Vem aí a "Primavera Brasileira"?
17/06/13 07:05Há algo estranho no ar, e não é spray de pimenta nem gás lacrimogêneo.
É só abrir os jornais ou sites de notícias: passeatas, greves, conflitos com a polícia, balas de borracha, a Petrobrás na berlinda, a Bolsa em queda livre, o lucros das empresas engolidos ela alta do dólar, a presidente sendo vaiada, o governador de São Paulo defendendo a truculência da PM.
Até Felipão, fã de Augusto Pinochet e que acredita que o hino nacional, cantado em coro nos estádios, pode “assustar” adversários da seleção, deu uma cutucada na Copa ao sugerir que o gramado do Corpo de Bombeiros de Brasília estava melhor que o do Estádio Mané Garrincha, “arena” construída ao custo de 1,2 bilhão em verba pública.
O que está havendo? Prenúncio de uma “Primavera Brasileira”? Será que as manifestações contra o aumento dos ônibus e a Copa servirão de estopim para protestos maiores?
É preciso pôr as coisas em perspectiva: apesar de 55% dos paulistanos dizerem ao Datafolha que são a favor das manifestações contra o aumento nas passagens, pouquíssima gente foi às ruas.
No sábado, em Brasília, pouco mais de duas mil pessoas participaram de uma marcha contra a Copa do Mundo, que acabou em confusão. No mesmo dia, cerca de 300 mil assistiram ao show do Asa de Águia, evento público que celebrava a abertura da Copa das Confederações. Por enquanto, o axé ainda tem mais apelo que qualquer protesto.
Um novo ato do Movimento Passe Livre está marcado para hoje à tarde, em São Paulo. Estou curioso para ver o desdobramento dessa história. Acho qualquer protesto válido, contanto que seja pacífico e, de preferência, apartidário.
PM precisa esclarecer o caso da viatura quebrada
De todas as imagens dos protestos em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a mais surpreendente foi a cena em que um policial militar quebra a janela da viatura da própria PM.
Claro que outras imagens foram muito mais violentas: policiais atirando balas de borracha, jogando gás lacrimogêneo e spray de pimenta; manifestantes apedrejando prédios e ônibus, ateando fogo em objetos e pichando patrimônio público. Mas essas são imagens que, infelizmente, nos acostumamos a ver em manifestações.
Já a cena de um policial quebrando a própria viatura foi uma novidade.
É preciso esclarecer essa cena. Por que o policial agiu dessa forma? O governo do Estado diz que ele estava apenas tirando estilhaços de um vidro já quebrado: “Ele não estava quebrando, na verdade, eles estavam tirando os estilhaços de um vidro já quebrado durante a manifestação. Isso já está esclarecido”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella. Será?
Minha primeira reação, ao ver a cena, foi supor que o policial fez isso para culpar os manifestantes pelo vidro quebrado e, assim, justificar a “reação” da PM.
Não quero julgar ninguém antecipadamente. Acho que o caso precisa ser investigado a fundo. Se for confirmado que o PM quebrou o vidro da viatura para botar a culpa nos manifestantes, a credibilidade da PM, que já está lá embaixo, vai para o buraco de vez.
Não é novidade que nossa PM é mal preparada para lidar com situações desse tipo. Segundo todos os relatos de jornalistas, a manifestação de quinta-feira em São Paulo era ordeira e a ação policial foi desproporcional e truculenta.
Todo mundo sabe também que uma minoria, entre os manifestantes, costuma se aproveitar de protestos pacíficos para incitar a violência.
Mas a falta de preparo da PM pode ser corrigida, com treinamento e uma mudança de postura do comando. Agora, se a polícia destrói seu próprio patrimônio para dizer que foi atacada, o caso é bem mais sério.
Apesar de começarem atrasadas, acho válido as manifestações pacíficas contra tudo relacionado a Copa do Mundo e Olimpíadas. E temos que aproveitar bem que toda a mídia mundial está voltada para nós neste mês.
