Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Ser "apartidário" não é ser "antipartidário"

Por Andre Barcinski
24/06/13 07:05

Meu colega da “Folha”, Mário Magalhães – autor da excelente biografia “Marighella”, que recomendo demais – escreveu um texto muito interessante em seu blog na última sexta-feira (leia aqui), com o título “Quem não gosta de partido é ditadura. Hora de escolher: ou dar as mãos aos skinheads neonazistas ou abraçar a tolerância e a democracia”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mário criticou a reação de alguns manifestantes que, nos protestos de quinta-feira, reagiram com violência à presença de integrantes de partidos políticos e sindicatos: “No país inteiro, militantes portando bandeiras, estandartes e símbolos de partidos políticos, centrais sindicais, entidades estudantis e movimentos sociais foram escorraçados por uma turba intolerante. Em São Paulo, os principais executores dessa modalidade de repressão política foram os skinheads, os ‘carecas’ neonazistas. Botaram para correr quem vestia camisa vermelha, rasgaram bandeiras de agremiações e arrancaram faixa do movimento negro. São racistas e homofóbicos. No Rio, essa turma agride, fere e mata gays.”

Nesse ponto, concordo inteiramente com o Mário: todo mundo tem o direito de se manifestar, inclusive os partidos, sindicatos, uniões estudantis, etc. Os protestos não são “território” de ninguém.

Mais preocupante que o fato de skinheads terem reagido assim – esse é, infelizmente, o modus operandi desses boçais, que precisam ser combatidos – foi o fato de pessoas que não são skinheads ou ligadas a grupos extremistas terem agido da mesma forma. Houve uma clara rejeição à presença de partidos e sindicatos nas manifestações, que não partiu só de skinheads.

O pior é que muita gente aplaudiu e apoiou essas reações violentas. Parece existir uma preocupação grande – quase uma obsessão – em não partidarizar os protestos.

Acho que está havendo uma confusão grande em relação a esse tema.

As pessoas parecem estar confundido “apartidarismo” e “antipartidarismo”. São duas coisas bem diferentes.

Pessoalmente, acho ótimo que os protestos sejam apartidários, mas não posso concordar que sejam antipartidários. Defender manifestações gregárias e inclusivas não significa escorraçar quem pensa diferente de você.

O ideal seria que os protestos mantivessem um caráter apartidário e inclusivo, mas que deixassem os participantes se manifestarem da forma que bem entendessem.

Como bem disse Mário, manifestações populares importantes da história do Brasil tiveram a presença de diversos partidos. Eu estava na Presidente Vargas – com meu pai – em abril de 1984, no famoso comício das Diretas,  e vi Lula, Ulysses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Brizola, Quércia, Tancredo e muitos outros dividindo o palanque. Bandeiras do PT, PDT e PMDB tremulavam lado a lado.

Acho perigoso comparar períodos históricos. Naquela época, partidos eram bem mais importantes e tinham mais representatividade que hoje. Quem diria que, 30 anos depois da campanha pelas Diretas, Lula estaria de braços dados com Maluf e Sarney, e os tucanos seriam aliados do Democratas, partido que nasceu do PFL e que, por sua vez, nasceu do PDS?

“Coisas da política”, claro. Mas são exatamente essas “coisas da política” que estão minando a credibilidade de partidos.

Voltando aos protestos recentes: não acredito que seja possível – ou desejável – manter as manifestações livres de partidarismo. Mudanças, se é que vão ocorrer, precisam passar por eles. Muito mais importante que rechaçar a presença de partidos é votar bem, para que eles voltem a ter representatividade.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Hugo comentou em 24/06/13 at 18:53

    Os partidos tentaram “como golpe de marketing” aparecer que estavam do lado do movimento. Apenas queriam amenizar a imagem deles. Não sou a favor da violência, mas também, não aceitaria que os meritos do movimento fossem dados aos partidos.
    Uma possível solução em vez de agressão seria vaiar e xingar os partidos que tentassem aparecer favoravel ás passeatas.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:53

      Que tal não votar mais neles? Democracia não é isso?

