Como dialogar com um movimento sem face?
20/06/13 22:28Quem achava que a revogação do aumento das tarifas de ônibus esvaziaria os protestos se enganou.
Quinta-feira, houve manifestações em cerca de cem cidades brasileiras. Em São Paulo foram mais de 100 mil pessoas, o dobro do maior protesto até então. Em Manaus, 70 mil; em Vitória, 100 mil. No Rio, impressionantes 300 mil pessoas.
O dia registrou a primeira morte desde que começaram os protestos – um rapaz de 18 anos foi atropelado em Ribeirão Preto, supostamente por um carro que tentava furar o bloqueio dos manifestantes.
A julgar pelas cenas de violência no Rio de Janeiro e Brasília, é um milagre que não tenha morrido mais gente.
Em Brasília, manifestantes apedrejaram e tentaram invadir o Itamaraty. Foi a cena mais tensa da semana. Em determinado momento, tentaram até incendiar a entrada do prédio.
No Rio, houve confrontos com a polícia. Algumas pessoas atacaram o Terreirão do Samba, um espaço cultural conhecido da cidade. O que o coitado do samba fez para ser atacado dessa maneira, ninguém sabe.
Tudo que sabemos é que ninguém sabe de nada.
Nas ruas, os protestos abrangem todos os temas. Um amigo disse ter visto, no Rio, alguém – certamente torcedor do meu time, o Fluminense – carregando uma faixa: “Volta, Conca!”
Não é fácil viver no Brasil: corrupção, mau uso de dinheiro público, gastos exorbitantes com Copa do Mundo, educação e saúde deficientes. A lista de queixas é imensa.
Mas, se for algum consolo para os manifestantes, duvido que hoje algum deles queria estar na pele dos governantes.
Se você é prefeito ou governador e quer tentar estabelecer um diálogo, com quem fala? Como dialogar com um movimento sem face?
As manifestações que se espalharam como fogo pelo Brasil são inéditas porque não têm uma cara. Não há um líder, uma figura que sirva de referência, um “cabeça”.
Há vários movimentos independentes, mas, com a enorme variedade de temas dos protestos, ninguém “representa” – só para usar um termo muito em voga – sua totalidade.
O que vai acontecer nos próximos dias, ninguém sabe. Prognósticos são impossíveis, porque as manifestações não parecem seguir uma lógica. Tomei um susto quando soube que, no dia depois que o prefeito e governador do Rio atenderam às exigências e diminuíram as tarifas, 300 mil pessoas saíram às ruas. Juro que não esperava tanta gente.
Dilma convocou uma reunião de emergência para sexta de manhã. Estou curiosíssimo para ver o que vai sair.
Pelé, Ronaldo e Bebeto: que desagradável…
Dentro de campo, Pelé, Ronaldo e Bebeto foram craques extraordinários. Fora dele, são uns pernas de pau irrecuperáveis, verdadeiros Manguitos, Mericas e Carlinhos Itaberás.
Não sei se os três combinaram, mas o fato é que, nos últimos dias, em meio a protestos históricos que pararam o país, o trio calafrio deu declarações constrangedoras sobre nosso futebol.
Para começar, Bebeto: membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, o ex-jogador disse à revista “Playboy” que João Havelange, que renunciou ao cargo de presidente de honra da FIFA poucos dias antes da divulgação de um relatório que comprovava que ele e Ricardo Teixeira haviam recebido propinas da empresa de marketing ISL (leia aqui), merecia “uma estátua”.
Ontem, Ronaldo Fenômeno, em seu Twitter, comentou o vídeo que circula na Internet em que ele diz: “Está se gastando dinheiro com segurança, saúde, mas sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa com hospital. Tenho certeza que o governo está dividindo investimentos”.
“Um pessoal postou um vídeo editado com declarações minhas sobre a Copa de dois anos atrás. Posso de fato não ter me expressado tão bem e a edição que eu vi na internet é bastante tendenciosa. Era outro contexto. Não é justo usar como se fosse dito essa semana”, escreveu Ronaldo.
Em primeiro lugar, o vídeo não foi editado, muito menos de forma “tendenciosa”. É um trecho de uma declaração de Ronaldo, mostrado sem cortes.
Claro que ninguém está insinuando que Ronaldo não acha importante a construção de hospitais, isso seria injusto. Mas que a declaração dele foi de uma falta de sensibilidade chocante, é fato.
