Como dialogar com um movimento sem face?
20/06/13 22:28Quem achava que a revogação do aumento das tarifas de ônibus esvaziaria os protestos se enganou.
Quinta-feira, houve manifestações em cerca de cem cidades brasileiras. Em São Paulo foram mais de 100 mil pessoas, o dobro do maior protesto até então. Em Manaus, 70 mil; em Vitória, 100 mil. No Rio, impressionantes 300 mil pessoas.
O dia registrou a primeira morte desde que começaram os protestos – um rapaz de 18 anos foi atropelado em Ribeirão Preto, supostamente por um carro que tentava furar o bloqueio dos manifestantes.
A julgar pelas cenas de violência no Rio de Janeiro e Brasília, é um milagre que não tenha morrido mais gente.
Em Brasília, manifestantes apedrejaram e tentaram invadir o Itamaraty. Foi a cena mais tensa da semana. Em determinado momento, tentaram até incendiar a entrada do prédio.
No Rio, houve confrontos com a polícia. Algumas pessoas atacaram o Terreirão do Samba, um espaço cultural conhecido da cidade. O que o coitado do samba fez para ser atacado dessa maneira, ninguém sabe.
Tudo que sabemos é que ninguém sabe de nada.
Nas ruas, os protestos abrangem todos os temas. Um amigo disse ter visto, no Rio, alguém – certamente torcedor do meu time, o Fluminense – carregando uma faixa: “Volta, Conca!”
Não é fácil viver no Brasil: corrupção, mau uso de dinheiro público, gastos exorbitantes com Copa do Mundo, educação e saúde deficientes. A lista de queixas é imensa.
Mas, se for algum consolo para os manifestantes, duvido que hoje algum deles queria estar na pele dos governantes.
Se você é prefeito ou governador e quer tentar estabelecer um diálogo, com quem fala? Como dialogar com um movimento sem face?
As manifestações que se espalharam como fogo pelo Brasil são inéditas porque não têm uma cara. Não há um líder, uma figura que sirva de referência, um “cabeça”.
Há vários movimentos independentes, mas, com a enorme variedade de temas dos protestos, ninguém “representa” – só para usar um termo muito em voga – sua totalidade.
O que vai acontecer nos próximos dias, ninguém sabe. Prognósticos são impossíveis, porque as manifestações não parecem seguir uma lógica. Tomei um susto quando soube que, no dia depois que o prefeito e governador do Rio atenderam às exigências e diminuíram as tarifas, 300 mil pessoas saíram às ruas. Juro que não esperava tanta gente.
Dilma convocou uma reunião de emergência para sexta de manhã. Estou curiosíssimo para ver o que vai sair.
Pelé, Ronaldo e Bebeto: que desagradável…
Dentro de campo, Pelé, Ronaldo e Bebeto foram craques extraordinários. Fora dele, são uns pernas de pau irrecuperáveis, verdadeiros Manguitos, Mericas e Carlinhos Itaberás.
Não sei se os três combinaram, mas o fato é que, nos últimos dias, em meio a protestos históricos que pararam o país, o trio calafrio deu declarações constrangedoras sobre nosso futebol.
Para começar, Bebeto: membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, o ex-jogador disse à revista “Playboy” que João Havelange, que renunciou ao cargo de presidente de honra da FIFA poucos dias antes da divulgação de um relatório que comprovava que ele e Ricardo Teixeira haviam recebido propinas da empresa de marketing ISL (leia aqui), merecia “uma estátua”.
Ontem, Ronaldo Fenômeno, em seu Twitter, comentou o vídeo que circula na Internet em que ele diz: “Está se gastando dinheiro com segurança, saúde, mas sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa com hospital. Tenho certeza que o governo está dividindo investimentos”.
“Um pessoal postou um vídeo editado com declarações minhas sobre a Copa de dois anos atrás. Posso de fato não ter me expressado tão bem e a edição que eu vi na internet é bastante tendenciosa. Era outro contexto. Não é justo usar como se fosse dito essa semana”, escreveu Ronaldo.
Em primeiro lugar, o vídeo não foi editado, muito menos de forma “tendenciosa”. É um trecho de uma declaração de Ronaldo, mostrado sem cortes.
Claro que ninguém está insinuando que Ronaldo não acha importante a construção de hospitais, isso seria injusto. Mas que a declaração dele foi de uma falta de sensibilidade chocante, é fato.
Em vez de ficar reclamando, Ronaldo – que não vê conflito ético entre comentar jogos da seleção na TV Globo enquanto é membro do COL e ser dono de uma agência de marketing esportivo que gerencia a carreira de Neymar – poderia vir a público e pedir desculpas pela gafe. Vestir as sandálias da humildade seria um começo.
E Pelé? O Rei do Futebol, um “poeta, quando calado”, segundo Romário, fez das suas, ao divulgar um vídeo em que pede ao povo para “esquecer” as manifestações – que Pelé chama de “confusão” – e apóie a seleção brasileira: “Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue.”