      • Hugo comentou em 24/06/13 at 19:09

        O problema é que quando vc olha para outra opção……. tambem esta contaminado com lixo radiativo. A solução na eleição seria a maioria dos votantes brasileiros (50% + 1) anularem os votos, mas isto é dificil.

  2. Rodrigo Carneiro Leão comentou em 24/06/13 at 18:39

    O comentário de Diego Moita foi perfeito. E definitivo.

  3. Guilherme Stamato comentou em 24/06/13 at 18:38

    Prezado Colunista, Por favor, discorra mais sobre o que você apenas comentou em um parágrafo, onde você mesmo diz que os partidos na época das”Diretas Já” eram mais importantes. É exatamente isso que todos estão dizendo ao não aceitar os partidos. Não é ser Antipartidário ou apartidário, mas sim dizer que a política na forma que é feita hoje pelos partidos do Brasil não responde às nossas expectativas de cidadãos, pois as siglas partidárias se perderam das suas propostas e suas ideologias há muito tempo, atuando hoje puramente para se perpeturarem na mamata, sem seguirem seus princípios originais. É contra essas partidos que as ruas estão protestando. Pelo que percebo, por esse trecho do seu texto, você concorda com isso, mas está preso à essa discussão estéril de que é perigoso ser antipartidário.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:50

      O fato de eles terem sido mais importantes não significa que devam desaparecer.

      • Guilherme Stamato comentou em 24/06/13 at 19:08

        André, creio que desaparecer não seja a mensagem, mas não podem continuar como são. Essa é a mensagem que os partidos devem ouvir, ao invés de darem essa conotação de fascismo. Pela primeira vez o povo está se expressando. Por favor, escutem ao invés de refutar ou querer convencer (a quem?) de que a forma está errada. Está claro que a maioria é pacífica e contra violência a quem quer que seja, esses precisam de vozes multiplicando seus protestos, existem temas nesse movimento muito mais importantes do que isso, que precisam ser colocadas nos meios de comunicação para que todos possam discutir e colaborar.

  4. Tarzan comentou em 24/06/13 at 18:37

    A análise do historiador Voltaire Shilling me parece uma interessante contraposição ao seu post. Tenho pensamento parecido a respeito destas manifestações, mas ainda não consegui colocar tudo o que vi em palavras. Vi muitas coisas, inclusive indo às ruas, e por viver tão perto da verdadeira guerra que acontece aqui ao lado de casa, próximo ao Mineirão, a cada nova manifestação. Há coisa, por exemplo, que me fogem á compreensão. Por exemplo: qual o critério da PM para avaliar o número de manifestantes? Por que quem sabe fazer cálculos simples, sabe que uma multidão massiva tomando 11 quilometros entre a Lagoa da Pampulha, aqui em BH, e o Centro, não representa apenas 66 mil pessoas, como se disse na imprensa. Representa quase 1 milhão de pessoas, que é quase a metade da população belo horizontina, desconsiderando a região metropolitana. Mas enfim, se Voltaire Schilling estiver correto, e penso que a análise é ao menos relevante, não poderia ser diferente a total repugnância por partidos. Não sei se já leu o artigo:
    http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/jovens-seguem-preceitos-anarquistas-mesmo-sem-saber-avalia-historiador,78c3bd708ad5f310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

    • Tarzan comentou em 24/06/13 at 20:41

      Lembrei-me também de uma entrevista que li há alguns anos, mas demorei a encontrá-la. Pode explicar alguma coisa sobre o que vivemos. Segue um trecho e o link:
      “O agravamento da situação para a biosfera, a sociedade, o indivíduo; a crise em todos os níveis, é o mais forte ímpeto para o repensar de tantas velhas suposições triviais e instituições. Divisão do trabalho, domesticação, até mesmo os componentes de nossa cultura simbólica e a própria civilização, tudo isso agora encontra-se com pontos de interrogação. Quando a negação começar a desabar, nós bem que poderemos ver um desafio à ordem existente que fará o movimento dos anos 60 parecer muito superficial e sem graça.” (John Zerzan)
      A entrevista na íntegra, cheia de erros de digitação que retirei do trecho acima, pode ser lida (os erros não atrapalham o bom entendedor):
      http://www.midiaindependente.org/pt/red/2006/03/347447.shtml

