Guarde seu dinheiro, Tom Zé!
10/06/13 07:05E a briga de Tom Zé contra o “Tribunal do Feicebuqui” terminou de forma melancólica.
Para quem não sabe, tudo começou há três meses, quando o compositor baiano gravou a locução de um comercial de TV de um famoso refrigerante. O anúncio era uma peça ufanista sobre a Copa do Mundo (veja aqui).
Nas redes sociais, o pessoal caiu matando em cima de Tom Zé: o acusaram de estar vendido ao capitalismo, ao imperialismo, aos dólares ianques e a todas essas bobajadas que aprendemos matando aula em DCE de faculdades.
Em resposta, Tom Zé criou um disco chamado “Tribunal do Feicebuqui”, com letras que ironizavam a reação dos revoltadinhos de Twitter. Em uma, diz: “Que é que custava morrer de fome só pra fazer música?”.
O episódio rendeu pelo menos uma frase antológica, do músico Lucas Lima, da Família Lima: “O mesmo cara que reclama que o Tom Zé tá ‘se vendendo’ pra Coca-Cola tá baixando música de graça na outra aba do navegador, tá fazendo carteirinha de estudante falsa pra pagar meia-entrada.” Boa, Lucas.
Infelizmente, Tom Zé resolveu se curvar ao tal tribunal, e anunciou que vai doar o cachê – R$ 80 mil – para a Sociedade Lítero-Musical 25 de Dezembro de Irará, sua cidade natal.
Acho que Tom Zé pode fazer o que quiser com o dinheiro. Se quisesse queimá-lo em praça pública, ótimo. Só fico decepcionado que um artista tão combativo tenha se rendido ao patrulhamento virtual. Não esperava isso de Tom Zé.
Foi melancólico ver um artista tão importante quase pedindo desculpas por estar trabalhando e ganhando dinheiro.
Será que o velho brigão tropicalista não percebeu que a rede social é o palanque dos desocupados? Que cinco pessoas, munidas de um computador e todo o tempo livre do mundo, se fazem passar por cinco mil?
Quem acompanha o blog sabe que sou contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Já reclamei aqui de um comercial de cerveja que chamava os críticos da Copa de “pessimistas”. Mas isso não quer dizer que Tom Zé não tenha o direito de trabalhar para quem ele quiser. A empresa que o pagou é privada e pode gastar o dinheiro dela como bem desejar.
Ao anunciar que não ficará com o dinheiro, Tom Zé, um artista que já sofreu com a censura estatal, passa um recado temeroso: o de que patrulhamentos virtuais funcionam. Triste.
Não me lembro quem foi que disse, “não importa o que os outros pensam da gente, só importa o que a gente pensa da gente”. Ave, Tom Zé!
Esse eslongam também poderia ser um merchan da Coca! Viva o mundo da individualidade que basta a si mesma, viva a individualização da vida política!
Esse papo…fala sério.
Esse papo! Fala sério…
Tom Zé devia ter trocado uma ideia com os velhos amigos para desencanar de vez:
http://www.youtube.com/watch?v=blZ6dtHhKpo&noredirect=1
Oi Barcinski
Off-topic
Depois do X-montanha, Mais um ícone curitibano da culinária Ogra: o x-lombada – http://www.gazetadopovo.com.br/blog/curitiba-baixa-gastronomia/?id=1246671&tit=x-lombada-um-monumento
Aliás, o blog todo onde foi publicado o post é uma homenagem à baixa gastronomia
Cara, o que esses curitibanos têm na cabeça? X-Lombada é legal demais.
Curitiba é um caso típico de mistura de frio com falta de praia, então o pessoal tem que ter criatividade para arranjar o que fazer…
Pode ser.
Quer dizer que só as pessoas que moram em praias e lugares quentes têm o que fazer?
….Padrão Carivaldo, ou seja, pelo menos o dobro de um X-Tudo normal.
Isso é bom demais pra ser verdade heim,que blz ! Um viva aos ogros de plantão !