Em vez de ficar reclamando, Ronaldo – que não vê conflito ético entre comentar jogos da seleção na TV Globo enquanto é membro do COL e ser dono de uma agência de marketing esportivo que gerencia a carreira de Neymar – poderia vir a público e pedir desculpas pela gafe. Vestir as sandálias da humildade seria um começo.
E Pelé? O Rei do Futebol, um “poeta, quando calado”, segundo Romário, fez das suas, ao divulgar um vídeo em que pede ao povo para “esquecer” as manifestações – que Pelé chama de “confusão” – e apóie a seleção brasileira: “Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue.”
Não sei o que irrita mais na declaração, se o tom professoral e condescendente, ou a absoluta falta de perspectiva histórica de Pelé. De qualquer forma, é uma daquelas gafes que vai ficar para a história. Quem sabe, daqui a 30 ou 40 anos, quando os resultados dessas manifestações já tiverem mudado o país para sempre, alguém assista ao vídeo e lembre: “Nossa, como falava besteira o Pelé”.
André, e como ficam as cidades sem cobertura de imprensa independente (exemplo: Vitória E.S.)?
Além da edição tendenciosa na cobertura dos protestos as filiais das grandes redes ainda fica empurrando “autoridades” para capitalizar com as manifestações:
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/06/noticias/cidades/1450351-tribunal-de-justica-diz-que-atos-de-vandalismo-foram-isolados.html
http://www.folhavitoria.com.br/politica/blogs/bastidores/2013/06/19/protesto-em-vitoria-ganha-apoio-da-assembleia-e-do-tribunal-de-justica.html
Quem assistir o vídeo do Pelé dentro de 30 ou 40 anos chegará a mesma conclusão que já chegamos hoje: Pelé foi um gênio dentro de campo e uma fonte inesgotável de bobagens fora dele.
A face é a do Guy Fawkes, rs. Falando sério agora: se existe uma vantagem em não ter uma face, é que a as manifestações são apartidárias. Continuo torcendo para que fique cada vez maior e que tenha clareza nos objetivos. Mas sei lá, as vezes acho que vão logo aparecer “faces” se apropriando de maneira oportunista.
Cara, eu vivo uma confusão de sentimentos. Acho legal que tenha os protestos, mas tenho medo dessa falta de rumo que dos protestos, que aliás reflete a falta de rumo da política brasileira. Uma parte de mim concorda que estamos de saco cheio e uma invasão e tomada desses prédios públicos seria a representação de uma virada na história do país. Outra parte tem medo de onde isso pode acabar, se continuar crescendo. Tá ford…
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE HUGO, AFINAL TODA MANIFESTACAO TEM QUE TER UM LIDER ( POPULAR,CIVIL) SE NAO VIRA BAGUNCA , QUEM ESTA SENDO MAIS FORTE NESTAS MANIFESTACOES , OS BANDIDOS ( BADERNEIROS ,DEPREDADORES, LADROES ) OU AS PESSOAS HONESTAS ?
Curinthia… tira a caixa alta por favor!
Simples, basta os políticos começarem a mostrar boa vontade com ações, não com palavras.
De palavras estamos cheios, de promessas, saturados.
Promessas são feita em todas as campanhas, mas nunca cumpridas.
Então, a questão é exatamente essa, chega de conversa, o povo está com o saco cheio de palavras vazias.
É hora de ação, os governantes precisam se mexer, apresentar projetos objetivos e concretos de como irão melhorar o país.
Engano seu, André. O Movimento tem face sim, aliás muitas faces. Saúde, educação, transporte, segurança pública, probidade, são algumas dessas faces. Problemas crônicos e fruto do descaso dos nossos governantes há décadas. Um dia chegaria a conta, porque a politica do “pão e circo” ficou no passado. Ninguém aguenta mais tanto desrespeito, usurpação e desfaçatez!!!
Por favor leia com atenção. Eu disse “face”, significando uma figura que represente a totalidade dos temas dos protestos. Você está dizendo o mesmo que eu: as manifestações têm tantos lados, tantas reivindicações, que é impossível encontrar uma direção apenas.