  5. Luciano comentou em 24/06/13 at 18:26

    Barçaska,

    As pessoas que hostilizaram os partidos nas manifestações não estavam hostilizando o sistema partidário, estavam hostilizando os partidos brasileiros, simples assim.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:51

      Meio simplista, não?

  6. Fernando Olinto comentou em 24/06/13 at 18:03

    A PresidANTA DIUMA é mediocre. O Mantega é o maximo da mediocridade. EStamos no Reino da Mediocridade.

  7. Rodney comentou em 24/06/13 at 18:01

    Protestantes x Protestados, Estilingues x Vidraças

    Ficou claro que os protestos são contra os políticos, que nada mais são do que os representantes de seus partidos. Como um partido que está no poder pode protestar contra seu representante? Por isso, o protesto não é de um partido contra um governo, mas sim do POVO contra todo o governo. É por isso que o POVO não pode aceitar a participação de NENHUM partido. O partido é protestado, não é protestante, o partido é vidraça, não pode terntar virar estilingue, como se a culpa fosse dos outros.

  8. Fernando Olinto comentou em 24/06/13 at 18:00

    Votar bem como o pardal? Se os partidos são um antro de corrupção e viciados em “poder” comprando e vendendo almas. Estes partidos ai, todos, são “pedaços” e não são mais ‘Partidos” a muito tempo.

  9. Rodrigo D comentou em 24/06/13 at 18:00

    Excluindo os skinheads imbecis que participaram das manifestações, muitas das pessoas que aplaudiram esses gestos grotescos de violência não tem conhecimento algum de história e do nosso passado. Se algum dia na vida aprendeu, já não está mais na cabeça. É muito importante tentar dar uma ‘luz’ para essas pessoas e falar “criticar partidos é feio, não tá feliz porque todos fedem? vote direito da próxima vez”. Continue espalhando a letra, cara! Parabéns.

  10. Diego Moita comentou em 24/06/13 at 17:58

    André, você se esqueceu de um detalhe importante: todos os atuais partidos no Congresso e também a CUT e UNE são culpados de corrupção, um dos principais temas dos protestos. São 300 picaretas com anel de doutor.
    Por isso, seria um contra-senso deixá-los participar; esvaziaria todo o significado das passeatas. Seria como deixar o PRN (ex-partido do Collor) participar da campanha do impeachment.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:11

      Diego, achar que os partidos são uma porcaria – e eu concordo – não significa querer exterminá-los. São coisas diferentes.

      • Diego Moita comentou em 24/06/13 at 18:40

        Por favor André, leia de novo meu comentário. Eu não falei em exterminá-los mas em não deixá-los participar das passeatas, que é o tema do seu post.

        E, por favor, atente para o meu ponto principal de que a participação deles esvaziaria as passeatas de significado.

        • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:53

          Por que razão um protesto democrático precisa dizer quem pode e quem não pode participar dele? Só pra esclarecer: eu defendo a existência de partidos, mas isso não quer dizer que goste dos que estão aí.

  11. Eden Valerio comentou em 24/06/13 at 17:58

    Concordo plenamente , OT.estive em trindade este fim de semana e estavam exibindo,um documentário perto do centro chamado trindadeiros so peguei o final mas me pareceu bem interessante.ja ouviu falar?Dificil comer em Paraty hein André.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 18:12

      É sim, a gente costuma ir em locais fora da cidade. Minha mulher e eu fizemos um site com dicas da região, dá uma olhada: http://www.paratycool.com.br.