Só poderia comentar no blog quem conseguir comer um X-lombada !
http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200603171638_INV_29145924
Desculpe a propaganda gratuíta. Mas em São Carlos tem o maior lanche do Brasil. Reza a lenda que se você aguentasse comer ele todo não precisava pagar…
Tá passando da hora do Tom Zé pegar umas aulas com o João Gordo do RDP.
O Gordo a vida inteira foi taxado de vendido( coisa que eu não concordo!) depois de um tempo acho que ele desencanou e ligou o “Foda-se” geral e teve consciência que dinheiro dentro de casa pra criar bem os filhos e a família é mais importante que ouvir bla-bla-bla de gente desocupada, invejosa e mal resolvida. Hoje dá para separar o Gordo apresentador do João Gordo vocalista do RDP.
André, o brasileiro tem esse patrulhamento. E isso não é de hoje. Nos anos 80 Tom Jobim foi criticado por vender “Águas de Março” para um comercial da Coca-Cola. Lembro que ele falou que tinha duas famílias para criar e que dinheiro honesto é sempre bem-vindo.
Como pode? Aonde o Tom Zé está com a cabeça? Pirou?
Tem que dar uma banana para esse monte de vagabundos histéricos.
Tudo depende da obra do artista…Tom Zé, como Mano Brown, que também fez o mesmo só que para a Nike, sempre foi contestador em sua carreira e ver o cara narrando um comercial deste é realmente estranho! Não dá para pensar que ele é igual a Michel Teló ou Zeze di Camargo, isso é simplificar as coisas…Se Jello Biafra fizesse um comercial parecido a sensação de estranhamento seria a mesma. Tom Zé pode fazer o que quiser de sua vida mas, tendo em vista a sua obra, vê-lo fazendo algo assim me parece contraditório…
Contraditório por que? Tom Zé não gravou para multinacionais do disco?
Barça, o importante é a obra em si e não por quem ela foi lançada…O fato de Tom Zé conseguir lançar obras experimentais por uma multinacional merece louvor, mas o caráter contestador desta mesma obra é contraditório com a propaganda que ele fez. Isto não o impede de fazê-la, até porque cada um é dono de sua vida, mas ele tem que arcar com as consequências do caminho que escolheu. Se ele agora quer mudar de rota, tudo bem…Depois de uma propaganda destas fica difícil ouvir sua obra sem um leve toque de cinismo. Tom Zé não é Ivete Sangalo e nesta afirmação não vai nenhum julgamento de valor!
Desculpe, mas não vejo nenhuma diferença. Em ambos os casos, o cara está trabalhando para uma multinacional. E não vejo problema algum nisso.
Só que em um dos casos a empresa topa divulgar a sua obra, seus escritos, em outro o autor topa realizar seus escritos em função do interesse da empresa. Tem uma pequena inversão, e ela muda tudo e por isso escandaliza muito mais.
Até onde vejo, Tom Zé é um contestador mais no sentido estético do que político. Não dá pra vinculá-lo como um sujeito anti-cocacola, portanto ele não é incoerente. Jello Biafra é diferente (contestador mais político e menos estético), mete o pau direto nesse lance de consumismo, marcas, políticos e empresas.
E aí que está o problema, cara! Tom Zé não era apenas um contestador estético mas político também, basta ouvir sua obra para constatar…O artista tem todo o direito de mudar e o Tom Zé mudou, seu erro maior foi não admitir isso e ter devolvido o dinheiro.
Tom Zé deveria reeditar capa do c* para essa rapaziada.
Boa!
O cara não pode gravar um comercial para a coca-cola mas os revoltadinhos do facebook postam essas merdas de patrulhamento contra o cara no Facebook, Twitter, Orkut que são empresas americanas e “imperialistas”.
O mundo se torna cada vez mais ridículo.
Quero ver a cara dos que são a favor da Copa e das OlimPiadas quando a conta da farra for apresentada e eles não tiverem nada do que foi prometido, só a polpuda fatura !
Toda vez que eu escuto aquela propaganda “Imagine a festa” eu penso : Imagine a conta da festa
Onde estava a patrulha quando ele estava largando a carreira para tomar conta de um posto de gasolina? Quantos recusariam uma graninha dessas?
