A noite em que o povo “pisou” no Congresso
17/06/13 22:45De todas as cenas mostradas na TV na noite de segunda-feira, 17 de junho de 2013, a mais bonita e marcante foi a do povo correndo por cima do teto do Congresso Nacional.
Foi uma imagem carregada de simbolismo: pessoas que não se sentem representadas por quem ocupa aquele prédio, mostrando quem são os verdadeiros donos daquilo. E melhor: sem violência ou depredação.
Com exceção de algumas imagens feias no Rio, onde uma minoria tentou estragar um protesto pacífico, deu um orgulho danado ser brasileiro nessa segunda-feira à noite.
A desorganização dos protestos – em São Paulo, a multidão se dividiu em duas; em Brasília, ninguém parecia saber o que fazer no teto do Congresso – deixou claro que os atos não estavam sendo “coordenados” com uma agenda pré-definida ou liderados por ninguém. Melhor assim.
O “tema” dos protestos – o aumento das passagens – já ficou para trás. Os 20 centavos no bilhete foram o estopim de algo muito maior. Quem sabe, acordamos hoje para o fato de que nem tudo aqui precisa terminar em pizza.
Era até engraçado ler os cartazes dos manifestantes: uns reclamavam das passagens de ônibus caras, outros da qualidade da educação ou da saúde, muitos protestavam contra a Copa do Mundo e a submissão do Brasil à Fifa. Lembrou um velho quadro do Monty Python, em que protestantes marcavam uma reunião para marcar outra reunião para definir a data da reunião “definitiva”.
Acho normal. Há tanta coisa digna de reclamação no país, que é natural que ninguém saiba ao certo para que lado atirar primeiro.
Além de anunciar o nascimento de uma consciência política e de um senso de civismo que muitos julgavam extinto por aqui, os protestos de hoje serviram a um propósito nobre: tiraram das manchetes a Copa das Confederações, esse evento caça-níqueis e desimportante.
Por mais que o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, tenha tentado diminuir a importância dos atos – “Foram quantos? Mil? Tem 199 milhões trabalhando e esses querendo atrapalhar” – acho que vai ser difícil para a CBF, mesmo com toda sua máquina publicitária, convencer alguém a prestar atenção nesse torneiozinho de araque. “Temos de falar de coisas positivas e fazer a torcida gritar: Brasil, Brasil, Brasil!”, disse Del Nero. O que ele não percebeu é que o povão já está gritando “Brasil”, mas a seu próprio modo.
André,
Esse quadro do Monty Phynton deve ser hilário…por um instante pensei que fosse do filme Vida de Brian…
concordo com protesto pacifico mas este vandalismo é um teste p/ bandidos,se eles conseguirem quebra tudo,emfrentar a policia isso é so um ensaio,pois o pior esta por vir. pois para o anti patriota o limite é adestruiçao total.
Pode isso, Arnaldo?:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=28695
Revoltante. O que uma “cropagem” na imagem não faz, não é mesmo?
Sem foco, coloca-se tudo a perder. Até a democracia.
Tô fora.
boicota sp, marcha da maconha e mpl, tudo farinha do mesmo saco, o que esse povo quer:
busao na faixa, fumar umzinho sussegado e beber no buteco chic com preço de supermercado.
O fato é que o povo está de saco cheio de pagar impostos e tarifas escorchantes para sustentar um estado ineficiente e políticos vagabundos e espertalhões que não tem o menor compromisso com o país, mas sim com os cargos e verbas que a máquina estatal coloca à disposição dessa corja. O Brasil é um país que tira o couro de seu povo e praticamente nada oferece em troca. E se as tarifas de ônibus estão baixando em algumas cidades, sinal que não precisavam de reajuste, eram achaque mesmo. É gratificante ver os brasileiros se insurgindo contra essa politicalha podre, provinciana e descarada. Tomara que, de agora em diante, passem a pensar bem antes de perpetrarem seus golpes, suas mentiras e seus conchavos nojentos.