André, as manifestações de desagrado publicas eu acho sempre imprescindiveis, desde que façam parte de um descontentamento civil pleno e consciente, achei muito interessante que alguns jovens tenham um posicionamento bastante claro quanto a situação de destruição das estruturas publicas, todas (vi algumas entrevistas, me supreendi com a clareza com que “alguns”, friso o alguns, jovens se expressaram, mas ainda sinto que a grande maioria vai no oba-oba, impossibilitando o crescendo de tais protestos, ja tardios por aqui, a coisa anda feia há muito. Quanto a Copa, concordo com alguns que comentaram por aqui que faltou relógio para o brasileiro, e vem mais, pois nem se começou a falar ainda dos orçamentos olimpicos (me lembro nitidamente dos fogos e rojões aqui em São Paulo, qdo o Brasil foi escolhido…). Quanto ao valor da passagem, bem, reajuste de tarifas no Brasil não vem acompanhado de esclarecimentos orçamentarios, como em outros países, então nem sabemos o tamanho do problema (o transporte publico, pelo menos em São Paulo, esta absolutamente falido, as empresas trabalham com subsidios altissimos da prefeitura). Passe livre, nem na União Soviética, o Estado não é Mãe Coragem. Agora, a postura da midia em relação aos protestos e a situação geral do país, é chapa branca, vendida e descarada, tem articulistas que deveriam ter os quatro pneus furados, é um acinte o grau de tolerancia e “bom-mocismo”, hoje pela manhã ouvi um jornalista na Radio Cultura afirmar que “as manifestações devem ser pacificas, organizadas, com debates autenticos e com respeitos as forças de segurança”… Que merda é essa??? É um PROTESTO!!! Mas o politicamente correto da midia, desonesto e oportunista, vem endossando o que de pior existe na politica governamental: a mentira sem apuração. É óbvio que o policial “plantou” uma violencia contra o veiculo, nem é preciso ser muito esperto, como tb eles sabiam em quem atiravam, principalmente os caidos no chão!! Mas para Haddad, eles apenas “não respeitaram o protocolo”…??? A verdade é que o Brasil se tornou a Russia de Catarina, a Grande, que qdo ia em viagens pelo interior do pais, que padecia de todas as pragas da pobreza, mandava erguer paredes falsas, cenograficas, para ocultar a verdade das cidades. Mas a aprovação bovina do brasileiro a sua horrenda condição é nojenta, em ritmo de impopularidade Dilma tem 57% de popularidade, próxima da porcentagem que Martin Luther King tinha nos EUA. Então fica dificil acreditar numa “primavera”.
Espero que manifestações pacíficas se prolonguem até períodos eleitorais, e que tenham por objeto o poder do voto de cada cidadão. Isso porque, não se pode olvidar, o aumento das tarifas de transporte em SP estavam previstas no programa de governo da atual gestão municipal. Isso não significa que não se pode protestar tardiamente. Ao revés, significa que tardias serão as soluções…
André, adoraria que realmente acontecesse a Primavera (ou Outono) Brasileira (o), estamos precisando disso há tempos, e acho que os políticos tradicionais, independente do partido, não estão sabendo nem usar as novas ferramentas de comunicação, e nem sabendo falar para quem as usa, o resultado é esse aí que estamos vendo…
Por falar em policia, deixei de assistir Rampart no Tele Cine semana passada por causa do nome ridículo que deram no Brasil (um tira acima da lei), como vc havia dito. Ontem só assisti porque lembrei do seu post. Valeu a dica, filmão!!
O Flávio Prado no seu twitter disse que não votaria
no Aécio nem a pau.Ele é da Jovem Pan e o Aécio é
dono da Jovem Pan de BH.Que baita coincidência,hein?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quem é Flavio Prado no cenário brasileiro??
Parcial comentarista esportivo para os clubes
paulistas!!
Ué,cada Estado tem os comentaristas que torcem pros
times locais.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
André, o que achou dos editoriais da Folha e do Estadão do dia 13-06-2013?
O da Folha era intitulado “Retomar a Paulista”.
Não li o do Estadão. O da Folha reclama da manifestação que havia ocorrido e que foi, de fato, muito violenta, e pede que as autoridades ajam para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado. Sinceramente, não vi nada demais. Acho que protestar contra aumento nas passagens é uma coisa, já exigir passe livre é outra. Não faz o menor sentido o passe livre.
André, você deve ter lido o que o seu amigo Forastieri escreveu sobre isso. De fato, o passe livre pode não merecer a prioridade de investimentos públicos em detrimento a outros setores carentes no momento atual. Mas existem argumentos razoáveis a favor do passe livre, não dá pra dizer que não faz o menor sentido.