Perfeito! Não adianta os políticos e até mesmo parte da imprensa ficar dizendo que o MPL lidera o movimento. Fiquei espantado em perceber que achavam isso! Ora o MPL conseguiu mobilizar 300 pessoas no ato que deu origem a isso tudo, quando foram espancados a mando do governo paulista, e os brasileiros todos viram. A partir daí, a manifestação passou a ter caráter civil, alguns grupos sim de reivindicantes tentando conseguir a sua conquista às custas dos milhares que pela primeira vez engrossavam as suas “fileiras”. O MPL até poderia ter tomado a dianteira, mas é óbvio que a ideologia do MPL não coaduna às reivindicações dos manifestantes. Até por serem plurais e só combinarem em um pedido que pode ser resumido: Reforma Política. Ampla e profunda.
É o que me dizem as ruas também e nem é preciso estar lá para ver. Basta ver os cartazes para entender que lá há gente desde a esquerda mais radical até a direita mais extremista, passando por gente que nunca foi ligado a qualquer partido etc. Óbvio que agrande concentração de gente dá também oportunidade a bandidos, mas veja: eles também dão o seu recado. Suas atitudes são de todo modo condenáveis e criminosas, mas são alerta. E todos os cartazes dizem uma só coisa, não tão difícil de interpretar como acham os políticos: Reforma Política. Todas as reivindicações passam por ela.
Acho esse depoimento muito importante para se entender que não são apenas manifestantes liderados por grupos:
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/06/21/interna_gerais,410185/comandante-da-pm-diz-que-a-panela-de-pressao-destampou.shtml
Este tema da falta de uma ou algumas lideranças com quem dialogar é central e fico um pouco menos preocupado ao ver que o Barcinski, agora também outros comentaristas, começam a debatê-lo. Ora era óbvio que o MPL não mobilizaria os milhões que saíram nas ruas nos últimos dias. Era óbvio, só por ver os cartazes, e empresários, estudantes, arquitetos, todas as classes sociais e não apenas estudantes de escolas particulares etc., nas ruas, que 90% estava ali externando a sua própria insatisfação e tomando apenas a data marcada pelo MPL, e não a sua ideologia. E o problema de não se interpretar os manifestos como algo da sociedade civil é sério. Por que as pessoas não veem em nenhum “quadro” partidário uma opção viável. Eu que sempre fui contra anular voto, sinceramente não votaria em ninguém se hoje houvesse eleição. Eduardo Campos, Aécio, Serra, Lula, Dilma? Marina, Heloísa Helena, PSTU, PSOL? Não há em quem essa multidão votar. E nesse momento de reivindicações tão amplas nas ruas é perigoso. Importante, necessário, mas perigoso. É necessário que alguma boa “ideologia” dê esperanças a essa gente e essa boa “ideologia” não poderá ser dos partidos atuais, pois não será aceita, sabemos como todos eles se comportam atualmente. E temos na História um bom livro de leitura. Todas as vezes em que um movimento de tal tamanho e de insatisfação geral tomou conta das ruas ao longo da História, quem poderia surgir como uma boa alternativa, uma voz que calasse nos anseios dessa gente nas ruas, não soube interpretar o que se esperava que surgisse. E quem se apoderou da multidão não fez boa coisa. Che Guevara, Robespierre, Martov, Lenin, Hitler e por aí vai, não colocaram diretamente a multidão nas ruas (se é que podemos falar assim). Eles se aproveitaram do sentimento de insatisfação geral, apoderaram-se das multidão. Eles sim interpretaram rapidamente, pois em outras circunstâncias, não conseguiriam o seu intuito. E estavam atentos, portanto. Podiam até ter boas intenções, mas não são os mal intencionados os que acabam repercutindo as piores tragédias, não é verdade? São as ideias que parecem boas a princípio que depois se desdobram em coisas que não gostaríamos de ver. Então, acho bom que o povo acorde, proteste, manifeste, mas me preocupa que alguém não muito bacana, digamos, acabe tomando as multidões. E nossos políticos, além de serem incompetentes em vários outros campos e aspectos, vêm se mostrando extremamente incompetentes também em perceber tal coisa. Ainda bem que boa parte da imprensa agora percebeu!
Sobre isso de “não serem os mal intencionados os promovedores das maiores tragédias”. Ora, quando são mal intencionados, obviamente os seus meios não serão bons. Encontram dificuldade em praticar suas ideias. Os bem intencionados sim, encontram respaldo na sociedade, e acham que o seu fim é tão bom, mas tão bom, que justifica qualquer meio para concretizá-lo.
