Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Vem aí a "Primavera Brasileira"?

Por Andre Barcinski
17/06/13 07:05

Há algo estranho no ar, e não é spray de pimenta nem gás lacrimogêneo.

É só abrir os jornais ou sites de notícias: passeatas, greves, conflitos com a polícia, balas de borracha, a Petrobrás na berlinda, a Bolsa em queda livre, o lucros das empresas engolidos ela alta do dólar, a presidente sendo vaiada, o governador de São Paulo defendendo a truculência da PM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Até Felipão, fã de Augusto Pinochet e que acredita que o hino nacional, cantado em coro nos estádios, pode “assustar” adversários da seleção, deu uma cutucada na Copa ao sugerir que o gramado do Corpo de Bombeiros de Brasília estava melhor que o do Estádio Mané Garrincha, “arena” construída ao custo de 1,2 bilhão em verba pública.

O que está havendo? Prenúncio de uma “Primavera Brasileira”? Será que as manifestações contra o aumento dos ônibus e a Copa servirão de estopim para protestos maiores?

É preciso pôr as coisas em perspectiva: apesar de 55% dos paulistanos dizerem ao Datafolha que são a favor das manifestações contra o aumento nas passagens, pouquíssima gente foi às ruas.

No sábado, em Brasília, pouco mais de duas mil pessoas participaram de uma marcha contra a Copa do Mundo, que acabou em confusão. No mesmo dia, cerca de 300 mil assistiram ao show do Asa de Águia, evento público que celebrava a abertura da Copa das Confederações. Por enquanto, o axé ainda tem mais apelo que qualquer protesto.

Um novo ato do Movimento Passe Livre está marcado para hoje à tarde, em São Paulo. Estou curioso para ver o desdobramento dessa história. Acho qualquer protesto válido, contanto que seja pacífico e, de preferência, apartidário.

 

PM precisa esclarecer o caso da viatura quebrada

De todas as imagens dos protestos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a mais surpreendente foi a cena em que um policial militar quebra a janela da viatura da própria PM.

 


 

Claro que outras imagens foram muito mais violentas: policiais atirando balas de borracha, jogando gás lacrimogêneo e spray de pimenta; manifestantes apedrejando prédios e ônibus, ateando fogo em objetos e pichando patrimônio público. Mas essas são imagens que, infelizmente, nos acostumamos a ver em manifestações.

Já a cena de um policial quebrando a própria viatura foi uma novidade.

É preciso esclarecer essa cena. Por que o policial agiu dessa forma? O governo do Estado diz que ele estava apenas tirando estilhaços de um vidro já quebrado: “Ele não estava quebrando, na verdade, eles estavam tirando os estilhaços de um vidro já quebrado durante a manifestação. Isso já está esclarecido”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella. Será?

Minha primeira reação, ao ver a cena, foi supor que o policial fez isso para culpar os manifestantes pelo vidro quebrado e, assim, justificar a “reação” da PM.

Não quero julgar ninguém antecipadamente. Acho que o caso precisa ser investigado a fundo. Se for confirmado que o PM quebrou o vidro da viatura para botar a culpa nos manifestantes, a credibilidade da PM, que já está lá embaixo, vai para o buraco de vez.

Não é novidade que nossa PM é mal preparada para lidar com situações desse tipo. Segundo todos os relatos de jornalistas, a manifestação de quinta-feira em São Paulo era ordeira e a ação policial foi desproporcional e truculenta.

Todo mundo sabe também que uma minoria, entre os manifestantes, costuma se aproveitar de protestos pacíficos para incitar a violência.

Mas a falta de preparo da PM pode ser corrigida, com treinamento e uma mudança de postura do comando. Agora, se a polícia destrói seu próprio patrimônio para dizer que foi atacada, o caso é bem mais sério.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Angelo comentou em 21/06/13 at 20:34

    André, acho que estamos todos confusos, mas vou falar por mim. Percebi que estamos discutindo política na velocidade da luz. É muita coisa ao mesmo tempo, fora que não estávamos acostumados a ver isso: brasileiro protestando e falando mais de política do que de futebol. 1) Achei lindo o povo na rua, reivindicando, marchando junto. A redução da tarifa foi uma conquista. Mas aí, agora, tem essa de grupo de direita tomando posse, pessoas gritando por tudo e sem sentido, a tal possibilidade de golpe. Fique mais cético. Não votei na Dilma, mas não acho justo ela ser retirada do cargo. E as pessoas gritam isso numa micareta nacionalista, com caras pintadas e fotos com cartazes pra postar no facebook e instagram 2) Um protesto apartidário, com gente unida por uma causa, seria ideal. Mas excluir partidos hoje acho ruim. Eles devem fazer parte, é uma democracia. 3) PEC 37..isso é tão ruim? tirar o poder do MP E DAR PARA A POLICIA? Não deveríamos então fiscalizar a policia e pronto, e para com essa história de ministro pop star, como o Joaquim Barbosa? Tá tudo confuso, parece que o gigante acordou, quebrou o mobiliário e deitou no divã. Um abraço!