Pra mim não faz. Como vc define quem merece o passe livre e quem não merece? Transporte público tem de ser acessível e de qualidade, não gratuito. Mas é só minha opinião.
Até onde eu sei, a idéia é que seja gratuito para todos, assim como um hospital ou uma escola pública (sem entrar no mérito da qualidade desses serviços).
Seria fantástico, mas acho utopia.
O problema nesse negócio de gratuíto é quem paga vai pagar a conta ? O governo não vai cortar custos, exugar a máquina para prover isso. Vai provavelmente aumentar algum imposto (e prestar um serviço ruim). Ou seja, vai ficar igual educação e saúde, o seu imposto paga a conta, mas como o serviço é ruim você acaba tendo que pagar particular.
Complementando.
E espera só até trem,metro,onibus não terem o dinheiro das passagens e depender do estado botar dinheiro para manutenção/modernização.
Vai haver uma explosão de carros nas ruas e ai nínguem mais anda pago ou gratuito.
Transporte gratuito é como almoço grátis: não existe. Alguém sempre paga a conta. O mesmo vale para a saúde e para a educação.
E agora?
Vamos aguardar, mas c certeza, o apoio da maioria em pesquisas aos manifestantes, deixa bem claro que estamos insatisfeitos !
E chegou a hora de pleitear mudanças !!!!!
Sim,mas que mudanças seriam essas,estamos falando da volta do preço das passagens?Por favor esclareçam,pois eu também gostaria de ir prás ruas,mas alguém poderia esclarecer!!
Dia 13 teve uma em Fortaleza. O governo soltou nota falando do risco de infiltração de milícias dentre os manifestantes e pediu que idosos e crianças não fossem. Teve o efeito inverso e só o que tinha era pivete e velho (12 mil pessoas segundo os organizadores, para o governo, 3 mil). Tinha cavalaria, helicóptero, ambulância, choque, mas nada aconteceu. A diferença deste movimento é que foi beeeeemmmmm classe média, e só questionava segurança. Mas o legal mesmo foi que, por ser da classe média e por não querer mudar o mundo (só segurança), a turma ue acha que tem o monopólio da indignação caiu matando em cima dos manifestantes. Em Fortaleza, classe média é igual a um lerposo.
Tb partilho da tua opinão.
Poderiamos chamar de outono brasileiro…
Cara, seu blog vira cada vez mais um porto seguro. Facebook tá em um clima absolutista que dá medo. Abraço.
E o Carlos Novaes no Jornal da Cultura,disse que a PM
é “coisa da ditadura”.Antes de 64 já existia tropa de choque.
Só ele,que é metido a inteligente,não sabe disso.
É só o Haddad abaixar o preço da tarifa,que o “povo”(????)
que “protesta” volta pro shopping rapidinho.
Dessa vez não Marcelo, as manifestações já focam outros pontos, como os gastos com a Copa e Olimpíada, corrupção, por saúde, transporte e educação melhores.
Não sei em que cidade você está, mas aqui em SP o povo está muito determinando.
Eu sou de SP,Dum Dum,e não vi nenhum “protestante”
falando de saúde e educação.Só “3,20 é roubo”,blá,blá.blá,
blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá…..
Eu sou totalmente à favor das manifestações. Está na hora do povo acordar!!. Chega de Renan Calheiros, Mensaleiros, Felicianos, Osmar Terra, Carimbão, Gleisi Hoffmann, Ronaldo Laranjeiras e toda essa corja que vem junto.
Todo mundo sabe que o poder emana do POVO!!
Agora os eleitores de São Paulo que me desculpem, mas deixar um cara como Alckmin e Serra no governo de São Paulo durante mais de 20 anos, foi pedir por isso.
Dá uma olhada nesses vídeos que vcs vão entender como eles trabalham.
http://www.youtube.com/watch?v=XB3xZ5tfJB0
http://www.youtube.com/watch?v=bhcnCDtilbs
Vê se aprendem a votar e tira esses caras de uma vez!!
Ué?A manifestação não era apartidária??