O que me incomoda em manifestações em geral é o “espírito de manada” que toma conta. A intenção pode ser boa, mas no final só vai servir de baladinha para adolescentes e para alisar o ego dos que pensam “estar fazendo alguma coisa”. Tudo mais é fantasia.
Meu medo é que a situação saia do controle e apareça algum picareta como o Sr. Joaquim Barbosa como o salvador da patria.
O povo ta revoltado. Nao tem jeito.
Quem fez baderna sao gente que a justica soltou. Q o governo nao educou. Q teve mae q morreu no hospital. Alguem q teve a irma ou esposa estuprada.
A indignacao e canalizada nessa raiva e vira depredacao. Isso e culpa da politicagem do brasil.
E preciso dar resultados para o povo.
Ate mais barca!!!
QUEM TA FAZENDO BADERNA, SAQUES, DEPREDACOES,NAO SAO PESSOAS HONESTAS ,SAO BANDIDOS MESMO,DROGADOS QUE SAEM DO BURACO ONDE VIVEM, AFINAL DONOS DE LOJAS OU COMERCIOS NAO TEM CULPA POR FALTAR HOSPITAL E A SAUDE DO NOSSO POVO ESTA JOGADO AS MOSCAS,ESTA FALTANDO LIDERES PARA ORGANIZAR ESTAS MANIFESTACOES, (DEVERIAM PEGAR ESTES BADERNEIROS ,LADROES, SAQUEADORES) E ACABAR COM A RACA DELES! AI SIM PODEREMOS PENSAR EM RESULTADOS !
O cara q depredou a prefeitura de sp era forte. Bem alimentado. Fazia academia. O pai e dono de empresa. Estudava na fmu. Ele ate disse pro delegado q no caminho ele quebrou umas lojas.
Nao de uma de alckmin q so sabe dizer: sao atos isolados.
Cara… E muito mais q isso.
Jica timao. .. E vc ainda acha q e so drogado e bandido? E um problema social muito grande. Os canais de tv tem q falar das reinvindicacoes para o brasil melhorar e chegar em resultados efetivos. O q precisa melhorar nao vou nem falar pq todo munddo ja sabe.
Ate mais brother
O povo está revoltado faz tempo, por diversos motivos… impostos, corrupção, nosso dinheiro enriquecendo políticos e leis contra o povo, falta transporte decente, faltam Hospitais, na verdade, me diga o que temos? O motivo principal de tudo isso, é que descobrimos que juntos podemos fazer alguma coisa…Falta foco, mas agora sobra vontade!
Vc tem toda razao carla. Sabe o q deixa o povo mais puto? Ver politico dizendo q nao sabe o q eles querem.
Muita incompetencia. A tv so fala da violencia mas e as melhorias? O q vai ser feito?
Ex. O aurelio miguel aqui em sp esta rico. Como? Desvio de dinheiro.
A educacao e saude recebe muito dinheiro como disse o amigo ainda a pouco. Mas o fato e que esse dinheiro nao chega para o povo. Ele e desviado.
Investigacao? Nao tem. O contingente da policia federal e quatro vezes menor se comparado a 25 anos atras. Qt aos politicos… Eles devem estar rindo da nossa cara agora.
André, o Terreirão do Samba virou um espaço da Globo para o povo assistir aos jogos da Copa das Confederações em telões.
Ah, é só isso? Não tem shows lá? Tem certeza?
Não sei se está tendo shows. Mas durante a Copa das Confederações, a Globo tomou conta. Depois, deve voltar ao que era.
E daí? Quer dizer que vamos depredar a praia de Copacabana porque a Globo faz shows lá? O Terreirão do Samba é um espaço público e tem uma tradição na cidade.
André,
ele não defendeu a depredação do lugar. Apenas registrou que a Globo tomou conta do lugar.
Pera aí, leia a frase, parece que está justificando a ação porque o lugar teria sido “apropriado” pela Globo.
Barça, por um momento quando li o título do post pensei que você estivesse se referindo a “Como dialogar com um movimento sem FACEbook”
Pode ser também!
Não seria um pouco contraditório a Presidenta – com o passado militante que tem – recriminar os atos de vandalismos?
Apesar que contradição e PT andam de mãos dadas…
O movimento não tem face, mas tem “feice”.
olha, partidários tem mais é q serem expulsos mesmo! Vão querer pegar carona agora? E não vi (pelo menos aqui em curitiba) NENHUM movimento social (apartidário) ser expulso, apenas militantes de partidos (papagaios de pirata).