Não sei o que irrita mais na declaração, se o tom professoral e condescendente, ou a absoluta falta de perspectiva histórica de Pelé. De qualquer forma, é uma daquelas gafes que vai ficar para a história. Quem sabe, daqui a 30 ou 40 anos, quando os resultados dessas manifestações já tiverem mudado o país para sempre, alguém assista ao vídeo e lembre: “Nossa, como falava besteira o Pelé”.
Eu como muitos daqui amo futebol, mas estou preocupado enquanto cidadão, pra não dizer discrente, com questões que passam pela incerteza sobre a relevância desses projetos para a população, a qualidade das obras, a execução e prazo de conclusão dos equipamentos, com o quase certo atraso proposital de muitas obras para evitar licitações em nome do desvio da verba pública. Por outro lado, confesso que estou ansioso para que a copa chegue e seja um espetáculo exitoso e que resulte em um novo tempo para Fortaleza, em uma copa tambem para o povo. Não esqueçamos que para isso, temos que ficar de olho e participar, reinvidicar e opinar, pois dessa maneira essa copa deixará um legado e não será somente mais uma grande oportunidade para os espertalhões e oportunistas.
Já gostei do pelé, ronaldinho e outros, com os quais me decepcionei; e não compro, nem meus parentes e amigos, nada que eles anunciem, pois pode ser igual ao anunciante, falso…È melhor “perder” uma copa/olimpíada/correlatos, onde os jogadores e outros nem sabe cantar o Hino Nacional, e ganharmos/lutarmos por um Brasil mais justo, seguro e livre da/dos corrupção/terroristas_farristas(do dinheiro público – crime hediondo pra eles…)… Futebol, mesmo de verdade de raça, parece que está acabando, só se pensa (não são todos, é claro), os mercenários e/ou egoístas enganadores, de verdade em vender produtos e/ou serviços… Mesmo assim, ainda torço, com ressalvas, por nossa seleção…Outrossim:1 – Brasileira faz protesto em inglês contra a Copa do Mundo e vídeo ganha destaque internacional=> http://jornaldabahia.net/noticias/brasileira-faz-protesto-em-ingles-contra-a-copa-do-mundo-e-video-temrepercussao-internacional/2 – Ratinho fala sobre depoimento de Ronaldo e sobre a Copa e o “valecopa”=> http://www.youtube.com/watch?v=L_8jbAi-wro&feature=player_embeddedSerá que eles sabem o que estão fazendo, a farra, com o dinheiro público e…!”…O Povo Unido Governa Sem Partido… => Democracia Direta_Pura_Digital Jaaaaá…!”=> http://www.youtube.com/watch?v=BEXOdC_YjlcAbs, Jon.
Hoje em dia com a internet temos acesso a toda e qualquer tipo de informação.
Se a pessoa estiver interessada, por exemplo, em saber com detalhes como foi a época da ditadura ela terá artigos da época a disposição, relatos dos dois lados, nomes e o histórico dos grandes personagens, como era a vida do povo, fotos, vídeos, programas de televisão e rádio da época, contexto do país, etc, etc, etc…
Você não acha que a internet é usada de forma muito superficial pelas pessoas?
Deixa eu explicar: Atualmente nas redes sociais a grande mania é repostar ou compartilhar frases de efeito como se fosse uma verdade absoluta, um santo graal, um drops de sabedoria plena a ser seguida fielmente e sem contestações.
Apenas um exemplo: um dos assuntos mais falados é sobre a PEC-37, não vou entrar no mérito se ela é nociva ou não, a minha questão não é essa exatamente, mas muita gente passa adiante mensagens contra simplesmente porque viu alguém falar que é ruim e que serve pra amordaçar o judiciário. Mas a maioria pra quem eu pergunto não entende de fato o que ela representa, apenas “viu” por aí.
Outra coisa que acontece muito, são incoerências como “A GLOBO é maldita, aliena e escraviza o povo, desligue a TV e vá ler um livro!” pra logo em seguida repostar conteúdos como “Assista esse vídeo da GLOBO e esse artigo da VEJA em que o PT é desmascarado! Assista rápido e passe adiante para o maior numero de pessoas antes que o vídeo se desintegre!”.
Você não acha que falta um pouco de bom senso pras pessoas em pelo menos ter o mínimo de interesse em pesquisar sobre certos assuntos antes de sair vomitando “verdades” publicamente?
Você não acha que estamos numa época estranha onde o que importa pra pessoa é apenas achar que faz parte de algo simplesmente por fazer, independente de entender realmente sobre o assunto e saber se concorda de fato com aquilo?
Eu to achando essas manifestações sensacionais como exemplos de que o povo pode sim mudar e reclamar da sua condição, mas essa falta de liderança e principalmente de um rumo definido parece ser reflexo dessa falta de entendimento sobre as questões.