  2. Carlos Campos comentou em 18/06/13 at 21:48

    André, só uma coisa com respeito à expressão “Primavera brasileira”: é bom lembrar que a tal “Primavera árabe” anunciava uma libertação do povo, mas seu resultado foi uma ditadura com outros nomes e outra forma, permanecendo a violência.

    • Winston comentou em 19/06/13 at 20:43

      Não existiu só Primavera ÁRABE.

  3. Sebastiao comentou em 18/06/13 at 18:33

    O gov. “Geraldo – direita católica – Alckmin” defender a truculência da PM tá longe de ser algo estranho no ar.

  4. marcelo b. comentou em 18/06/13 at 4:14

    acho que o aché tá cada vez miando, e o protesto engordando…

  5. Mosca comentou em 18/06/13 at 0:58

    Como brasileira má remunerada que sou, contribuinte de n impostos, sinto-me escravizada por esse governo psicopata, e demais adjetivos pertinentes…
    É assim que se cria a miséria de uma nação: gasta-se mais do que se pode, estimula-se uma parcela do povo a não fazer nada, corrupção e mais corrupção…
    Também não podia ser diferente: uma ex-assaltante de banco e sua quadrilha governando o país…
    Conclusão: Situação insustentável. Só uma Primavera Brasileira pra acabar com o assalto!

    • Mario comentou em 18/06/13 at 9:30

      Estimula-se como ? Com cento e pouco reais por mês?
      Isso não pode ser a oportunidade para sair da miseria, senão para todos , pelo menos para parte dos beneficiarios?
      Tipica manifestação de preconceito anti-pobre.

      • Mosca comentou em 18/06/13 at 22:01

        Preconceito contra pobre, Mário? Eu? Logo eu que sou pobre! Como pobre, posso te dizer que pobre necessita de política que propicie que ele mesmo pesque o seu peixe. Política de distribuição de renda tem que ser exclusiva para situações em que predomina a fome, a falta de saúde, o desemprego, a miséria, situações emergenciais. Após urgência, tal política deve ser substituída por outras políticas, como geração de emprego entre outras. Infelizmente Mário, tem muito peixe dado por aí se transformando em álcool, drogas, alisamento de cabelo em salão de beleza e demais fins não pertinentes. Você sabia que está faltando no país mão de obra para diversas atividades que exigem baixo nível de instrução? Por que será? Tem também empregado pedindo para o patrão não assinar a carteira de trabalho que é para não perder o vale ou bolsa miséria. Recentemente, eu tive a oportunidade de presenciar um patrão honesto com a Nação, o qual demitiu sumariamente sua empregada, justamente pela proposta de corrupção já exposta. Como é que esse país vai pra frente com um governo criando brechas para o logro da Nação? E não é novidade que acima da classe pobre, tem-se a classe média, empobrecida, esmagada e covardemente pagando a maior parte da conta. No fundo Mário, não importa em qual classe eu ou você nos enquadramos. Nós somos Brasileiros. Eu e mais uma galera não está satisfeita com a criação desse tipo de miséria no país. Chega de política de cunho eleitoral!

  6. Max comentou em 17/06/13 at 23:43

    Tão ou mais bizarro que o PM quebrando o vidro da própria viatura foi a polícia atirando contra um apartamento -aparentemente no 7º andar-, porque o morador estava filmando a manifestação. É isso mesmo: os caras atiraram contra propriedade privada! Tem esse video fácil de achar na internet. É um absurdo completo! Curiosamente, hoje, sem balas de borracha e repressão, a maior das manifestações em SP correu sem incidentes.

  7. Cassiano comentou em 17/06/13 at 22:26

    A grande maioria dessas pessoas age movida pela adrenalina e pela nostalgia de um tempo que não viveram.