E cara, um dia sem rede globo, vc sabe MUITO bem que é coisa q alguém inventou pelo facebook, que existe isso a anos, e vc sabe MUITO bem que isso não tem nada a ver com os protestos…
o movimento está perdido e os políticos também. os manifestantes não têm experiência política e os governantes não têm experiência com esse tipo de mobilização. sem lider e sem causa serão massa de manobras dos partidos, que usarão os atos para atacar um a o outro. se continuar assim, vai morrer mais gente, e, por enquanto morrerá sem causa. e os líderes precisam saber que ao entrar num confronto somos responsáveis pelo bônus e também pelo ônus.
Dizem que tem dinheiro pra Copa, mas não tem dinheiro para Saúde e Educação, né?
Vamos esfriar a cabeça e dar uma olhada no orçamento federal para 2013
Vamos aos números:
Orçamento da União:
R$ 79.331 bilhões para a Saúde em 2013
R$ 38.093 bilhões para a Educação em 2013
R$ 26.621 bilhões para a Copa desde a escolha do Brasil como sede (2007) até a realização do evento em 2014. Média, portanto, de R$ 4 bilhões por ano.
Desses R$ 26 bi da Copa, a maior rubrica, R$ 8,6 bilhões é destinado a projeto de mobilidade urbana. A razão dos protesto em São Paulo durante essa semana não é exatamente a necessidade de investimentos em um nova política de mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras?
Outros R$ 6,8 bi são para melhorar os aeroportos das cidades-sedes e há ainda investimentos em segurança, portos, telecomunicações e turismo. Investimentos que o Brasil precisa e que ficarão como benefício para a população mesmo depois da Copa. Podem atrasar, como sabemos, mas eles terao que ser feitos.
Há, contundo, R$ 7 bilhões destinados a construção e reformas de estádios (menos de 10% o orçamento da Saúde em um único ano). Vale a pena gastar esse recurso para sediar um evento como a Copa do Mundo? Não há retornos econômicos, fiscais, geração de emprego e aumento do turismo internacional? Não sei, mas esse é o verdadeiro debate.
Posso discordar da opinião dos que se manifestam contra a realização da Copa no Brasil, mas estes lutam por uma causa nobre e exercem um direito irrevogável num sistema democrático.
Dizer que a Copa é a razão dos problemas do país, que não tem dinheiro para investir em outras coisas mais importantes, é só repetir o discurso de gente mal intencionada que quer aproveitar movimentos populares justos e necessários para levar ao poder quem trata o povo com a mesma truculência da PM de SP.
Fiquem todos atentos com esses discursos fáceis. Quem quiser conferir quanto o páis gasta e como gasta existe o portal da transparência onde podem confirmar os valores expostos.
Os valores estão lá, mas eles não chegam!!! E ninguém é punido, realmente punido. Fica se esgueirando pelas brechas da lei!!!
Aqui no Rio haviam alguns bandidos infiltrados (é bem provável que tenham sido alguns marginais do Morro da Providência).
Como as manifestações estão sem comando, os bandidos estão se aproveitando da situação para depredar e saquear.
O mais deprimente foi ver alguns partidos políticos (PT, PSTU, etc) querendo tirar proveito da situação em vários estados. Será que os membros de tais partidos não percebem que eles são responsáveis por boa parte da revolta da pupulação brasileira?
Uma coisa eu digo, o negócio não vai parar por aqui.
A insatisfação do povo foi se acumulando por muito tempo. Vai ser difícil segurar tanta indignação!
CONCORDO ROBERTO, TAMBEM AXO QUE AS COISAS NAO VAO PARAR POR AI, O COMECO IDEAL DAS MANIFESTACOES E PRIMEIRAMENTE ACABAR COM A VIDA DE BADERNEIROS , SAQUEADORE, BANDIDOS PELO PROPRIO POVO, POVO QUE QUER FAZER AS COISAS HONESTAMENTE, SEMPRE TEM QUE APARECER ESTES MALDITOS EXCROTOS CONSIDERADOS SERES HUMANOS ,LUGAR DE BANDIDOS OU VERMES E 7 PALMOS ABAIXO DA TERRA!
Por favor, chega de caixa alta, ok?