Tom Zé,é seu,ganhou honestamente,fica com o dinheiro___Porquê não mandam nossos congressistas devolverem,esse sim roubado___nosso suado dinheirinho?
André, Tom Zé é meu vizinho aqui no bairro, pessoa queridissima por todos, encontro sempre na padoca, educadissimo, um lorde. Da sua boa nunca saiu uma só virgula politicamente correta, até pq ele é de uma outra época, aonde ainda existia coragem, mas de repente ele é Fausto, com alianças sinistras com o Mal, e a Inquisição pc esta montada, com suas fogueiras e boas intenções nazificadas. A paranóia de rotulagem da crueldade humana, que alguns idiotas acham que é representada por determinadas corporações empresariais, é de uma ingenuidade, ou ma-fé, brutal. Vi em alguns paises da África ongs bem conceituadas se associarem a praticas mercenarias horrendas, como a da extração de cobre no Congo e Ruanda, materia prima necessaria para a produção de celulares, e no entanto celebridades do “bem” fazem propaganda para empresas do setor e não são demonizadas (uma famosa ong médica distribui aspirinas em Burkina para tratamento de tuberculose…). A maldade humana não tem rótulos, esta em toda parte, multifacetada, e o Facebook é tb uma de suas ferramentas, assim como outros “agrupamentos” sociais. É um refrigerante, e poderia ser um eletrodoméstico, uma rede de fast-food ou um banco (olha que complicado!!.. ja vimos gente boa popagandeando-os, e no entanto…), nenhum deles é a marca do “Mal”, são objetos de consumo de todos nós, portanto cumplices. Mas Tom Zé é um homem muito timido e deve ter se assustado com as tochas virtuosas dos corretos, quem não se assustaria, são medonhas…
Pô, Celso, aproveita que vc é vizinho e mostra pro cara que são os mesmos quatro ou cinco malas escrevendo 500 comentários cada.
André, duvido que o Tom Zé tenha comentado com alguém por aqui sobre essa estória toda, ele é muuuito discreto, amigavel, mas discreto, e talvez ele não seja munido de uma arma importantissima para combater o nazismo pc: o cinismo, que caso tivesse resultaria numa banana para esses cretinos. Mas sera que são só 5? Tenho minhas duvidas… Talvez sejam 5 que deêm a cara pra bater (se é que dão…), mas atras deve vir uma choldra numerosissima.
Acho que não, hein? Apostaria que são cinco ou seis…
Podes crer. Que esses 5 ou 6 ou 500 deixem o Tom Zé em paz, é uma grana indiscutivelmente honesta. Bando de ‘badernistas’ de boutique.
Agora, uma coisa tem que ser dita: quem mais na música brasileira atual conseguiria compôr algo como “Tom Zé Mané” e “Papa Francisco” (2 temazos desse EP) em apenas 2 meses?
Não o conheço, mas discordo que ele não tenha cinismo pra lidar com uma situação dessas. A capa de “Todos os Olhos” mostra o uanto ele sabe tirar sarro com a cara dos bestas.
Dúvido que essa turma que enche o saco do Tom Zé foi encher o saco do David Bowie quando dum comercial da Coca que usava a música Heroes. Se bobear, eles devem ter adorado. E o que me dá mais raiva é que não teve um desses desocupados que foram perguntar para ele se ele precisava de ajuda quando ele estava no mais terrível ostracismo – do qual foi resgato pelo líder dos Talking heads. Mas isso não é coisa nova. Me lembro que também encheram o saco do Tom Jobim quando usaram a música dele pro comercial da Coca.
80 mangos pra narrar 30 segundos?? isso sim é notícia !!
Cara, não vejo problema, a grana é da empresa e ela faz o que quiser. Pior é a Ivete Sangalo receber um cachê alto de verba pública pra cantar na inauguração de um hospital.
