Um dia, me peguei trocando 20 ou 30 frases sobre um assunto estúpido com uma pessoa mais estúpida que eu. Quando percebi, 67 minutos de minha vida tinham passado. Diabo, eu poderia estar lendo, jogando botão ou fazendo cooper, mas estava ali, discutindo a rebimboca da parafuseta com uma pessoa que eu nem sei se é de verdade. Tô fora.
Agora que saí, quero dar os parabéns ao tal do Jack Dorsey, criador do Twitter. Gênio. Jack sacou que 140 caracteres era o máximo que uma ideia deveria ter para não correr o risco de se tornar interessante. Boa, Jack.
Se eu tivesse chance de dar uma sugestão a Jack, seria essa: que tal instalar um sistema que, antes de publicar cada tuíte, mostrasse a mensagem: “Você não quer pensar por cinco segundos antes de escrever esta asneira?” Só isso eliminaria 95% do lixo e tornaria desnecessária a função “Block”.
Sempre fui brigão e gostei de discutir. Desde pequeno quis ser jornalista. Não consigo ficar calado quando ouço alguém dizer algo com que não concorde. E o mundo do Twitter é um pântano de areia movediça para pessoas assim: a cada curva, lá vem outra opinião, outra discórdia. E o acúmulo de pequenas e desimportantes discussões não resulta num avanço, mas na paralisia total.
Quando você percebe, está discutindo se o céu é azul e porque o governo não presta, ou tentando explicar para alguém oque “ojeriza” não é elogio.
Então é isso. Adeus, Twitter. Espero os ex-amigos de Twitter aqui no blog. Que também é virtual, mas onde ninguém é limitado a 140 caracteres.
Lamento não poder muitas vezes acessar o blog para ler seus textos eis que a Folha limita o número de acessos por mês a quem não é assinante. Por outro lado, acho um pouco medíocre (não sei se é bem esse o adjetivo) de sua parte ficar limitado a publicar suas ideias somente neste blog, apenas porque escreve pra Folha, ignorando os diversos outros canais de comunicação da Internet. Mas respeito sua decisão e concordo com sua opinião particularmente em relação ao Twitter.
Vou refazer minha última pergunta pra vc no twitter: O que vc acha da Copa Rio de 52?
No momento que havia mandado essa mensagem, havia uma faixa na torcida do Fluminense alusiva a esse torneio, e como sou Parmerense campeão da edição 51, e pelo de fato de considerarmos como um verdadeiro mundial (aprendi isso com meu avô, que estava na Rio Branco em São Paulo com mais 1 milhão de nego esperando a chegada do time que voltou de trem com a taça na mala), gostaria de saber sua opinião e como os torcedores do seu time tratam a coisa toda.
Abraço!
Se vc tem filhos e quer saber o que eles andam aprontando por este mundão( e se relacionar com eles), é melhor ter uma conta no twitter, no facebook, instagram, whatsapp, 4square, o c4r4lhoa4.
Se vc quer botar a boca no trombone quanto a seus direitos de consumidor, esqueça o procon. O Twitter é muito mais eficiente.
Se vc tem assunto, ou hobby, ou gosta de bichos, plantas, selos, camisinhas usadas, tampinhas de garrafa, ficará surpreso com a quantidade de desconhecidos de outros países que têm os mesmos interesses.
E não precisa sequer postar uma foto sua nem falar de como vc é inteligente e bonito para conhecer pessoas de toda parte, algumas com coisas interessantes para compartilhar além de seus egos.
Se vc quer acompanhar coisas de tec como jailbreak para a última versão do ios e não tem saco para ficar pesquisando sites da web, basta seguir um dado twitter.
Se vc é um brigão e quer sempre ter a última palavra, também serve.
Vanitas vanitatis? Sempre existiu, não é de hoje. Não foi criada por nenhum app.
Não, obrigado. Deixa?
Então inteligente é quem tá fora das redes sociais?E revcebe amigos em casa?Equem não tem amigos?Como faz ? hahhahahahaahhhhaha
O Twitter é uma grande oportunidade, perdida pelo usuário, de ficar calado.
Que pena André…eu gostava do que fazia com 140 caracteres 🙂
Morria de rir com seus tweets as x.
Mas concordo que essas coisas (redes sociais) são superficiais na maioria das vezes mesmo.
Reforço a opinião da Patrícia: sentirei falta de seus comentários curtos e certeiros!
De qualquer forma, fico com seus ótimos textos no blog. Grande abraço!