    Nada mais chato para eles, por exemplo, que o Prefeito faça um convite para uma reunião (ora, na ditadura militar não era assim, nos regimes autoritários árabes não é assim…. e pensar que um convite para o diálogo é o tudo o que muitas sociedades mais queriam/querem….).

    Mas por outro lado é bacana ver tudo isso como uma mudança daquele estigma de que o brasileiro aceita quieto todas as safadezas da nossa classe política.

    • Maria comentou em 17/06/13 at 23:49

      Concordo totalmente… Falta motivo e sobra nostalgia e vontade de mostrar que o brasileiro é tão engajado e tão capaz de se mobilizar quanto o pessoal das ditaduras árabes e os desempregados na Europa. Pra mim, esses protestos são a versão 2013 da marcha das vadias: os dois não passam de uma micareta pseudo-politizada.

    • Cassiano comentou em 18/06/13 at 8:57

      Pelo contrário, xará, o movimento Passe Livre olha para o futuro e não tem nada de nostálgico. Defender o uso de transporte público, diminuir o custo de congestionamentos e poluição. Tudo muito bem focado e pragmático. Se é viável? Infinitamente mais viável do que Copa do Mundo e Olimpíada.

    • Mariana comentou em 19/06/13 at 18:55

      Realmente. Acho que coisas do tipo PEC 37, estádios sendo pagos pelo dobro do que valem e o brasileiro pagando por uma educação, saúde e hospitais que não tem uma coisa perfeitamente aceitável. Acho que esse povo todo deveria voltar pro trabalho, onde trabalham muito por um país que cresce pouco, pra pagar impostos altos pra seus “representantes” ficarem ricos.

  8. Paulo comentou em 17/06/13 at 17:50

    apesar de apoiar a manifestação sempre me vem uma pergunta na cabeça: qual o direito de fecharem a avenida paulista para protestarem?
    e se todos grupos resolverem fechar a paulista, seria legítimo?
    um grupo que defende-se o Brasil se tornar um país religioso e não mais laico, teria direito de fechar a paulista em 2 dias da semana?

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 18:49

      Não, não acho legítimo, e acho uma maldade com quem está trabalhando.

      • Julio comentou em 18/06/13 at 15:01

        Puxa, não entendi. Onde deveria ser a manifestação. No Campo de Marte, para ninguém ver? Tudo bem, fechar a Paulista é discutível por conta dos hospitais. Mas manifestação tem que ser na rua, onde estão os cidadãos, ou não?

        • Andre Barcinski comentou em 18/06/13 at 17:37

          Ela pode ser em um local visível sem interromper o trânsito ou causar caos na cidade todo dia, concorda?

          • Julio comentou em 19/06/13 at 9:57

            Acho este seria o melhor dos mundos. Mas entre o ideal e o possível (para mim, claro) não consigo parar de pensar na idéia do quão simbólico está sendo a ocupação da pessoas nas ruas. Acho que, nesse momento, é preciso se suspender um pouco do “quanto isto vai me trazer de transtorno”. Claro que não me refiro às depredações. Mas, me parece que este caos todo, com seu ônus e bônus, está fazendo as pessoas pensarem que a cidade é para as pessoas, independente de que transporte utilizem, onde trabalham, no que trabalham, se trabalham etc (caraca, meu nome é trabalho…). Se a manifestação fosse pontual, num final de semana, organizada, como a Parada Gay, por exemplo, talvez não estivéssemos discutindo o país com a mesma intensidade. Valeu Barcinsky! Sou leitor do blog e acho muito bacana a sua disposição em dialogar com a galera, isto sim é postura cidadã. Abraço!

    • Duanno comentou em 18/06/13 at 0:59

      Não é um grupo, é um PAÍS

  9. Tarzan comentou em 17/06/13 at 17:30

    Moro a 2 quilômetros do Mineirão e a 4,5 KM de onde a tropa de choque deteve os cerca de 10000 manifestantes que tomam conta da principal via de acesso ao estádio. Hoje não cometi a bobeira de ir ao trabalho após o almoço, mas estou com dó dos manifestantes. Escuta-se daqui as bombas atiradas pelo choque para dispersar a multidão para que os torcedores possam retornar do estádio. É o caos instalado aqui na região. Fui ao supermercado mais cedo e o engarrafamento era imenso. Nunca vi coisa igual.

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 18:49

      Valeu pelo depoimento, professor!