Povo hipócrita e ignorante. Pessoal do rap metia o pau no Gabriel o Pensador porque ele era “burguês”, como se fosse culpado em não nascer na periferia… Em contrapartida, vejo o Emicida fazendo musica pra molecada que curte MTV, tem celular top, notebook, PC e videogame de ultima geração. Ivete não deveria ter aceito fazer o show, mas antes dela a prefeitura não deveria ter disponibilizado essa verba para show. Chorão acertou o Camelo porque se doeu com o rótulo de “banda comercial” com musica na abertura da Malhação… Agora, nós meros mortais, tanta gente mete o pau na Globo e ela é líder de audiência desde sempre. Mete o pau no governo, mas se joga na Loteria paga mais um imposto de graça na esperança de receber uma pequena parcela do que foi arrecadado como prêmio. Quantos não abrem mão de fumar e beber enriquecendo empresas que vendem legalmente produtos que já mataram milhões de pessoas? Não acho que o Tom Zé se rendeu, acho que ele em vez de queimar o dinheiro que reclamaram, resolveu doar como que dizendo: É meu e faço o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso. E ai vem o mais surpreendente: O povo que chiou com ele, o fato dele doar e fazer uma “boa ação” com o cachê não muda o fato dele ter feito a propaganda? Justifica agora? Bilhões sendo gasto com copa do mundo, transporte publico igual e mais caro, e o povo elitizado fã militante de Tom Zé se preocupando com a indispensável questão nacional do ganho do artista? Doando o cachê, Tom Zé prova que fazer propaganda pra multinacional é totalmente louvável, desde que não se receba por isso. Cansei de debater besteira, vou tomar uma Coca que estou com sede.
Tem coca aí na geladeira?
E quem não tem? O pessoal que prefere suco, o Del Valle também é da Coca-Cola Company. Eis uma sugestão ao nosso querido Tom Zé: Faz um jingle para a Dolly pelo amor de Deus que não aguento mais ouvir aquela música dos infernos! Empresa brasuca pode né?
Ainda prefiro o guaraná Bacana…
E o Hospital em menos de um mês, parte dele desabou !!!!
Quis dizer justamente isso, que é loucura uma empresa pagar 80 conto pro Tom Zé narrar um comercial. Ele nem é um artista popular!
Pois é… Fiquei surpreendido também!
Zuckerberg agradece a todos os militantes e “amigos de batalha”.
Qual é o problema destes recalcados que reclamaram
que o Tom Zé fez um comercial da Coca?Se fossem Luan
Santana ou Michel Teló,esses patrulheiros Made in Havana
não encheriam o saco.No Brasil,é assim:fazem baderna
na Paulista por causa de aumento no preço do ônibus,mas
ninguém protesta contra quem morre na fila do SUS ou
morre queimado por monstros-bandidos.Pois é……
Falando em “copa do mundo no Brasil”, hoje ouvi no rádio uma propaganda do Governo Federal sobre a realização da “melhor copa de todas” e todo aquele discurso ufanista que temos visto. Vai ser um bombardeio, uma verdadeira lavagem cerebral, esse pré e o pós copa do mundo para impor essa “verdade”. Se já está difícil aguentar, estou prevendo uma intensificação que tornará impossível assistir TV, abrir um jornal ou navegar na internet.
A música aliás me lembra aquela do governo Médici …
Tenho ojeriza quando intitulam um artista de vendido ao fazer um trabalho comercial ou sair da cena independente. Se fosse propaganda da Dolly, o Tom Zé seria Cult…
E se fosse do Guaraná Bacana?
Integraria os Mutantes.
Muito boa!
https://www.acontecendoaqui.com.br/humor-e-o-novo-ingrediente-do-refrigerante-xamego-para-conquistar-o-publico/
Sérgio Mallandro!
Também sou a favor. Que ele não doasse o dinheiro sob pressão de ninguém!
Certa vez vi uma entrevista, se não me falha a memória, do João Gordo… onde ele foi questionado – sempre é – sobre o fato de “ser vendido”. Ele disse que pega o dinheiro que ganha para financiar os projetos artísticos dele. Que seja! Continua sendo uma causa nobre!
Assim como o Mike Patton – como bem exemplificou o autor do blog um tempo atrás – que pega a fortuna que ganha com o Faith No More para lançar coisas longe do mainstream.
Acho válido dar uma de Robbin Hood. Tom (& Jerry) Zé devia ter feito isto.