Barça, mudando de assunto, tá tendo um oba oba em cima do documentário Elena. Você já viu? É bom? Tá difícil arranjar um tempo para ver, mas realmente espero que seja uma coisa boa. Abs
Parabéns e bem vindo ao mundo dos felizes e bem vividos desconectados. Twittcídio e facebookcídio é a maior prova que ainda existe inteligencia na humanidade…
Não precisava ter saído…espero que volte antes dos 30 dias..pois faz falta…
Não gosto de twitter também, mas confesso que o teu era bem legal de acompanhar em época de festivais musicais.
é uma pena!gosto dos seus comentarios sobre futebol no tt,já que no blog vc fala pouco de futebol!
Barça,
Já tinha percebido que você gosta de discutir mesmo. As vezes vejo você se “estressar” respondendo no blog. heheh
ótimo texto, barça.
É, tenho notado que o twitter vem sendo rejeitado com o surgimento do Instagram que muitos pensam que é só para publicação de fotos, mas, tbm tem espaço para debates e sem limites de caracteres.
Que pena. Seus comentários sempre bem humorados sobre futebol e os shows que você via vão fazer falta na minha timeline
André, concordo com vc que o twitter é uma tacada de genio. Tb acho que uma ideia boa pode ser concisa. Tenho até um site de compartilhamento de ideias que usa esse mote: http://ideeeas.com/
Espero que ache bacana.
ñ sei pq vc tem tanta repugnancia c/ as redes sociais! é só usa-las, ñ deixando-as ter usarem! simples! as vezes, correr, fazer cooper, ou jogar botão se torna chato tb…
Das @s que eu sigo, a sua era das mais divertidas e sagazes… Uma pena, vc fará falta, mas entendo seus argumentos…
Euuuu sei q tu não curte Legião, mas tu já foi ver o filme, apenas como curiosidade ?
Não consegui ainda. verei essa semana.
Ah vc é um bobo…não vc é um bobão, seu chatooo eu smp dava RT em ti hahahahahaha,mas tu vai deixar saudades :/
tudo que vocês possam imaginar eu já passei no twitter, já fui amada, elogiada, detonada, bloqueada, humilhada, enfim, o twitter é bom e ruim ao mesmo tempo. Eu conheci muita coisa boa através do twitter e já me diverti muito também, mas sabe como é, brasileiro não perdoa nada e nem respeita ninguém, portanto a gente vai levando até quando for viável.
Barcinski podia fazer um post no blog com os sites cheio de informacoes que descobriu no twitter e principalmente os blogs especializados em assuntos esquisitos!
parabens. agora apague o Facebook e volte a viver a vida do lado dos inteligentes hehe
Nunca tive Facebook.
🙁
As coisas podem ser boas ou ruins dependendo das escolhas que se faz. No twitter, podemos escolher quem seguir. No facebook, podemos escolher de quem somos amigos. Blogs, portais, canais de tv, rádios ? Podemos escolher quais ler, acompanhar, assistir ou ouvir. Ou seja, todos os canais de comunicação podem ter qualidade ou ser um lixo. Depende das escolhas que se faz.
Nunca tive twitter, nunca tive facebook. E nunca gastei tanto (e com tanto prazer) em boa gastronomia e cerveja gelada pra receber amigos em casa, no melhor “old fashion way”. Gosto dos portais informativos e dos blogs inteligentes (esse é um), que instigam e fazem pensar. Das redes sociais – exceção ao Youtube, que uso apenas como plataforma audiovisual – ainda prefiro distância. Nunca vi tanto espaço pro destempero, pra vaidade, pra desinformação, pro ciume quanto nas redes sociais. Prefiro distância de invejosos, rancorosos de plantão, candidatos a modelo, a sábios, e de uma legião inteira de quase analfabetos funcionais, além da propaganda que descobriu de vez esses canais. Pessoas inteligentes ainda encontrarão (e serão encontradas em) outros espaços. Dessas rodoviárias virtuais estarei longe. Apoiado, caro blogueiro.
André, eu tentei entrar no Twitter uma vez, mas achei o layout das páginas tão estranho que desisti no dia seguinte. O próximo da lista, muito brevemente, será o “Feice”…
Me divertia muito com seus comentário futebolísticos e os shows que vc era obrigado a assistir pela tv para depois comentar na Folha!
Ainda bem que não desistiu do seu blog!
Abs
Não me considero melhor que ninguém, excluindo os usuários de Twitter e Facebook.
Sai do Facebook e não sinto a menor falta.
Minha vida melhorou muito.
Twitter nunca tive, agora que não vou ter mesmo.
Abcs