Reparem… todo texto escrito em caixa alta sempre tem erros de português… vai “curinthia”… mas o caps fica né?
E já tem até gente de organizações religiosas enxergando profecias nessa onda de protestos. Uma amiga minha que segue aquela seita “Bola de Neve” disse no Facebook que uma tal de Cindy Jacobs, oráculo da tal organização, falou em março último que Deus explicou para ela que “está dando uma segunda chance ao Brasil”… Será que ela está fumando alguma coisa diferente por aí? E qual foi a primeira chance mesmo???
Fico pensando aqui comigo quando voltar a dar foco a essas manifestações. Mas como todos nós constatamos, André, não existem lideranças aparentes. Penso que esta é a hora da presidente achar um meio de conseguir a atenção de todos os grupos nas questões mais urgentes – corrupção e arbitrariedade política -, mas não sei como ela faria isso. Estava otimista até agora, mas com o rumo que as coisas andam tomando…
como voltar a dar foco*
Ontem fiquei acompanhando a transmissão da Pos-TV da manifestação da Paulista.
Foi uma das experiencias mais bizarras que já vi. O pessoal com uma câmera ficava entrevistando os manifestantes.
O relevante: 80% das pessoas não faziam a mínima idéia do que estavam fazendo ali. Diziam que a Dilma tinha mandado aumentar os ônibus e bater em manifestantes (esqueceram quase completamente do Haddad e do Alckmin) e tranformaram a presidenta numa numa pessoa onisciente em todas as cidades e estados. Quase todos eram brancos classe média. Pouquíssimos negros. Um dele apanhaou de skinheads que tomaram sua bandeira do movimento negro. A maioria da molecada se comportava como se estivessem em uma balada. Babuciavam algo genérico como “corrupção” e entornavam uma latinha de cerveja (que era vendida a 6,00 ou 2 passagens de ônibus).
Perguntados sobre o fato de ser um movimento apartidário todos aprovavam, mas quando tinham que dizer o que poderia substituir os partidos diziam “nâo sei” ou até sugeriam a volta da ditadura (assim ninguém precisaria ter o incomodo de votar em partido algum…).
Foi dai para o pior! O pessoal do Pos-TV prometeu editar e publicar essas “entrevistas” no yotube. Não deixem de ver.
Uma das melhores foi uma garota ao perceber esse papo de volta da ditadura disse: “até que seria uma boa, voltaríamos a ter aulas de OSPB nas escolas e essa gente entenderia para que serve um partido politico. Só que não.”
Verdade, tá um verdadeiro samba do manifestante doido.
Mas André, em 92 contra o Collor também não foi assim? Eu tava no colegial, e preocupado em passar no vestibular, mas tinha uma cacetada de conhecidos que ia nas manifestações para “zoar”, matar a aula e pegar “as mina” cara pintada.
No geral, boa parte dos “manifestantes” não tem muita consciência do que tá rolando, mas acabam sendo importantes para fazer número.
Claro que foi assim. Mas em 92 havia uma agenda mais clara: derrubar o Collor. Em 84 também: eleições diretas.
Sim, eu sei e concordo, mas o que estou colocando é que, mesmo tendo ocorrido uma agenda clara, a boa parte das pessoas não está nem aí, quer festa mesmo, ou não sabe exatamente do que se trata.
Só para corroborar com isso, basta ver a conversa que tive com a recepcionista e a secretária no escritório hoje cedo.
Elas estavam preocupadas em como chegar em casa hoje, porque tem manifestação marcada para fechar a Radial Leste.
O namorado de uma delas disse que ia para se manifestar contra PEC 37, que segundo ele era uma medida para impedir a reeleição de deputados corruptos. Ou seja, confundiu PEC 37 com o Ficha Limpa, (que nem dá pra dizer que é só contra corruptos).
E longe de mim as culpar. Como você mesmo disse é muita reivindicação sem agenda clara.
Prezado Barcinski
A face deste movimento chama-se BRASIL, e ele não quer discussão, quer soluções que já eram para ser dadas há anos. Quer saúde digna, escola digna, professores respeitados, tarifas compatíveis com os salários
à tempo- Ronaldo, Pelé, e Kaká tomam 3 ônibus ainda de madrugada para ir ao trabalho? idem para voltar?
Barcinski, bom dia. Voce já pensou em ir pra rua pra manifestar também?