      • Tarzan comentou em 17/06/13 at 20:07

        Ficou feia a coisa aqui depois do meu comentário amigo. Irrespirável por causa do gás. E parece que morreu um dos manifestantes, duas quadras daqui de casa. Não sei se é o começo de algumas coisas, essas manifestações, mas tenho quase 50 anos e posso afirmar que só vi algo parecido na época da ditadura. ‘Taí a matéria. Abraço!
        http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/06/17/interna_gerais,407447/manifestante-cai-de-viaduto-na-avenida-abraao-caram.shtml

  10. André Caon comentou em 17/06/13 at 16:27

    Concordo com teu post em parte…”Mas a falta de preparo da PM pode ser corrigida” – Isso eu não concordo. A PM é preparada, sim. Segue ordens, em última instância do Governador do Estado.

    Dizer que é despreparada julgo ser um equívoco.

    Um abraço
    André

  11. Pedro Teles comentou em 17/06/13 at 16:24

    Cidadãos têm o direito de se manifestar e reivindicar em público, por mais bobas que sejam as manifestações e reivindicações. (Não existe quem possa julgar o que pode ou não ser manifestado ou reivindicado). Mas não podem cometer crimes sob o pretexto da manifestação ou da reivindicação — depredar o patrimônio público ou privado, por exemplo.
    A polícia tem o direito (mais: o dever) de coibir os crimes, ainda que cometidos em meio a manifestações ou reivindicações públicas. Mas não pode abusar desse poder: não pode prender ou agredir indiscriminadamente os manifestantes, por exemplo.
    Os excessos, de lado a lado, devem ser punidos. O resto é democracia.
    (Mas os excessos da polícia são mais graves, porque ela existe exatamente para garantir o convívio democrático).
    Abraço.

  12. Marcel Augusto Molinari comentou em 17/06/13 at 16:22

    Li agora pouco no twitter que a cantora Pitty vai participar da manifestação, assim como o FHC… e a coisa vai tomando a cara dos “caras pintadas”, onde 90% de quem participava não fazia ideia do que defendiam, e celebridades usam a mídia para aparecer….

  13. Rodrigo Goulart comentou em 17/06/13 at 16:08

    Além de tudo o q já foi falado, essa reação da PM a uma manifestação pacífica é uma pequena lembrança do q ocorria nos tempos da ditadura e uma boa amostra do q aconteceria caso ela voltasse (desejo de alguns desavisados).

  14. Willian comentou em 17/06/13 at 16:02

    Vamos pintar a cara, Barça?

    http://entretenimento.r7.com/blogs/odair-braz-jr/criticas/atores-pintando-o-rosto-em-fotinhos-e-ridiculo-17-06-2013/

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 16:11

      Preparando o lápis…

  15. César comentou em 17/06/13 at 15:59

    Barcinski, por favor deixe mais claro para nós o que você quer dizer com “de preferência pacíficos e apartidários”. Não acredito que isso seja um senso-comum tão comum assim, dadas as circunstâncias, nem que deva prescindir de maiores esclarecimentos. Como o colega “ético” sugeriu acima (ou abaixo?), talvez suas opiniões “sociológicas” não possam seguir a mesma lógica argumentativa de seus comentários aqui reproduzidos sobre a indústria cultural. Cordialmente, César.

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 16:07

      Não escrevi isso, leia com atenção. Escrevi “pacíficos e, de preferência, apartidários”. O protesto ser pacífico é obrigação. E ele ganharia muito mais relevância, na minha opinião, se não fosse atrelado a nenhum partido e nem feito com fins eleitoreiros. E antes que alguém entenda errado o que escrevi, quero deixar bem claro que NÃO estou dizendo que este movimento é atrelado a alguém. Entendido?

      • Júnior comentou em 17/06/13 at 16:22

        “…não fosse atrelado a nenhum partido e nem feito com fins eleitoreiros…” Seria EXCELENTE se fosse assim. Espero que seja. Aí pode realmente virar uma “Primavera”. Mas esse é o país do “pé atrás”, a gente sempre desconfia.

      • desvio21 comentou em 17/06/13 at 16:29

        Definição do que é SER HUMANO:

        Nasceu, é obrigatoriedade do meio social mantê-lo vivo e com dignidade até suas células não mais o querer atomizado.