Curioso que quando lemos notícias dizendo que políticos aumentam o próprio salário, juízes e desembargadores do TJ ganhando muito acima do teto do STF ninguém sai pra protestar. Se me permite, gostaria de recomendar a excelente entrevista com Garcez Ghirardi no caderno Aliás de ontem do jornal concorrente. E também uma entrevista com Wolfgand Streeck na Piauí 79 (está aberta para não assinantes).
Concordo 100%.
Não só isso, Alex G R, mas e os bancos? Rapaz, se os bancos ganham adoidado aqui, é por aquiescência do governo. O mundo pode ficar no buraco, como já está a Europa, mas nada de prejudicar os bancos….sem contar a corrupção que permite que as empreiteiras, financiadoras de campanhas, entupam nossas cidades com um montão de prédios com apartamentos ridículos a preços estratosféricos….é muita coisa pra vaiar e protestar!
Justiça feita, o atual governo é o primeiro que tenta colocar os juros basicos em patamares mais civilizados. Mas isso não basta, claro.
Cheiro de primavera árabe no ar?Maluf,Kassab,Alckimin,Haddad,Skaf,Afif,comandando ,você quer o quê ?É cheiro de Kibe sim.
Só não vale chamar a gangue da marcha ré… aí complica.
Ótimo comentário!
Não sei o que vem pela frente, mas o que ninguém mais tem dúvida é que a sociedade está dividida: de um lado, a classe média de saco cheio e de outro lado, os bolsistas com medo de perder agradinhos do governo
A reação desproporcional da polícia não justifica a baderna e da falta de liderança na manifestação. Todos se acovardam em exibir quais são de fato suas manifestações, se é que de fato existem. Porque não tem ninguem na porta dos gabinetes dos deputados e senadores pra precionar pela derrubada da PEC 37 que quer limitar o poder de investigação do Ministério Público? Isso sim é de estimular uma revolução.
Senhor Gustavo: A “Baderna” não é feita pelos manifestantes e sim por pequenos grupos que se aproveitam. Caso não tenha percebido ainda, as manifestações são em prol de um “basta” para tantas coisas injustas neste país. E quanto ao “Porquê nao tem ninguem na porta dos gabinetes”, talvez seja porque uma grande maioria faz como voce, fica sentado na cadeira criticando os outros.
Simplesmente fabuloso, Arthur!
Sou cético quanto à intenção e à praticidade destas manifestações. Fico com a impressão de massa manobrada para fins políticos achando que vão mudar alguma coisa assim. Nunca vi nenhum tipo de manifestação deste tipo mudar REALMENTE alguma coisa. Quero ver esta revolta traduzida nas urnas.
Acho que aí há um problema: se pessoas resolvem se manifestar contra problemas evidentes, surge essa ideia de que “é algo partidário”. Partindo desse princípio, de tendência a invalidar as manifestações, assistiremos todo o tipo de abuso e inoperância do governo em relação ao que este deveria cumprir. Penso, também, o contrário: só manifestações podem mudar atitudes dos governantes. Político nenhum vem com ‘garantia de qualidade’ (geralmente, muito pelo contrário) que não possa ser contestado depois de eleito.
Os mesmos que fizeram baderna ( quebraram comércio, picharam,jogaram pedras e etc) reclamam dos 20 centavos mas vão em marcha da maconha (tem R$ 30,00 para comprar ervas).
Esse pessoal só quer saber de bagunça e festas.
Vejo o exemplo da passeada gay, que deveria ser um manifesto está mais para carnaval. O pior do brazil é o brasileiro.
Mas o assunto específico do protesto sou a favor. Temos umas das tarifas mais cara do mundo, e o transporte público uns dos piores. Porém não sabemos como protestar, ainda mais com a polícia mal preparada. Este país está uma zona…
Sobre o passe livre acho viagem total, tudo bem lutar por um valor justo de passe, que esteja de acordo com a realidade e as condições econômicas de quem usa esse serviço todos os dias, mas querer exigir passe livre é pura utopia inconsequente.
Sobre os protestos contra a copa não é meio tarde agora pra querer protestar contra alguma coisa??? O governo já torrou bilhões nessa brincadeirinha, onde estavam os manifestantes quando essa palhaçada toda começou? Agora que o dinheiro já foi pelo ralo adianta protestar? Deveriam ter acordado mais cedo …
Concordo.
Antes tarde do que mais tarde, como diria o poeta.