E sobre as manifestações, infelizmente algumas pessoas estão aproveitando o momento para um “Palmeiras x Corinthians”, como um “PT x PSDB”, muita gente está colocando a discussão de uma forma muito rasa imputando a culpa pra um outro lado, e sabemos que não é isso, a cagada de todo o sistema já é totalmente inerente a partidos ou até mesmo a “ideologias”.
É isso, desculpa pelo comentário longo.
Uma presidenta que vai para a TV dizer que vai IMPORTAR milhares de Médicos para o SUS e não fala nada do que será feito para o Ensino Primário, Secundário e Superior tem é que RENUNCIAR !!!
Tem mais é que “importar” médico mesmo, já que os que tem aqui nao querem trabalhar fora dos grandes centros.
Sem falar que quando trabalham para o sistema público de saúde, fazem corpo mole, atendem mal as pessoas, faltam à plantões e agem como se o “pobre” que nao tem dinheiro para pagar um plano de saúde, fosse cidadão de segunda categoria.
oi André, off-topic com uma dica que acho que você vai gostar. Vi hoje esse documentário sobre backing vocals, com várias dessas cantoras e uma galera como sting, springsteen e stevie wonder. Tem uns trechos sensacionais, principalmente com as mais velhas, que cantaram em gimme shelter, sweet home alabama, young americans…
http://twentyfeetfromstardom.com/
A cena mais foda é quando a Merry Clayton vai no estúdio onde gravaram gimme shelter, e fica só o som da voz dela de repente. O cinema aplaudiu, sensacional.
http://www.youtube.com/watch?v=jqXyjbgs5rU
Cara, fantástico isso, não conhecia, muito obrigado pela dica…
Nem sei mais o que pensar sobre tudo isso. Tudo muito confuso. O que não deixa de ser interessante. Acho que agora só o tempo mostrará pra que serviu tudo isso.
E o que falar desses ex-jogadores de futebol? Ainda bem que o Edson sempre deixa claro que não é o Pelé.
Aliás, viu isso Andre?http://www.espn.com.br/post/337953_estatua-de-pele-em-tres-coracoes-tem-boca-tapada?timestamp=1371856830799
Pelé fez uma das declarações mais imbecis, inoportunas e desantenadas da história desse país. Sem dúvida, coisa para ficar nos anais da História, coisa para ser reproduzida em livro didático de grupo escolar. Quando vi, simplesmente não acreditava que o cara ensaiou para dizer aquilo. Foi de uma cretinice sem tamanho, mais uma no rol de asneiras ditas por Pelé.
Como aplacar a fúria da turba? Se o Governo não se mexer rápido e começar a dar respostas às inúmeras demandas, vai ficar pior.
Quanto ao Pelé, nem sei porque ainda ouvem a opinião dele.
Pessoal, temos um milhão de motivos para estar nas ruas! Está na CARA que o que queremos é que os políticos(TODOS) tenham VERGONHA na cara!
É pouco?! Eles sabem muito bem o que fazem de errado, o que roubam, que tiram vantagem, etc.
A INICIATIVA tem que vir lá de cima, ou seja, da presidente DILMA, de agir e fazer MUDANÇAS!
Não há necessidade de lideranças do povo ir explicar ITEM POR ITEM por que não estamos felizes!
Temos que explicar para ELA E O RESTO que mudanças são necessárias e urgentes?!
REFORMA POLÍTICA é tudo! Porque com a reforma política vamos passar a limpo o congresso, haverá menos corrupção, o dinheiro terá boa gestão porque teremos pessoas competentes e assim quase TUDO ficará melhor em nossas vidas como cidadãos.
ELES estao rotulando um movimento sem face, jogando na midia essa idéia,por ser muito confortável para ELES. Antes ELES nao sabiam de nada, agora, ELES nao entendem de nada.
Povo brasileiro, ensinam a ELES um bom portugues, sejam voluntários como professores, alfabetiza essa ala. Nao saiam das ruas enquanto ELES nao entenderem.
Quanto a ausencia de artistas, sério, os nossos sao tipos ervilhas. Vi nas matérias nas tvs uns poucos que nem sabiam falar porque estavam ali.
Não é hora pra diálogo. É hora de ação. O que é preciso fazer todo governante já sabe. Então pra que buscar uma liderança em meio a revolta popular? Pra fazer proselitismo ou mostrar que se indentifica com os anseios de todos? Apenas faça aquilo que é o clamor da população. O governante tem que mostrar na sua esfera de governo (município, estado ou federação) que ao menos está tendo boa vontade em resolver e acatar as necessidades urgentes desse país.
É até engraçado pensar que a sociedade, não consegue avaliar e não está preparada para a rapidez das mudanças.
A frase que o Romário disse referente ao “poeta” Pelé pode ser estendida ao Ronaldo, o Bebeto e alguns cartolas da CBF e FIFA.
E ao próprio Romário, quando afirmou que queria o Joel Santana para a seleção no lugar do mano.