Perdeu a chance.
Dar uma de Robbin Hood em nossa própria causa… isto que tentei explanar. risos.
Certíssimo o seu post. Acho que é um comentário raso, para dizer o mínimo. A grande maioria das pessoas que o criticam aceitariam de bom grado um bom emprego na Coca-Cola. Uma coisa que eu realmente sinto falta no Brasil é a participação das empresas nas comunidades em que atuam. Ontem eu vi uma matéria na TV sobre o maior festival de salto com vara do mundo patrocinado pelo principal fabricante de varas. Participam desde crianças até idosos, amadores e campeões olímpicos. Disso eu sinto falta no Brasil, não de criticar um artista que está defendendo o seu e que infelizmente está prestando contas a pessoas que se escondem atrás dessas redes sociais que pouco acrescentam a um debate .
A única fragilidade do pessoal aqui é não perceber que todo gesto implica uma postura política, e filiar a música a uma grande impresa acaba pesando no ouvido de quem sempre ouviu e tratou tom zé como um ‘amigo de batalha’.
Mas o duro tambem é perceber que para sobreviver no nosso mundinho, musico tem que fazer merchan para a coca, significa que as grandes impresas e as teias do capital se infiltram em todos os cantos. o gesto de tom ze, ele deixa claro, nao é um: faco o que bem entendo da minha vida, como voce mesmo fala. é um: infelizmente faco isso, com todo o pesar e o peso, senao nao sobrevivo.
AS PESSOAS SE CHOCAM MUITO MAIS COM ALGUÉM DOANDO GRANA DO QUE COM AS PESSOAS QUE MATAM OUTRO SER HUMANO PARA LHE ROUBAR GRANA QUEIMAR ALGUÉM VIVO PARA ROUBAR A SUA GRANA É NORMAL O QUE NÃO É NORMAL É VER ESTE VELHO TOM ZÉ DOAR GRANA AS MORTES VIOLENTAS QUE ACONTECEM EM SP NÃO SÃO NADA PERTO DE ALGUÉM COM TOM ZÉ QUE VAI DOAR ,VAI DAR A GRANA PARA OUTRAS PESSOAS OU OUTRA BANDA !
Uma diga: pára de escrever em caixa alta, isso é irritante.
Pela caixa alta percebe-se a finesse da pessoa… nem li o comentário mas tenho certeza ABSOLUTA de tratar-se de pessoa de mais fino garbo e estirpe.
CapsLock mode on…. Newbie mode on.
Maldita inclusão digital… Pior seria se escrevessem “aSsiM” como fazem no “Feicebuqui”.
Deve ser um dos que pressionaram “este velho Tom Zé”. Um assunto exclui o outro, por acaso…? A pauta está de acordo com o perfil do blog. Num eventual blog de apresentador de notícias criminais a pauta seria outra. A estupidez humana sempre choca, principalmente em caixa alta.
Isso me lembrou o episódio como João Gordo quando apanhou dos punks (vagabundos) de meia tigela na Galeria do Rock no centro de São Paulo. Foi acusado de trair o “punk” depois que o João começou a fazer programas em TV e comerciais, quebraram até os dentes dele, lamentável…
André Barcinski, o Tom Zé deveria guardar o seu dinheiro, temo todo o direito. Mas vc não acha que existe o patrulhamento às avessas (não nos seus artigos, diga-se de passagem). Qualquer comentário que vc lê, tudo, absolutamente tudo é culpa da esquerda. O cara broxa com a esposa, coloca a culpa no Lula, no totalitarismo do pt.
Acho que a moda hoje é botar culpa nos outros, não importando se for “esquerda”, “direita”, etc.
Aliás, quem quiser se certificar sobre isso ( hoje em dia tudo é culpa dos outros) é só verificar o citado feicebuqui. Todo mundo é “bonzinho” e a culpa é sempre “dos outros”.
Nem acho que seja moda esse negócio de ficar colocando culpa nos outros.
É da natureza do humana. Poucos costumam olhar para o próprio umbigo.
As redes sociais só escancararam o que tem de pior no ser humano. Recalque, inveja, ciúme, egoísmo, etc. Tudo sob uma suposta anonimidade.
