Como dialogar com um movimento sem face?
20/06/13 22:28Quem achava que a revogação do aumento das tarifas de ônibus esvaziaria os protestos se enganou.
Quinta-feira, houve manifestações em cerca de cem cidades brasileiras. Em São Paulo foram mais de 100 mil pessoas, o dobro do maior protesto até então. Em Manaus, 70 mil; em Vitória, 100 mil. No Rio, impressionantes 300 mil pessoas.
O dia registrou a primeira morte desde que começaram os protestos – um rapaz de 18 anos foi atropelado em Ribeirão Preto, supostamente por um carro que tentava furar o bloqueio dos manifestantes.
A julgar pelas cenas de violência no Rio de Janeiro e Brasília, é um milagre que não tenha morrido mais gente.
Em Brasília, manifestantes apedrejaram e tentaram invadir o Itamaraty. Foi a cena mais tensa da semana. Em determinado momento, tentaram até incendiar a entrada do prédio.
No Rio, houve confrontos com a polícia. Algumas pessoas atacaram o Terreirão do Samba, um espaço cultural conhecido da cidade. O que o coitado do samba fez para ser atacado dessa maneira, ninguém sabe.
Tudo que sabemos é que ninguém sabe de nada.
Nas ruas, os protestos abrangem todos os temas. Um amigo disse ter visto, no Rio, alguém – certamente torcedor do meu time, o Fluminense – carregando uma faixa: “Volta, Conca!”
Não é fácil viver no Brasil: corrupção, mau uso de dinheiro público, gastos exorbitantes com Copa do Mundo, educação e saúde deficientes. A lista de queixas é imensa.
Mas, se for algum consolo para os manifestantes, duvido que hoje algum deles queria estar na pele dos governantes.
Se você é prefeito ou governador e quer tentar estabelecer um diálogo, com quem fala? Como dialogar com um movimento sem face?
As manifestações que se espalharam como fogo pelo Brasil são inéditas porque não têm uma cara. Não há um líder, uma figura que sirva de referência, um “cabeça”.
Há vários movimentos independentes, mas, com a enorme variedade de temas dos protestos, ninguém “representa” – só para usar um termo muito em voga – sua totalidade.
O que vai acontecer nos próximos dias, ninguém sabe. Prognósticos são impossíveis, porque as manifestações não parecem seguir uma lógica. Tomei um susto quando soube que, no dia depois que o prefeito e governador do Rio atenderam às exigências e diminuíram as tarifas, 300 mil pessoas saíram às ruas. Juro que não esperava tanta gente.
Dilma convocou uma reunião de emergência para sexta de manhã. Estou curiosíssimo para ver o que vai sair.
Pelé, Ronaldo e Bebeto: que desagradável…
Dentro de campo, Pelé, Ronaldo e Bebeto foram craques extraordinários. Fora dele, são uns pernas de pau irrecuperáveis, verdadeiros Manguitos, Mericas e Carlinhos Itaberás.
Não sei se os três combinaram, mas o fato é que, nos últimos dias, em meio a protestos históricos que pararam o país, o trio calafrio deu declarações constrangedoras sobre nosso futebol.
Para começar, Bebeto: membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, o ex-jogador disse à revista “Playboy” que João Havelange, que renunciou ao cargo de presidente de honra da FIFA poucos dias antes da divulgação de um relatório que comprovava que ele e Ricardo Teixeira haviam recebido propinas da empresa de marketing ISL (leia aqui), merecia “uma estátua”.
Ontem, Ronaldo Fenômeno, em seu Twitter, comentou o vídeo que circula na Internet em que ele diz: “Está se gastando dinheiro com segurança, saúde, mas sem estádio não se faz Copa. Não se faz Copa com hospital. Tenho certeza que o governo está dividindo investimentos”.
“Um pessoal postou um vídeo editado com declarações minhas sobre a Copa de dois anos atrás. Posso de fato não ter me expressado tão bem e a edição que eu vi na internet é bastante tendenciosa. Era outro contexto. Não é justo usar como se fosse dito essa semana”, escreveu Ronaldo.