Em algum dia, em alguma hora isso teria que começar..
Eu não conhecia o Movimento Passe Livre, mas numa rápida busca pela internet, descobri que ele existe há 10 anos. A página da UOL, a despeito de suas limitações em termos de jornalismo, traz hj um texto reafirmando o que também é relativamente fácil de descobrir: a reivindicação é por revogação do aumento. Eu acho que “passe livre” é um mote de organização que até então não aparecia nos jornais.
Sobre a Copa, tem muito trabalho e enfrentamento anteriores. Vcs devem poder imaginar o que significa ser contra a Copa no Brasil, não? http://www.portalpopulardacopa.org.br/index.php
Se o $$ não volta, pura verdade, acho legal alguém estar lá dizendo “não concordo”. Acho muito mais palhaçada o pessoal cantando “sou brasileiro, com muito orgulho…”, mas não vou lá descer o pau neles.
Todo movimento é passível de críticas. Não dá prá ser ingênuo, tb é verdade. Mas dessas de “fale agora (antes, no caso) ou cale-se para sempre” eu discordo e não entendo muito…
Falou tudo!
apenas uma questão quanto à impossibilidade do transporte gratuito para todos: por que isto não é uma utopia para políticos, que têm carros, motoristas e gasolina para ir e vir com nosso dinheiro?
Gostaria de saber em qual cidade grande do mundo a tarifa de transporte é gratuita.
Vai esperar mais o que pra reagir? Ja somos literalmente estuprados pelo governo.
Você que reclama que não reagimos antes, por que também não fez alguma coisa a respeito? E que disse que estamos pedindo apenas passe livre?
Quanto à Copa, o melhor protesto é não assistir aos jogos. Ninguém vai morrer por não assistí-los.
Alías, se o brasileiro não se importasse tanto com futebol, duvido que o governo teria feito força par trazer a Copa ao Brasil.
O políticos sabem muito bem como funciona a cabeça do povo boçal.
Agora já temos até os “hypsters” de passeata! A que ponto chegamos! Tem um monte de “artistinhas globais” já querendo pegar uma carona no movimento.
Evidente que esse movimento só ganhou força por causa da reação absurda da PM em revanche por causa daquele policial que quase foi linchado no centro..
E vc não abordou um assunto muito importante. Na quinta feira de manha os editoriais dos jornalões paulistas pediam para a policia acabar com esses protestos. Não deu outra, a noite, vários jornalistas desses mesmos jornais tomaram tiros de borracha da PM…
Quanto esse papo de “primavera brasileira” acho q não tem nada a ver. O movimento será legítimo até o momento que começar a ser usado pela extrema esquerda e a extrema direita.
Já ouvi dizer que os carecas do ABC vão a manifestação de hoje em Pinheiros “tretar” com os punks “contratados” pelo PSOL.
Ou seja, esse negócio pode acabar em mais violência.
Todo cuidado é pouco.
A reação desproporcional da polícia só serviu para que os manifestantes ganhassem apoio popular. Uma vergonha que o Governador do Estado, que fala grosso com estudantes e afina feio para o PCC, defenda o que ocorreu. Um exemplo é o uso de balas de borracha. Pelo que sei o uso fica restrito a tiros abaixo da linha da cintura, para dispersar. Há relatos de várias pessoas atingidas na cabeça e isso é um absurdo. A omissão do Prefeito e a clara politização do conflito pelo seu partido visando as eleições estaduais em 2014 também é de uma promiscuidade sem tamanho. Resumindo Barcinski – tenho fé que estas manifestações sejam só o início de uma mudança profunda e que dê frutos já a partir de 2014. Aqui em São Paulo é necessária uma 3ª via à PSDB e PT. Vamos aguardar. Abraço!
Rodrigo, tenho a mesma visão das coisas que você. Acho que os 20 centavos foram uma gota que pingou num copo transbordando de descaso, falta de respeito, etc. O brasileiro foi aguentando os abusos e desmando dos governantes sempre acreditando que a insurgência não traria qualquer mudança. Chegou a hora de pagar pra ver! Eu realmente espero que isso seja o começo de um novo tempo, em que as pessoas sejam mais conscientes com o voto e na cobrança de seus direitos.
Exato, Gabi.