        Ainda prefiro o Barça como parceiro…

        • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 16:37

          Saquei: é o “meio social” que o mantém vivo e “com dignidade”. Pelamor…

          • desvio21 comentou em 17/06/13 at 16:46

            tá bom animal….
            quem te manteve andando pelos States…
            quem de deu a chance de saber que existe um Belushi…
            foi vc sozinho????????????
            acho que a FSP tá te fazendo mau…

          • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 16:50

            Juro, nunca li tamanha asneira, espero que vc seja fake e eu tenha caído em alguma pegadinha. Tchau.

    • Danilo comentou em 17/06/13 at 16:34

      Prezado César.
      Quem usa a violência perde a razão e o apoio da população. Isso vale tanto para a polícia quanto para os manifestantes.
      O fato de ser apartidário é o que tem levado tanta gente para as ruas. O protesto, até o momento, é contra os políticos em geral e não contra esse ou aquele partido.
      PS: Gostei muito da forma que você escreve. O uso de um linguajar mais “elaborado” e “educado”, combinado com uso irônico das aspas destaca a sua inteligência superior, bem como a sua incrível capacidade de argumentação.
      Abraços cordiais, Danilo

      • César comentou em 18/06/13 at 10:40

        Danilo, não discordo, mas ainda não encontrei consenso sobre o que é “violência” para aqueles que são contrários a ela nas manifestações. “Violência” é sinônimo de “desobediência”? Pular uma catraca é vandalismo? Parece óbvio, mas ainda não o é para mim.
        Abraços igualmente cordiais.

        PS: Uai, prezado, achei que o jornalista fosse capaz de se defender sozinho.

  16. VALDIR comentou em 17/06/13 at 15:25

    O unico problema é que eles lutam pelas causas erradas.

  17. Mony comentou em 17/06/13 at 15:09

    Realmente acho que tem muito mais por trás do que aparece. Tem muitas coincidências, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Mudando de assunto, você já viu o documentário que fala da banda “Death” (A Band Called Death?) http://drafthousefilms.com/film/a-band-called-death

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 15:42

      Não conhecia, sensacional a dica, valeu mesmo.

      • Mony comentou em 17/06/13 at 15:54

        Segue link pro disco inteiro http://www.youtube.com/watch?v=rufDCjZd6-Q

  18. desvio21 comentou em 17/06/13 at 14:57

    hum mm…. Barça sociólogo.
    REALmente existe algo de novo no ar…
    O PT perdeu a chance de mudar o Brasil…
    Fez acordo com “deus” e o “diabo” com medo de provocar a direita raivosa que manda e desmanda por cá…
    Ou faz ou vai pro lixo…
    Abaixo a ditadura das PMs, dos bancos, das empresas corporativas, das mídias reacionárias, das leis irracionais do “dito” mercado, enfim, viva o ser humano…

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 15:02

      Ah, saquei, você agora é que define o que é o “ser humano”. Nada pior que alguém que julga ter o monopólio da ética. Ninguém mais presta, todo mundo é bandido ou vendido, só eles é que são corretos e honestos. Que saco.

  19. Ricardo comentou em 17/06/13 at 14:57

    Por um lado, os protestos só conseguem fazer valer suas reivindicações quando radicalizam, quando vão pro pau, quando tumultuam a vida na cidade. Por outro, se houver radicalização, o papel da PM, que é o de garantir a ordem, será o de reagir violentamente. E não é porque a PM paulista, a do Rio e a de Brasília são o fim da picada. Se fosse em Estocolmo, a polícia reagiria da mesma forma, porque polícia sempre reage assim. O cenário, pra mim, é: escalada da violência de ambos os lados ou, então, o movimento murcha, porque suas reivindicações não serão atendidas e ficará a sensação de que não adianta nada protestar, é melhor seguir a vida e pronto. Está faltando, nestes atos, o principal protagonista: o trabalhador pobre da periferia que, em tese, seria o maior prejudicado pelo aumento de 20 centavos. O Passe Livre vive alardeando o seu pluralismo, o seu apartidarismo, mas, quando fala, fala sempre por meio de estudantes universitários de classe média, especialmente da USP e da PUC. E não há foto tirada na imprensa que não tenha bandeiras do PSTU, PCO e PSOL. Aí, então, surge a pulga atrás da orelha: o movimento quer passe livre ou, como considera a democracia representativa moderna uma democracia de fancaria, pretende apenas desestabilizar o sistema para dar mais um passo em direção à revolução. Se for isso, então, acho que o movimento murchará de vez, porque, inclusive entre os pobres, a grande utopia da contemporaneidade parece ser apenas comprar um novo iPad.