Em primeiro lugar, o vídeo não foi editado, muito menos de forma “tendenciosa”. É um trecho de uma declaração de Ronaldo, mostrado sem cortes.
Claro que ninguém está insinuando que Ronaldo não acha importante a construção de hospitais, isso seria injusto. Mas que a declaração dele foi de uma falta de sensibilidade chocante, é fato.
Em vez de ficar reclamando, Ronaldo – que não vê conflito ético entre comentar jogos da seleção na TV Globo enquanto é membro do COL e ser dono de uma agência de marketing esportivo que gerencia a carreira de Neymar – poderia vir a público e pedir desculpas pela gafe. Vestir as sandálias da humildade seria um começo.
E Pelé? O Rei do Futebol, um “poeta, quando calado”, segundo Romário, fez das suas, ao divulgar um vídeo em que pede ao povo para “esquecer” as manifestações – que Pelé chama de “confusão” – e apóie a seleção brasileira: “Vamos esquecer toda essa confusão que está acontecendo no Brasil e vamos pensar que a seleção brasileira é o nosso país, é o nosso sangue.”
Não sei o que irrita mais na declaração, se o tom professoral e condescendente, ou a absoluta falta de perspectiva histórica de Pelé. De qualquer forma, é uma daquelas gafes que vai ficar para a história. Quem sabe, daqui a 30 ou 40 anos, quando os resultados dessas manifestações já tiverem mudado o país para sempre, alguém assista ao vídeo e lembre: “Nossa, como falava besteira o Pelé”.
André o que de pior pode acontecer e que realmente eu não sei responder é se o movimento foi cooptado pela direita, ou isso é estratégia da esquerda em alienar ou depreciar o movimento.
Disseram que na passeata de ontem dia 21/06- havia skinheads na manifestação e que eles atacaram gays e negros, mas eu estava com várias pessoas, e juro que na área que eu estava(quase entre Augusta e Paulista) não vi absolutamente nada, e no meio de nós estavam várias pessoas com guarda-chuvas em cor de arco-íris, e várias pessoas de cor negra inclusive muitas pessoas gritando palavras para a comunidade Afro e ouvi muitos xingamentos e pedidos de prisão para Marcos Feliciano. A pergunta é a seguinte já que você é jornalista e melhor informado. Existe alguma chance do movimento ser tomado pela ala radical da direita e exigir um Impeachment da Presidenta Dilma?
Ps.: Vi algumas pessoas gritando fora Dilma mas eram bem poucas pessoas mas nunca eram acompanhadas em coro.
Ps2:. Acho que um Impeachment de Dilma nessa altura do campeonato seria nefasto para a nação e para a democracia. Ou estou errado?
Boa tarde André,
Assim como você também esperava o resultado da reunião da Presidente Dilma, e acabo de ler na internet que não tem resolução ou ação quanto as manifestações.
Ou seja o continua tudo como está.
O (des)governo estava acostumado a não ter de se preocupar com esse tipo de atitude que não sabe como fazer absolutamente nada.
Parabéns pelo excelente texto.
E que face você queria que tivesse? A de um partido vermelho? Fuck partidos!
João, numa boa, deixe de ser bobo. Eu dizer que não tem face não quer dizer que sugiro isso ou aquilo.
Pessoal, deixem de dar ibope para esses caras. A melhor resposta para essa imoralidade politica em nosso pais e de conchavos, é mostrar que eles nao fazem diferenca para nos. O povo têm sim que ir para a rua, têm sim que continuar lutando pelos seus direitos e dignidade. Esses PaTriotas , estao achando que vao conseguir implantar uma Venezuela por aqui. Nos nao deixaremos. O reinado MARÍTIMO deles , estao virando um tsuname.É sendo envenenados pelo próprio veneno.
Os três jogadores, todos ligados umbilicalmente à organização dessa copa imunda no Brasil, são uns boçais, alienados e típicos representantes de uma das classes mais burras e frívolas do Brasil: a do jogador de futebol.