O Juca Kfouri sempre fala sobre isso quando perguntam sobre os problemas de ter um blog.
Certeza que você vê isso todo dia ao moderar os comentários.
Me assusta um pouco esse negócio de as pessoas se acharem “santas”, mesmo sendo algo tão recorrente.
Cara, tenta pensar no Lula enquanto estiver com a sua esposa para ver se não broxa. A culpa neste caso COM CERTEZA é da esquerda.
E desde quando o Lula e o PT são “de esquerda” (whatever it means)?
“A esquerda é a outra”… disse um amigo meu quando virei a direita.
TOM ZÉ DOAR A GRANA GANHADA COM A PROPAGANDA PARA UMA BANDA DE CORETO DE SUA CIDADE NATAL É UMA SOLUÇÃO GENIAL JÁ QUE HOJE ELE PODE SE DAR AO LUXO DE NÃO PRECISAR DESSA GRANA PARA SOBREVIVER . MUITO BOM PARA BANDA DE IRARÁ E MUITO BOM PARA O TOM ZÉ QUE PODE ZOAR COM AS ENTRANHAS DO SISTEMA E DOAR A GRANA PARA UMA BANDA QUE NINGUÉM TINHA OUVIDO FALAR ANTES E AGORA FICOU MUNDIALMENTE FAMOSA POR SER A BANDA QUE EXPULSOU O GAROTO TOM ZÉ NO COMEÇO DE SUA TESÃO PELA MÚSICA E AGORA É PREMIADA E DIVULGADA PELO MESMO TOM ZÉ ……..A GRANA É HOJE O FUNDO DO SENTIDO EXISTENCIAL DO SER HUMANO O FIM EM SÍ ,SENDO DOADA POR UMA ZOADA DESTE CABRA BOM QUE É O TOM ZÉ UM NOVO TOM MUSICAL ZÉ !
Como assim, “não precisa dessa grana pra sobreviver”? Não foi isso que li nas entrevistas do Tom Zé.
Favor desligar o CapsLock.
Ô palhaço, respeito ao se referir a Sociedade Litero Musical 25 de Dezembro de Irará, banda de coreto é uma ova. Se vc não sabe as Filarmônica são muito importantes no sentindo de cultura musical, infelizmente não ganha o devido respeito por pura falta de conhecimento da população. Mas nos municípios do interior da Bahia elas ainda são muito importante para os jovens que se interessam ser músico.
Mas como tudo isso começou? Não foi depois que ele sentou o pau na empresa de refrigerantes ou coisa do tipo e depois na mesma hora aceitou fazer o comercial pra mesma? Só queria entender. O resto é problema dele.
Que eu saiba não foi isso não, as pessoas acharam um absurdo ele ter feito comercial da tal empresa “imperialista”. E mesmo se ele tivesse criticado a empresa, acho que o problema é dele.
Caro Andre,
Muito legal vc estar sempre aq, respondendo os posts, acho muita humildade de sua parte. Mas não entendi seu argumento nessa resposta em particular. “E mesmo se ele tivesse criticado a empresa, acho que o problema é dele”.
Como Tom Zé vive de dinheiro do público (não dinheiro público, lógico), não seria justo que este mesmo público lhe pedisse um mínimo de coerência?? E a ética?? Caráter??? Nada disso importa? Apenas o dinheiro? O que realmente vale é a “Lei de Gérson”?
Abraço.
Qual o problema em criticar uma empresa e trabalhar com ela? Quer dizer que funcionários públicos não podem ter queixa do governo? A Sandy não fez um comercial de cerveja e disse que não bebe cerveja? Não vejo contradição alguma. Empresas também podem ter queixas de algum funcionário e nem por isso achá-los perfeitos.
E qual o problema de ser contraditório? Todo mundo é contraditório. Só um exemplo, Zeca Pagodinho, que tomava Brahma até no comercial da Schin. Achei sensacional.
Também achei uma idiotice o sujeito ter deixado o dinheiro voar pela janela. O que ele espera provar agindo assim? Que NÃO se vendeu ao capitalismo?