Taí um comentário que resume muito bem essa ópera-bufa e de extremo mau gosto chamada política brasileira.
Dignidade de ser brasileiro, representada pela massa pacificadora ADIANTE BRASIL!
Eu so acredito em mudanca no Brasil no dia em q alguem dirigindo um BMW (novo,hein!) parar na porta de uma escola publica pra deixar os filhos na aula.E isso nao por casquinhagem,mas por poder de escolha mesmo.Agora quem quer uma real mudanca na vida em relacao ao Brasil:aeroporto,e so com a passagem de ida.
Olha, nunca tivemos BMW, mas estudei boa parte da vida em escola pública e era muito boa.
Mas vc sabe q isso eh excessao no Brasil e q ja foi ha um bom tempo,sem querer te chamar de velho.
Cadê a UNE? (pergunta retórica)
Está no governo (resposta retórica).
Desculpem a caixa alta.
Por favor, caixa alta não dá.
AFIRMAÇÃO: AS MANIFESTAÇÕES ESTÃO IMPEDINDO O DIREITO DE IR E VIR DA POPULAÇÃO
RESPOSTA: AS MANIFESTAÇÕES ESTÃO LUTANDO AGORA PELO DIREITO DE IR E VIR DA POPULAÇÃO TODOS OS DIAS. TRANSPORTE PÚBLICO PRECÁRIO, TARIFA CARA, INSEGURANÇA NOS PONTOS DE ÔNIBUS, MÁ CONSERVAÇÃO DOS ASFALTOS, FALTA DE CALÇADAS, ENGARRAFAMENTOS E PEDÁGIOS IMPEDEM O DIREITO DE IR E VIR
AFIRMAÇÃO: AS MANIFESTAÇÕES TÊM MOTIVAÇÕES POLÍTICAS
RESPOSTA: NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM SER POLITIZADOS, PRINCIPALMENTE SE FOREM JOVENS
AFIRMAÇÃO: AS MANIFESTAÇÕES PROVOCAM BADERNAS
RESPOSTA: EM PARIS OU TÓQUIO TAMBÉM OCORREM. OS EXCESSOS SÃO DESESTIMULADOS PELOS MANIFESTANTES EM GERAL, MAS MUITAS VEZES SÃO FOMENTADOS POR INFILTRADOS NOS MOVIMENTOS PARA JUSTIFICAR A REPRESÁLIA DO ESTADO
AFIRMAÇÃO: OS MANIFESTANTES NÃO SABEM CONTRA O QUÊ ESTÃO LUTANDO
RESPOSTA: HÁ TANTA COISA ERRADA ACUMULADA NO BRASIL ATUALMENTE QUE REALMENTE FICA DIFÍCIL PEDIR SOLUÇÃO PARA APENAS ALGUMAS DELAS – E NÃO PARA OUTRAS -, MAS A REIVINDICAÇÃO INICIAL É PELA REDUÇÃO NO VALOR DA TARIFA DE ÔNIBUS, QUE REPRESENTA O ELEVADO CUSTO DE VIDA BRASILEIRO E A INCOMPETÊNCIA POLÍTICA. OS ÔNIBUS BRASILEIROS SÃO OS MAIS CAROS E MAIS PRECÁRIOS DE TODAS AS GRANDES CAPITAIS MUNDIAIS.
AFIRMAÇÃO: MAS COMEÇOU POR CAUSA DE VINTE CENTAVOS
RESPOSTA: SÓ PRA AQUELE QUE PAGA APENAS UMA ÚNICA CONDUÇÃO NO TRANSPORTE PÚBLICO EM UM MÊS INTEIRO (SÓ IDA, NÃO VOLTA) E SEM FAMÍLIA. NÃO EXISTE ESTA PESSOA. A MÉDIA É DE QUATRO AO DIA.