Quanto ao Ronaldo, especificamente, nunca me esqueço que já de há muitos anos, eu dizia que esse era um dos sujeitos mais arrogantes de que se tinha notícia. Eu era chamado de maluco. O povaréu, a imprensa esportiva e a mídia em geral o idolatravam por seu futebol (e até pelo futebol que não jogava), mas também por sua suposta humildade. Acontece que ele dizia as maiores barbaridades, só que falando naquele jeito lá dele, baixinho, arrastado, quase dormindo, então, uma patuléia estúpida que já perdeu a noção do sentido das palavras e interpreta o mundo observando gestos e tom de voz, mimavam o sujeito como se ele fosse de uma humildade sem par. Está aí.
Tribunal do feicebuque como diz Tom Zé.
Salvador a cobertura da imprensa baiana é de dá nojo, como diria o velho McLhuan o feicebuque é a mensagem.
https://www.facebook.com/photo.php?v=4497792137644&set=vb.1675600871&type=2&theater
https://www.facebook.com/photo.php?v=479729405442736&set=vb.100002170423184&type=2&theater
O POVO CANSOU, DA POLITICAGEM, DA CARTOLAGEM DO FUTEBOL, DA INDÚSTRIA CULTURAL, QUE ENGORDA SUAS CONTAS, DE EMPRESÁRIOS, BANQUEIROS, ENQUANTO OS TRABALHADORES ESTÃO SEM RECOMPOSIÇÃO SALARIAL HÁ DECADAS, APOSENTADORIAS ACHATADAS E PRIVATIZADAS, SEM SERVIÇOS PÚBLICOS DECENTES, NÍVEL ELEVADÍSSIMO DE INDIVIDAMENTO, O QUE VEM COMPROMETENDO EM ÍNDICES ALARMANTES A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS APOSENTADOS E TRABALHADORES ATIVOS. EU TENHO VERGONHA ABSOLUTA DOS REPRESENTANTES DOS PODERES DO MEU PAÍS E ELES NÃO ME REPRESENTAM. 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO JÁ E O DINHEIRO DO PETRÓLEO PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SAÚDE E NÃO PARA GASTAR EM ESTÁDIOS E MEGA EVENTOS!!!
Numa boa, é o último comentário em caixa alta, ok?
E pra onde você vai, o assunto é sempre o mesmo: Manifestações pelo Brasil.
Não tem pra onde correr, é o tema do momento. É polêmico, é discutível, é estranho.
Ninguém sabe muito bem o que é. “É a manifestação do descontentamento do brasileiro”..Ok,é sim, mas e ai? O que a gente faz com isso?
O povo foi as ruas, mostrou que não concorda com as atitudes dos governantes. Governantes estes que o povo votou, que o povo escolheu.
Ah, você anulou seu voto? Parabéns por ficar em cima do muro e não usar o seu direito de escolher quem vai te representar, quem vai defender os seus direitos.
Voltando à manifestação. Que bonito o povo na rua, que bonito. Bonito seria se tivesse planejamento, se tivesse direcionamento. 1 milhão de pessoas na rua gritando pelo que? Por direitos.
Mais uma vez, ok. Que direitos? Eu tentei entender, juro que tentei, mas a unica coisa que eu entendi foi o descontentamento e ponto.
A intenção é linda, mas não se muda nada só com a intenção.
Vejo um monte de gente indo pras ruas pra usar cartaz com frase de efeito e postar foto no facebook, porque é muito descolado.Vejo um monte de gente dizendo que a mídia está manipulando informações, mas se guia por informações passadas por um grupo que NINGUEM sabe de onde surgiu ou quais são os reais objetivos.
Será que quem você acredita querer mudar o mundo não está te manipulando também? Uma mentira bem contada vira uma bela verdade, e com a velocidade que as coisas são divulgadas na internet, tudo vira fato em questão de segundos.
Você vê objetivo nisso tudo? Eu não. Se invadirem o Congresso, a Assembleia ou a Prefeitura, vão fazer o que lá? Quebrar tudo, trancar as pessoas em uma sala e fazê-las ouvir? Ou tomar o poder e nomear um sem face como novo lider?