    • MARCELO CIOTI comentou em 17/06/13 at 15:23

      Isso mesmo,Ricardo.Estou morrendo de rir com um
      artigo do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. sobre a “primavera
      brasileira”(????)comparando com as Diretas Já e o
      impeachment do Collor.O primeiro movimento foi contra
      a ditadura e o segundo contra um Presidente corrupto.
      E hoje,é contra o quê?Um aumento de 20 centavos?O
      pior deste artigo do filósofo(ou jególofo)é achar que Thatcher
      e a nossa ditadura foram a mesma coisa!De onde esse sujeito tirou que Thatcher é igual a Médici ou Geisel?
      Ela foi eleita três vezes pelo voto popular.Ele deve,assim
      como o André escreveu acima,julga ter o monopólio da
      ética.Ou ser igual a dupla Pinky & Cérebro,que sempre
      iriam dominar o mundo amanhã.kkkkkkkkkk

      • Lila Rosa Ferro comentou em 17/06/13 at 16:00

        Dá uma olhada no https://www.facebook.com/sandro.miranda.925/posts/659920880688972 e vê os 20 centavos estão mesmo contando…

  20. Roberto comentou em 17/06/13 at 14:40

    Caro André

    Creio que em algumas situações existe exagero de ambos os lados. Contudo, demorou para a população começar a demonstrar sua insatisfação com os gastos excessivos por parte do governo com as obras da copa. Bilhões para a construção de estádios enquanto nós estamos carentes em saúde, segurança, emprego, educação, saneamento, etc, etc.

    A crise já está sendo anunciada faz tempo. O governo apenas empurrou o problema com a barriga. Uma hora a casa tinha que cair.

    Ainda acho que veremos mais manifestações pelas ruas.

    Creio que é só o começo!

  21. gabaman comentou em 17/06/13 at 14:39

    Quando os vintes centavos forem no preço da coxinha aí eu quero ver os revoltosos contra a tropa de choque.

  22. luciano costa comentou em 17/06/13 at 14:38

    Caro Barcinksi, creio que a imprensa poderia cobrar mais em um aspecto: depois das atrocidades, a corregedoria da PM sempre diz que vai APURAR OS EXCESSOS. Dessa vez, temos muitos excessos filmados e fotografados. Dá pra ver bem o rosto do PM que joga spray de pimenta em um câmera (um PM com SANGUE NOS ZOIO, aliás) e dá pra ver bem também o rosto do que agride um casal em um bar na Paulista. Cabe agora cobrar…foram identificados, foram punidos? Ou foi só papagaiada?

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 14:45

      Concordo, não pode acabar em pizza.

    • Roberto comentou em 17/06/13 at 15:09

      A foto do casal apanhando na Paulista foi marcante. A cara do policial é de assustar!

    • Mony comentou em 17/06/13 at 15:12

      tem a versão original dessa foto do pm jogando spray. Vale a pena procurar.

  23. André Dias comentou em 17/06/13 at 14:37

    André, estes atos não são protestos. São verdadeiras revoltas.
    Nada funciona direito neste país, o povo não é tratado com respeito e está sofrendo com problemas medievais.
    Nada justifica violência, mas um povo revoltado perde a sua temperança mesmo que com isso perca um pouco da razão do movimento.
    Quanto às vaias, quedas nos índices econômicos e demais problemas, é a sujeira que está saindo debaixo do tapete….já não tem mais tapete pra tanta sujeira.

  24. celso lima comentou em 17/06/13 at 14:16

    André, apesar da extensão biblica do outro comentario, eu tenho que ter perguntar, ja que vc é jornalista: qual o problema que a imprensa brasileira, no todo, tem com adjetivos? Pq a cobertura das manifestações, francamente… Nos anos 50, Carlos Lacerda não escrevia sobre o presidente JK sem o epiteto “cafajeste” (tudo bem que era o roto falando do rasgado, mas enfim..), assim como Joel Silveira, aqui em SP, se referia em seus textos ao “assaltante governador Adhemar de Barros”. No entanto, a imprensa brasileira participa da cenografia de “democracia bem sucedida” que se implantou por aqui, tratando uma canalha criminosa como gente série. Eles deveriam engrossar o caldo de realidade que talvez se esteja derramando pelo pais, adjetivando melhor nossas figuras publicas e suas atitudes, afinal um adjetivo se conquista. Barbara Gancia dia desses chamou a atenção para o seguinte: na Bahia tratava-se como “namorada” de ACM uma senhorita, um senhor que deixou viuva viva. O termo era “amante” mesmo, mas é uma loja de louças esses nossos jornais. Sobre as manifestações, na Folha, o unico texto decente era do Élio Gaspari, pelo menos trazia um perfil de opinião, o que ja é muito nos dias de hoje nos jornais.