Ora, o tal Tom Zé dá importância demais não só à opinião desses patrulheiros da internet, mas também à opinião que tem de si próprio. Na linha do que disse o Barcinski, deve ter só uns cinco vagabundos “preocupados” com a postura e coerência do Tom Zé. Para o resto do mundo, qualquer coisa que esse velho doido fale ou faça não tem absolutamente a menor importância. Eu com certeza não perdi um segundo de sono por saber que ele fez comercial de Coca-Cola…
“Para o resto do mundo, qualquer coisa que esse velho doido fale ou faça não tem absolutamente a menor importância”
Como assim?Não é a toa que sua musica foi lançada nos EUA quando ele estava praticamente no ostracismo aqui no Brasil,depois disso foi convidado a festivais importantes na Europa.E não foi tocando musiquinha de rádio que o projetou.Como não tem a menor importância?
Ah, OK! Tom Zé foi resgatado pelo David Byrne, que achou indigno essa pérola preciosa da música ficar recolhida na ostra cisma do ostracismo. Daí ele virou habitueé em festivais importantes da Europa, e isso por suas qualidades intrínsecas como músico e letrista, não por tocar em rádios “mainstream”.
Depois disso o número de apreciadores de Tom Zé subiu de 9 para o vertiginoso número de 17 pessoas de bom gosto, e hoje ele desfruta do prestígio devido e merecido por sua tamanha importância…
Bem disse o meu amigo sobre a recente entrevista do Tom Zé no Jô Soares: “vai ser um negócio tão bom, mas tão bom, que vou até perder”.
Eu não analiso o trabalho de um musico pelo numero de pessoas que gosta dele.Nem sei o que voce quer dizer com bom gosto ou mal gosto.
Gostei da sua lógica. Você não mede o músico pelo número, mas sim pela “qualidade” de seus fãs. Se o David Byrne curte, se os zoropeus curtem e se o populacho NÃO curte (afinal ele não toca nas rádios), então Tom Zé é o bonzão…
Gosto, de fato, é coisa pessoal e subjetiva, então me dê licença de continuar achando o Tom Zé um zero à esquerda, a despeito da opinião que os finíssimos zoropeus façam dele. Na verdade, por mim o Tom Zé podia ser mudar hoje mesmo para a Zoropa, que eu continuaria a dormir com a mesma eficiência de sempre…
Onde eu disse que gosto do musico pela qualidade dos seus fãs?Eu já ouvia Tom Zé muito antes do David Byrne apresenta-lo aos americanos.Agora,sua lógica me parece que pro musico ser bom tem que tocar no radio ou ser popular.Me referi aos americanos e europeus pq vc disse que o resto do mundo não dá nenhuma importancia pra o que ele fale ou faça.Os festivais e os discos lançados la fora que o digam.Quanto a voce não gostar…gosto pessoal não se discute.
“Será que o velho brigão tropicalista não percebeu que a rede social é o palanque dos desocupados?”
Grande frase, concordo 200%.
O duro, Barça, é saber que os ‘esquerdinhas’ de iPhone na mão não tem 0,00000000001% do talento do Tom, portanto não conseguem fazer $$$ com isso. Triste, triste, triste!
Qual é o problema do iPhone ?
é uma alegoria, uma piada em cima do pessoal que idolatra o socialismo e a luta contra a burguesia, mas anda com iPhone na mão e camiseta Hollister.
Detalhe sem relevância: eu tenho iPhone. Nada contra ele.
Entendi. O iPhone na tecnologia é o mesmo que sapatênis e camisa polo são no vestuário. Ícones da coxinização.
Concordo com o que você disse menos com o seu nanopatrulhamento vitimoso (“é melancólico…”) ao dizer “Tom Zé resolveu se curvar …” blábláblá.
O cara tem mais de 60 anos, não tem de provar absolutamente nada pra ninguém, dá licença todo mundo de deixar o cara fazer o que bem entender da própria vida?! Eita fuxico de comadres…
Ué, Maria, é exatamente por ele ser um grande artista e já ter passado por tanto, que é triste vê-lo se dobrar a reclamações virtuais.