Todo mundo quer um mundo mais justo, mas vamos conseguir assim? A cada dia mais pessoas vão a rua e mais prejuizos são somados..E quem vai pagar? Você,eu e todo mundo.
Exemplo prático: Lembram quando os Power Rangers destruiam a cidade pra salvar a cidade? Estamos nesse ponto.
Aí vem a maxima do “a midia transforma os manifestantes em vândalos”. Eu não preciso de mídia pra ver o estado que as ruas ficaram..Eu não preciso de mídia pra saber que a desordem se instalou. E também não sou idiota pra generalizar:90% das pessoas estão ali pra protestar e acabam sendo ofuscadas pelo barulho dos acéfalos.
E os tais dos 5 objetivos que circulam por ai? Bom, eu não lembro de nenhum pleibiscito sobre isso. Alguém te perguntou? E lá vamos nós mais uma vez compartilhando imagens bonitinhas com frases de efeito.
Pra onde isso tudo vai? Onde vocês, eles, nós queremos chegar com isso tudo? Como conquistar objetivos que ninguem sabe quais são?
Vamos lá. Vamos ser originais e virar caras pintadas. Vamos pedir o impeachment da presidente, do governador, do prefeito ou de quem quer que seja. Vamos invadir as sedes dos governos.
Vamos fazer o que com tudo isso?
É uma multidão, gritando cada um por si. Não tem unidade. Não tem estratégia. Não tem questionamento.
A população tem o poder, mas não sabe o que fazer com ele.
Faço minhas as suas palavras
Em passado recente, tiveram várias passeatas contra a corrupção nas capitais, pacíficas, NINGUEM deu a menor bola: imprensa, políticos, etc. Nada justifica a violência nem vandalismo, mas não podemos esquecer de que vivemos em um país em que a educação necessita de melhorias com urgência, o que aliás é uma das principais reivindicações.
Desculpem, faltou vírgula depois de “corrupção”, o que mudar o sentido da frase.
Esse comentário da Amanda foi o que de mais lúcido eu li durante todos esses dias de “manifestação”. Muito bom. Eu só discordo da parte que diz que não devemos anular o voto (eu ainda acho que a melhor maneira de protestar seria realizar algo parecido com o que o Saramago bolou em “Ensaio sobre a lucidez”).
André, não sei no que vão dar esses protestos todos (se é que vai dar em alguma coisa), mas o “hino” já está garantido: http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2013/06/1298944-latino-diz-que-vai-criar-video-com-musica-da-futura-reforma-politica.shtml
Cada época tem o Sergio Ricardo que merece.
Esse Latino é uma besta mesmo: http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2013/06/1298944-latino-diz-que-vai-criar-video-com-musica-da-futura-reforma-politica.shtml
A crise está entre Democracia Representativa e Participativa na CONSTITUIÇÃO do BRASIL? Apesar dela, acabaram por criar uma “Democracia Capitalista Perversa”, de economia de mercado, aos moldes dos EUA e CIA. Grande arapuca dos nossos antepassados! Como aceitar um grupinho de reizinhos mandando e escravizando 200 milhões de brasileiros? Sendo assim, trata-se de “Servidão Voluntária”. A Constituição Federal, já em seu artigo 5º mostra as suas Contradições e UTOPIAS: “SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE ÀS LEIS”. É Evidente que Vivemos num País Completamente Desigual em DIREITOS E CONDIÇÕES… Democracia já no sentido etimológico, originária do Grego, significa “demos” = Povo e “cratos” = Força, Poder e por extensão governo. Aristóteles definiu-a como o Governo do Povo. Abraham Lincoln acrescentou a expressão para o Povo, todo ele Voltado para o Povo”. Democracia de Fato e de Direito é a que pretende dar a Todos Cidadãos, Iguais Possibilidade de Participação na Gestão da Coisa Pública e de Interesse Público, para significar que Somos Iguais Perante as Leis e Temos Liberdade de Agir, Dentro da Coletividade, Desde que Não Violemos o Direito dos nossos Semelhantes.