Moro na Augusta. Vi a Tropa de Choque perfilar bem em frente ao meu prédio e jogar bombas nos jornalistas e manifestantes. Uma atitude ridícula, grotesca e desproporcional. Mesmo com janelas fechadas, o gás das bombas chegou até o 6º andar (o que eu moro). Meus olhos incharam-se e a ânsia de vômito foi grande, além de uma dor de cabeça enorme. Fiquei imaginando o desespero dos meus vizinhos que têm filhos bem pequenos.
A hora que as explosões começaram pra valer, resolvi sair da janela. Fiquei com medo de levar um tiro da PM. O helicóptero da Polícia sobrevoava de maneira ameaçadora. Um governador cretino, um prefeito banana, PM despreparada e uma população revoltada. O caldo ficou realmente interessante. Que venha o caos. Eu vou adorar e apoiar.
o mesmo movimento que pede para q tudo seja filmado e registrado pede encarecidamente aos seus participantes que não sejam registrados nada sobre os cabeças do manifesto….hipocrisia???
A frase que mais me chamou atenção no texto todo foi que o estádio Mané Garrincha, que provavelmente depois da copa mal vai ser usado, custou 1,2 bilhão em verba pública.
Toda revolta é pouca.
Na verdade, já falam aqui em Brasília que ele custo 1,5 bilhão, eles estão dando a notícia da facada aos poucos.
Mas infelizmente André…de apartidário o movimeno Passe Livre não tem nada.
Sou contra os cabeças do movimento Passe Livre, mas muito a favor dos protestos anti Copa do Mundo e as vaias a nossa presidente.
Vale lembrar que manifestos de Passe Livre e Copa do Mundo partem de lideranças diferentes, mas estão sendo apoiados, principalmente pelas redes sociais, como um movimento único. Quanto a isso no momento não consigo avaliar se é bom ou ruim…
O mais bacana dessa manifestação é que está ganhando apoio de todo o país e está tomando proporções maiores do que a de R$0,20 de aumento na passagem de ônibus em São Paulo. O mais bacana é como o excesso de propaganda do governo nas maiores emissoras de tv não está surtindo efeito na população, porque a cada intervalo tem pelo menos uns 3 comerciais do governo falando que o Brasil só cresce e é o país do futuro e tal, isso me lembra guardada as proporções uma tática nazista que faziam videos com judeus sendo bem tratados as crianças felizes brincando nos campos de concentração e esses videos eram distribuídos para o mundo para dizer que eles não eram maus, foi construído até estúdio cinematográfico para as produções ficarem com uma qualidade melhor. Se você tiver alguma informação sobre os custos dessas propagandas aqui no Brasil seria bacana, porque é muito contrastante a real situação da passada nas propagandas do governo, que pra mim não passa de campanha política. Sem falar que a presidenta começa 02 anos antes da eleição presidencial a fazer campanha, como se não tivesse um país para governar.
O mais bacana é o refrigerante…
Mais um excelente artigo, Barça! Só acho que poderia haver uma aproximação dos manifestantes e dos policiais para encampar a defesa da PEC300 que prevê reforma e criação de planos de carreira e pisos salariais nacionais para policiais. Além disso setores mais conservadores da sociedade como a boa parte dos paulistanos que não andam de ônibus continuam tachando o movimento de baderna. Eles não entendem que também têm direito a não usar o carro e ter um transporte público de qualidade e com preços justos em relação aos salários pagos em nosso país. Eu só uso o transporte coletivo em São Paulo apesar de ter carro. No meu caso são linhas de ônibus com pouco movimento e percursos relativamente curtos. Quem precisa cruzar a cidade realmente sofre com a precariedade dos ônibus e a falta de educação de motoristas e cobradores! Tem que haver mesmo mobilização! Tem que haver mesmo a discussão do valor da tarifa em perspectiva com o valor dos salários brasileiros! E tem que haver por parte dos manifestantes o uso cada vez maior das redes sociais para espalhar idéias, explicar as coisas! Informar a população em contraponto aos noticiários “chapa branca” que tentam caracterizar esse embrião de movimento popular de baderna!