AFIRMAÇÃO: O MOVIMENTO PARECE DESORGANIZADO
RESPOSTA: DISSEMINADO NÃO SIGNIFICA DESORGANIZADO, APENAS NÃO HÁ UM GRUPO ESPECÍFICO DIRECIONANDO OS PROTESTOS, E SIM A POPULAÇÃO EM GERAL
AFIRMAÇÃO: NÃO HÁ COMO EVITAR A VIOLÊNCIA
RESPOSTA: HÁ SIM, SE AS FORÇAS POLICIAIS USAREM A INTELIGÊNCIA
AFIRMAÇÃO: ISTO PODE SAIR DO CONTROLE
RESPOSTA: TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NÃO SIGNIFICAM DESCONTROLE, SÓ SE FOR POR PARTE DO PODER DOMINANTE. TODAS AS CIDADES MAIS DESENVOLVIDAS DO MUNDO PASSARAM POR ELAS
AFIRMAÇÃO: NÃO VAI MUDAR NADA
RESPOSTA: JÁ MUDOU.
Barça, não sei se vc já viu esse vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=QKCNwMBCxZ8, mas acho que é perfeito p/ o momento! Dá uma olhada, não é nenhuma novidade, mas por mais que falemos sobre essa copa ainda será pouco perto dos prejuízos que o país vem sofrendo.
Como muitos, passei da antipatia para a simpatia em relação a esse movimento (até porque, como o Barcisnki registrou, o movimento já não é o mesmo do início).
Dois receios: 1. os protestos cooptaram gente pra caramba, mas talvez em número insuficiente para fazer diferença nas urnas, em razão da grande massa de excluídos influenciáives por falta de acesso à informação/educação; 2. como todo movimento que surge na internet, há o risco de que tudo seja esquecido em poucos dias, até o surgimentou de outra onda (isso tudo não passaria de mais uma “Luiza está no Canadá” ou “Harlem Shake?”).
Com relação às tarifas de ônibus abusivas que preocupam os usuários de tantas cidades, acredito que um bom norte para os protestos seria a exigência clara de instaurações de CPIs e auditorias para aberturas das caixas pretas das empresas de ônibus. Faltam autoridades de pulso para reconhecer publicamente a existência, peitar e desmamar as Máfias dos Transportes. Prefeito honesto de cidade nenhuma precisa tirar o leitinho das crianças para cobrar uma tarifa mais baxa e mais justa. Basta não se acovardar. E os protestos também poderiam cobrar expressamente que fossem investigadas as ligações entre prefeitos e vencedores de licitações duvidosas. Os maiores financiadores de campanhas eleitorais são os empresários de ônibus, que têm dinheiro a rodo e que coincidentemente vencem licitações seguidas promovidas pelos prefeitos que apadrinharam. Se o vespeiro for mexido e os esquemas quebrados, vai jorrar grana suficiente para diminuir tarifas, para o empresário honesto ter lucro justo e ainda sobrar um bom troco para outros investimentos públicos. Esse artigo, escrito por quem viu a maracutaia de perto, é bem interessante: http://outraspalavras.net/outrasmidias/?p=12643
Li num muro pixado aqui na rua augusta: “A revolução não será televisionada” ,
Mas o refrão cantado pelo MPL: “Vem pra rua” surgiu de um jingle cantado pelo Falcão do ORappa e passa todo dia num comercial da tv;
kkkk só rindo mesmo…
outra coisa, uma frase que eu achei muito boa ” nao visto bandeira de um país que nao me representa “
Frase Hype da Semana ” eu fui no protesto, eu estava la ”
http://g1.globo.com/musica/noticia/2013/06/criador-de-vem-pra-rua-comenta-uso-da-musica-em-protestos.html
Frase Hype da Semana ” eu fui no protesto, eu estava la “
É como eu sempre digo. Sem um bom “QUEBRA QUEBRA” não se consegue nada nesse país.