“OS DESGOVERNOS BRASILEIROS e Forças de Segurança Nacional” deveriam, neste momento, aproveitar para fazer sua Autocrítica! Considerando que no Brasil Não Comercializa Armas, Não Produz Drogas e etc…, então como é que entra tanto CONTRABANDO NO PAÍS, SE AS NOSSAS FRONTEIRAS ESTÃO SOB A RESPONSABILIDADE E GUARDA DA MARINHA, DA AERONAUTICA, DO EXERCITO, DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, DA POLÍCIA FEDERAL, DAS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL? O Povo do RIO DE JANEIRO não para de se perguntar como é que Entra no Estado e Chega às Ruas, Favelas e Morros do Rio Drogas e Armas pesadas, Nos Levando a Formas e Índices de Violência Inaceitáveis, a começar pelas INSTITUCIONAIS? Só podemos crer na possibilidade de “CONIVÊNCIA OU INCOMPETÊNCIA DAS ALTAS PATENTES E DOS PODERES CONSTITUIDOS” que, certamente, estão protegidos por um aparato de segurança em suas Mansões, em Caríssimos Condomínios em MYAMI BECH, EM CARROS BLINDADOS, JATINHOS… Não fosse assim, seria como a guerra do cupim com as formigas: Os Próprios “BANDIDOS” fariam o controle Biológico deles mesmos!
Além da IMPUNIDADE, a palavra de ordem dos três “poderes” tem sido: a Desqualificação dos Serviços, dos Servidores e a Penalização dos Usuários dos Serviços Públicos, CONTRARIANDO OS BILHÕES DE REAIS(DINHEIRO PÚBLICO) GASTOS COM AS CONFERÊNCIAS POR TODO O BRASIL, QUE REJEITOU TODAS AS FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE(14ª CNS) E DA EDUCAÇÃO(OBRIGANDO VÁRIAS ENTIDADES A MOVER VÁRIAS AÇÕES CONTRA OS GOVERNOS NO MP E NO STF), com o objetivo de entregá-los as “ONG, ONCIPS, FUNDAÇOES DE DIREITO PRIVADO, EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES(EBSERH) E AS SUBSIDIÁRIAS DE SERVIÇOS… que ganham RIOS de Dinheiro Público(para alimentar esse sistema não há limites de gastos), pagando “Salários Miseráveis aos Profissionais que são obrigados a se submeter. São Tão Caras de Pau que, quando Fazem as Barbas ou se Depilam, Enchem os Lavatórios e os Ralos de Serragem!…
Indo Além dos “Meios de Incomunicação de Massa”! Quem estava em casa no Rio, pode observar claramente que o objetivo principal da força policial não era o de proteger os Cidadãos(um mar de Brasileiros de águas claras) que, ordeiramente, caminhavam em direção ao prédio da prefeitura e seguiria, talvez, até os limites permitidos da praça da Bandeira. Seu objetivo principal foi impedir, contrariamente o que se viu em Brasília e outros Estados, a caminhada pacífica ao seu destino, sabedores que em todos os poderes do Estado há uma “Melícia Infiltrada” e que eles, mais uma vez, não deixariam de utilizá-la como bucha para impedir os protestos que, na realidade querem “O FORA DILMACABRALPÃESXODB…” E O FIM DE TODAS ÀS MORDOMIAS DOS TRÊS PODERES. Para mantê-las, tem dinheiro pra tudo. Já para as POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS PARA TODOS NÃO! Desde do 1º DESGOVERNO LULINHA “PAZ E AMOR” há uma campanha sistemática de desrespeito aos Aposentados, trabalhadores…
A coisa perdeu o sentindo! Tem gente que só quer o caos, guerra civil, sei lá o quê. Quanto pior melhor! Não reclamem quando a população (aquela que não foi nos protestos) sair nas ruas pedindo o Exército. Foi assim em 1964, os milicos só deram o golpe porque o povo pediu nas Marchas por Deus e a Liberdade.