Já, mas fica difícil com um bebê. Estão marcando uma manifestação aqui na nossa cidade. Se for num horário possível, vamos conferir.
Se rolar qual vai ser o cartaz?…Meu passatempo agora é ler os cartazes, parecem frases de parachoque de caminhão. O pessoal estão criativos…
Se O Ronaldo se preocupasse mais com a construção de hospitais, quem sabe o namorado dele não teria morrido de aids, e os dois ainda estariam juntinhos né?
Barça….posso ter interpretado mal, mas as manifestações e confusões as quais o Pelé se refere no vídeo não são em relação às vaias da torcida nos estádios contra as más atuações da seleção brasileira que aconteceram antes da Copa das Confederações ???
Acho que não, hein?
cara tá foda é a cobertura da imprensa tentando ressaltar só a parte violenta do protesto mais sem dizer os motivos do ato de violência. Fui ontem a passeata em Salvador a truculência da policia estava sem igual. mas essa parte ninguém tá mostrando, e ficam com editorias pedindo não violência. Outra coisa são os dados das pessoas na rua, ontem em Salvador tinham quase 60 mil pessoas e a imprensa dizem que só teve 20 mil. Segundo dados da PM, elmbremos que a PM no Rio de Janeiro na segunda passada disse que tinha 10 mil enquanto tinha 100. E toda essa forma de manipulação de só mostrar os confrontos como a Globo vez ontem ao vivo é foda.
Veja essa imagem daqui ontem em Salvador que não irá passar nos jornais.
https://www.facebook.com/photo.php?v=205892369561267
Nunca antes o face foi tão importante para a face.
Cara, que tristeza essas declarações.
Ronaldo, se mostra como como um oportunista de mão cheia (quando jogava isso era bom), mas como justificar tantas ocupações tão conflitantes?
Bebeto, se mostra alienado, nem precisa dizer mais.
E o Pelé, o que dizer? Anos e anos de declarações equivocadas. Será que não como tem ninguém para aconselhar e revisar o que ele diz antes de divulgar?
Obviamente, em tese, ninguém precisaria de um assessor para lhe ensinar o que falar (e acho isso uma hipocrisia danada), mas o Edson, depois de tantas caneladas, não contratou um “media training” porque?
O chato é ver hoje as emissoras, principalmente a GLOBO dando ênfase gritante às badernas e quebradeiras ocorridas ontem. Se bem que os baderneiros estavam mais “focados” por assim dizer, em destruir do que os manifestantes com respeito às suas reivindicações. Acho que agora é a hora de derrubar essa infame PEC 37!!!
Bom, mas vc queria o quê? Viu as imagens de como ficou o centro do Rio?
Sem dúvida! De exceção a baderna virou regra na cobertura, justamente pelos estragos causados. Lamentável.
O pior de tudo é ver o tom autoritário da maioria que está na rua hoje: simplesmente não querem que outros expressem sua opinião. Expulsaram partidários (que fossem eles quais fossem) e militantes de MOVIMENTOS SOCIAIS das passeatas! É essa a democracia que eles querem? Os “patriotas” não conhecem nem a Constituição do país. Muitos desses são os que pediam paz e gritavam “sem violência” há uns dias atrás! Agora tem um protesto agendado pelos “engajados”, digno de pena: “Um dia sem Rede Globo!” Uau! Quanto sacrifício!
Cleber, aqueles que foram hostilizados ontem eram oportunistas rasteiros que quiseram pegar carona num movimento que conseguiu sim uma vitória importante, que foi a redução do preço das tarifas de transporte em vários locais. À parte as condenáveis depredações e furtos ocorridos em algumas cidades, é bom ver o povo brasileiro sair às ruas, sem a tutela de partidos e entidades financiadas pelos governos de ocasião, para mostrar a essa politicalha provinciana e descarada que nem todos estão alheios aos desmandos e roubalheiras perpetrados por governos ineficientes e por um poder legislativo omisso e totalmente subserviente ao executivo.
Barça, olha o Romário… mandou bem demais!!! https://www.facebook.com/photo.php?v=534510186597749
Mandou sim. Mas o cara é deputado, não está numa mesa de bar e poderia falar com um pouco mais de educação e sobriedade.
Putz, ia falar isso mesmo. Já pensei isso várias vezes, ele tá certo no conteúdo, mas peca pela forma.