  25. gilson comentou em 17/06/13 at 14:12

    Acho que meu comentário sobre a coluna foi censurado. Muita pena!!

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 14:19

      Gilson, ninguém censurou nada, procure direito antes de ficar reclamando de bobagem.

  26. gilson comentou em 17/06/13 at 13:52

    Interessante que o senhor não comentou sobre a violência da polícia de Brasília contra os manifestante, tanto como a polícia de SP.
    Acredito que está na onda falar da polícia
    paulista para atingir o Governador.
    Ala petista da mídia está a fim de desacreditar seu governo.

    • Andre Barcinski comentou em 17/06/13 at 13:55

      Gilson, na boa, pare de enxergar pelo em ovo. Falei da vaia na presidente, tá bom pra vc? Ou vai continuar enxergando “conspirações”?

      • Carlos Campos comentou em 18/06/13 at 21:36

        André, não se preocupe, o que os tais Gilson e Cioti estão dizendo é simplesmente um decalque do que fala sempre o Reinaldo Azevedo. Os seguidores da seita azevediana repetem absolutamente tudo o que o sacerdote diz, inclusive com as mesmas palavras. Não se dão sequer ao trabalho de verificar se o que ele está dizendo é verdade (vai ver porque o profeta jamais mentiria, né?). Há alguns dias, ele cismou em dizer que a imprensa tinha ignorado a tal “Marcha para Jesus”. Comentei no blog dele, educadamente, que no dia do evento, eu mesmo tinha visto amplas e neutras coberturas no Jornal Nacional, Jornal da Band, Jornal da Globo e Jornal do SBT (madrugada). Ele censurou, claro. O pior é que seus seguidores, automaticamente, passaram a replicar o que ele tinha dito como se fosse verdade. E eu pensando: “será que estou louco? Será que eu não vi matéria nenhuma, foi tudo alucinação?”. Enfim…

        Concordo com muita coisa que o Azevedo diz e discordo de outras tantas, a merda é que seus seguidores repetem, como autômatos, tudo o que ele fala. É o caso desses dois aí.

    • MARCELO CIOTI comentou em 17/06/13 at 14:42

      Na mosca,Gilson!E o Fantástico de ontem não mostrou
      quase nada dos protestos no Rio,em frente ao Maracanã,
      com a polícia batendo em quem protestava contra o
      Ex-Maracanã,que o Serginho Cachoeira(PMDB-PT)construiu
      no lugar do saudoso Maracanã.Nenhum blogueiro
      “progressista” falou sobre isso.Mas,se fosse em SP,chamariam o Governador de “fascista”,etc,etc,etc,etc,etc.

  27. Dawson Arena comentou em 17/06/13 at 13:47

    Está muito suspeita a atitude do pessol do tal MPL.Parece-me coisa do tal Instituto Millenium,organização golpista em nível mundial encarregada de preparar a derrubada de governos não alinhados com o grande irmão.Já aturam no Paraguai,para derrubr o Lugo e na Venezuela contra o Chavez.Agora estão aqui.Espanta-me os ditos partidos de esquerda apoiarem estas amnifestações,que nada tem sobre o preço da passagem de ônibus.Ontem já começaram a mudar as reinvindicações.

    • Gabriel comentou em 17/06/13 at 14:17

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Eder K. comentou em 17/06/13 at 15:08

      Espero que um dia protestem contra as empreiteiras, uma causa esquecida de nosso atraso…

  28. Marcos-BsB comentou em 17/06/13 at 13:44

    Espere só o “brasileirão” e a “libertadores” voltarem, aí é que vai ter protesto mesmo. Queria ver é protesto no nosso carnaval de todo santo ano. Queria ver boicote contra o “big brother” e o “Pânico”.
    Barça, vc já viu o doc “Rocha que Voa”? Qual sua opinião cinéfila sobre o Glauber Rocha? Eu nunca entendi nada da loucura dos filmes do Rocha, mas o doc citado me fez ver que a loucura dele tinha um sentido.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).