O “saco do povo” estourou….. Demorou muito! Pode ser que Hoje eles não saibam realmente o porque do movimento, mas estão incomodando e muito num momento em que o Brasil quer mostrar “como somos cordeirinhos” e faremos a copa e as olimpíadas bem bonitinhos. Seria ótimo ver a Copa das Confederações sair daqui e mostrar ao mundo e ao Brasil REAL que “paiszeco” nos tornamos.
O movimento tem face sim. A face cansada do povo brasileiro. Cansada de tudo que existe de ruim. Má representação política, má administração do dinheiro público, má … má … má! Daqui a pouco surge uma liderança para haver diálogo. O movimento nasceu espontâneo. De dentro do coração. Com calma novas lideranças surgirão, aquelas que finalmente vão colocar nosso País no caminho da grandeza, sem corrupção. É só esperar, e, por enquanto, curtir esse cívico ardor de cidadania de um povo que, finalmente, resolveu cobrar dos ParTidos o que se esperava deles desde o início.
Novas lideranças que roubarão, sacanearão, etc..
O que temos é fruto da nossa sociedade: Corrupta, sacana, etc..
Caso venhamos a eleger novos representantes, serão iguais aos que estão aì, pois sairão da nossa sociedade.
Não tem jeito. NÓs nos estragamos ao longo da trajetória e para nos modificarmos é preciso um longo tempo, onde a educação seja prioridade absoluta.
Vejam só o nível das Teorias ops,Porcarias da Conspiração.
Estão dizendo no RS,que o Tarso Genro mandou a Brigada
Militar proteger a sede da RBS na Av.Ipiranga por causa de
que eles-Tarso e os Sirotsky,donos da RBS-são judeus.
Como diz o Silvio Luiz:Minha Nossa Senhora!!!kkkkkkkkkk
Por falar em cartazes surreais, confesso que ri muito de um que pedia meia-entrada na Vila Mimosa.
Os governantes fingem que não sabem com a esperança que tudo volte ao normal. Moro em um cidade pequena de 10.000 habitantes
A politica é disputada entre duas facções a décadas, quando um entra emprega todos seus amigos, o dinheiro arrecadado e verbas ganhas na esfera federal e estadual são gastos com folha de pagamento, projetos decididos a uma mão e shows para manter os jovens satisfeitos. Sabemos que há corrupção e é impossível comprovar devido há prestações de serviços fantasmas e preços pagos acima do mercado, mas tudo aprovado por processos licitatórios e tribunal de contas. Sem contar os inúmeros favores a amigos e apoiadores de campanha.
Agora pensem isto em maior escala pelo Brasil inteiro.
Só indo as ruas para acabar com isso!!!!
Não estou surpreso com as declarações de nossos ex-craques. Afinal, estão apenas defendendo o dele$.
Enquanto a mais esta declaração infeliz do Pelé, eu digo: Dá-lhe Maradona!
Todos deviam seguir o exemplo do Robertão Carlos: omitam-se, pra não dizer bobagens e vão cuidar das suas fortunas
Os vídeos que circulam pelo “seu tubo” mostrando a caçada da polícia carioca a qualquer um que estivesse na rua, ou desse a cara para ela são auto-explicativos. Deseinfetar a cidade para o COI e para a FIFA
André, vc viu a foto que o Maradona postou a respeito das manifestações no Brasil? Ele está segurando um cartaz em que diz estar ao lado do povo brasileiro e, abaixo, manda duas “hashtags”: #CambiaBrasil e #FueraPelé. Achei sensacional.
É fake.
Movimento sem face = movimento apartidário. Por isso que é perigoso uma manifestação sem partido(s) , com manifestações anárquicas e sem direção. Pessoas que nunca marcharam em um protesto estão batendo em pessoas que carregam bandeiras de militâncias do PSOL e PSTU. Isso é ridículo.
Ridículo é partido oportunista querer pegar carona na história. Vocês inflamaram o MST a promover desordem no campo roubando gado, destruindo benfeitorias, máquinas, e ainda fazem o trabalho sujo que o PT não tem coragem de assinar. Vocês sim são ridículos, vocês sim não têm identidade própria, pelo contrário, são um bando de retrógados a serviço de um pensamento arcaico e falido, que fracassou no mundo inteiro, mas que aqui no brasil, infelizmente, consegue sobreviver á custa da ignorância do povo.