Indo na contra-mão (consequentemente, pro lado certo) da PM de SP, a PM de Belo Horizonte ajudou a organizar o protesto lá (que teve 8 mil pessoas), bloqueou as ruas e tudo correu perfeitamente bem. Sem briga, sem violência, sem depredação, sem gente machucada. DAÍ, o que o governo quer fazer? Responsabilizar a coronel Cláudia Romualdo por desobediência a uma liminar que proíbe manifestações durante a Copa das Confederações.
Não vi isso, vou checar. Que absurdo.
André, na sexxta-feira o governo de Minas Gerais entrou com uma liminar solicitando a proibição de qualquer manifestação nas imediações do Mineirão. Veja bem: eles pediram uma liminar para proibir um direito do cidadão que é de se manifestar… Pois bem, eles conseguiram a tal liminar, o que torna toda a história mais absurda ainda.
Nada mais me surpreende. Agora, é preciso protestar contra a liminar proibindo as manifestações.
Acho q nem Kafka poderia ter pensado em algo tão surreal quanto isso.
Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, ligou a tv e viu um policial agredindo sua própria viatura; pensou “Später betreten wir das Barcinski Blog und entdecken, was zum Teufel war das” e voltou a dormir.
E o policial que fica acuado, pois todo mundo hoje em dia tem uma câmera e só filma o que lhe convém? Ninguém fala?
Aí o policial revida os ataques que recebe e é considerado o vilão da história…
… resume-se tudo a uma questão de “quem começou”.
amiguinho, pode me dizer que p… a tropa de choque estava fazendo em uma manifestação? ou me dizer pra que existe a tropa de choque?
É só ler o primeiro parágrafo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_de_choque
Policial acuado?
Sim.
http://folha-online.jusbrasil.com.br/noticias/100560437/lincha-mata-ouviu-policial-apedrejado-durante-protesto-em-sp
Meu deus. Esse cara é totalmente fora de órbita. “policial que fica acuado” O cara está armado, logo tem de ter discernimento e bom senso. Coisas que faltam, tanto a PM de São Paulo como ao reaça aí de cima.
Quando a gente fala de confronto é por que há gente com as mesmas armas dos dois lados. O que tem acontecido nos protesto é força desproporcional e truculência por parte da PM (que é despreparada, sem dúvida)
Ops, saiu “os protesto” quando é “os protestos”
Caro colega de grêmio estudantil, leia o link que postei acime e verá só um exemplo.
* acima
Não apoio violência de PM, muito menos manifestações violentas por parte de uma “junta” de pessoas – pois o tal do “livre sei lá o quê” praticamente nunca se reuniu em assembléia. Não me representam. Não apoio. Não sou a favor.
Fato é que só sabem meter pau na PM… mas nesta história não tem ninguém santo não!
O policial não atirou. Foi um dia antes dos protestos mais violentos. Estava sim acuado, sob os gritos de “lincha, lincha”. Sacou arma, mas não atirou. Este indivíduo teve bom senso e discernimento, ao contrário de seus colegas da Tropa de Choque. Se não sacasse a arma, seria trucidado. Mas não adianta: se elogiar o bom senso do cara em não atirar, o povinho daqui vai cair matando, generalizando, dizendo que ele ameaçou “inocentes”. Para as pessoas esclarecidinhas e uspianas, PM é tudo sanguinário, corrupto e fdp. Só resta rir mesmo.
Grato pelo apoio e bom senso.
Concordo com você Felipe. Tem algumas pessoas nestas manifestações que incitam a violência, pois acreditam que desta forma a manifestação terá mais repercussão na mídia do que uma manifestação pacífica.
Brasileiro está aprendendo a manifestar… vejo até com bons olhos o que está acontecendo. Mas aconteceu de uma forma tardia e bagunçada.
Tardia pois, como exemplo os gastos com a copa, tínhamos muitos estádios – Morumbi incluso – prontos para receber qualquer copa do mundo. Utilizaram nosso dinheiro – novamente pois o próprio Morumbi foi financiado assim – para construir um estádio novo. E agora o pessoal se revolta.
E bagunçado vem desde a gestão dos coordenadores dos movimentos até os próprios participantes. O que vemos nos jornais todos os dias.
Então, já que é “tardia e bagunçada” temos que ficar quietos? Oras, dá um tempo!!! Ah, e só para constar: Não sou de movimento de grêmio estudantil (apesar de achar que isso é ótimo), sou professor mesmo!