“Pensamento retrogrado e falido “. Tá falando do neoliberalismo extinto em 2008 ?
Para quem não sabe o pessoal do MST é contratado e assalariado. Seu patrão é o comunismo, fascismo, socialismo, etc.
Este pessoal NUNCA viu uma enxada ou um saco de milho!!!
Acredito que a insatisfação está mais ligada ao COMO O DINHEIRO É GASTO do que à finalidade. Esse mesmo povão entrou em delírio de grandeza quando achou que ia virar o centro do mundo com Copa e Olimpíada.
Voto no QUEEN pra trilha sonora. Vou pras manifestações. Tirei o Queen da prateleira. “I want it all” e “We will rock you” nunca fizeram tanto sentido!! Contra Feliciano “I want to break free”. Mas pra Copa não acharia ruim deixar de ouvir “We are the Champions”, a não ser que isso signifique ter esgoto em todas as casas, daí dá até pra cantar!
Quem conhece Queen sabe que “We are the campions” está para o Feliciano mais que “I want to break free”…
Black Sabbath – The Mob Rules – é a trilha certa !!
É óbvio que os 3 patetas estão faturando com essa farra de dinheiro público da Copa. Mostra bem o lado mercenário deles.
São ovelhas procurando um novo populista. O estilo Lula cansou, querem outro safado que vá dar o “bolsa-tudo”. No Brasil tudo muda para continuar o mesmo. Vejo empresários tendo seus investimentos destruídos, vejo trabalhadores que não conseguem voltar para casa depois do dia de trabalho e adolescentes praticando a masturbação cívica, porque na prática seguem animalescos. OS POLÍTICOS CONTINUAM MUITO BEM, OBRIGADO, GASTANDO MUITO, FREQUENTANDO EVENTOS COMO VIPS, VIAJANDO O MUNDO INCLUINDO A RÚSSIA E DESAPARECENDO QUANDO MAIS SE PRECISA DELES.
André, uma coisa que notei é a total ausência da classe artística – especialmente os músicos – em depoimentos. Chico, Caetano, Gil… todo mundo de bico fechado! Muitos, claro, por ter laços com o governo atual, mas mesmo os artistas mais jovens parecem não ter tomado “o pulso” da sociedade, do seu público. Para um movimento iniciado por estudantes, nem as bandas de forró universitário conseguiram vislumbrar essa insatisfação em seu público! O hit parade nacional, se analisado nos últimos meses, é a trilha sonora da conformidade, tanto que o povo nas passeatas recorre a entoar hinos socialistas e slogan da Fiat, tamanho o abismo entre a classe artística e povo. O artista tem que ir aonde o povo está…
Verdade. Vi até ex-BBB nas ruas, mas nada da MPB…
Marcos,se algum artista participasse deste movimento,o
Emir Sader e o Flávio Gomes diriam que estariam a serviço
do PSDB e o Reinaldo Azevedo diria que estariam a serviço
do PT.Comparar com as Diretas não dá.Até porque,não
tem mais URSS e Muro de Berlim pra justificar.O André já
cansou de escrever aqui sobre os artistas que vivem as
custas da Petrobrás,com seus editais mama-tetas.
exato, por isso eu disse que a classe artística está de bico fechado. A ala antiga da MPB agora está com teto de vidro, não tem como falar nada, e o pessoal mais novo, aparentemente só sabe falar de amor e amassos. Agora, como esses artistas mais novos não sentiram essa revolta toda no seu público, que aparentemente são os fomentadores desse movimento?
Bem lembrado.Latino viu um nicho de mercado,e de repente até se dá bem.
Ronaldo está cheio de dinheiro, talvez já tenha mais do que consiga gastar até morrer. Porque se juntar ao que existe de pior na política e nos esportes? Será que ele pensa que seus herdeiros precisam de mais dinheiro? Se isto dá pistas de seu caráter, não entendo como as empresas acham que ele é um bom garoto propaganda seja do que for. Eu, particularmente, não compraria nada anunciado por ele.