      • Eden Valerio comentou em 24/06/13 at 18:55

        Valeu André,fui na praia do jabaquara tentando lembrar da sua dica na folha,acabei num quiosque de um gringo.comida bem ruim esqueci o nome da sua indicação acabei de ver no seu site fica pra próxima.

      • Marcelo Montoza comentou em 25/06/13 at 13:45

        Muito legal o site, André.

        • Andre Barcinski comentou em 25/06/13 at 17:17

          Valeu. Deu um trabalhinho, mas achamos que ficou bem útil!

      • Júnior comentou em 25/06/13 at 16:38

        Não existe nenhum passeio turístico ligado ao trabalho do Amyr Klink?

  12. Nereu Tomazinho comentou em 24/06/13 at 17:54

    Quando vejo as bandeiras dos partidos nas manifestações, tenho nojo, vontade de vomitar, vontade de pegar e ir exterminando um a um.
    Quem disse a vocês que temos partidos?
    O que temos são agremiações criminosas formadas por políticos.
    Partido? apresenta um que não esteja envolvido em maracutaias…
    Então as bandeiras representam exatamente isso…. bandidos…
    Vamos deixar de hipocrisia…
    A imprensa deveria ser mais honesta e dar os nomes verdadeiros.
    Atualmente nosso congresso só tem bandido…. de cabo a rabo….
    E os governos (federal, estadual e municipal) não fica devendo nada a essa quadrilha.
    Para mudar será preciso uma metralhadora automática, e a primeira cabeça a ser derrubada é da chefe da nação….

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:57

      Gozado, o Nereu reclama de criminosos e diz que gostaria de “exterminar” um a um. Um verdadeiro democrata, o Nereuzinho.

  13. Alex comentou em 24/06/13 at 17:45

    Cara, quanta hipocrisia! Estes mesmos partidos que você defende mamam nas tetas da pátria há anos. E vão trocando a posição na medida que um consegue passar a pena no outro, mas quem sempre cai é o Brasil, porque nesta disputa pelas tetas nacionais quem sempre perde é a pátria. Um partido quer fazer uma coisa boa para aparecer na mídia, mas o outro destrói tudo. É assim desde a década de 70/80. Não existem mais partidos no Brasil, existe um bando de sanguessugas que querem o poder pelo poder. NADA MUDOU HÁ MAIS DE 30 ANOS! Muitas promessas para o povo, mas nada de realização.
    A SOLUÇÃO É LEIS MAIS PESADAS CONTRA A CORRUPÇÃO IMEDIATAMENTE! Sem balelas e rodeios, porque o que vejo são políticos profissionais tentando arrolar com a barriga estas manifestações. CHEGA DE ACEITAR O ”Eu não sei de nada”. Se dissesse esta frase quando criança levava umas chineladas!!!!
    E agora o povo esta com o chinelo nas mãos!!!!!
    Seja Brasileiro venha com a gente para as ruas. Não fique escrevendo bobagens da teoria da conpiração! O Facebook esta ai para abrir os olhos e a cabeça do povo, para o povo.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:50

      Alex, pelo amor, leia o que escrevi: quem diabos DEFENDE esses partidos? Eu não. Eu defendo o direito de eles participarem dos protestos, o que é bem diferente. Eu acabei de dizer que os partidos, hoje, são todos uns lixos e que as pessoas deveriam votar melhor para torná-los melhores.

      • Nereu Tomazinho comentou em 24/06/13 at 17:56

        Pois não deveria…
        A imprensa deveria ser a primeira a pedir para eles ficarem de fora….

        • Alexandre comentou em 24/06/13 at 18:04

          Nereu, é exatamente o que você disse que representa essa aversão aos partidos nas manifestações. Estão todos impregnados de ladrões e bandidos de toda espécie. Não aguentamos mais isso !!! Toda hora aparece um falando que vai fazer, vai mudar, vai arrumar , … e fazem de tudo pra tudo continuar do mesmo modo, pois a ESTRUTURA DO PODER, já está funcionando pra eles roubarem. Dividem territórios, separam cargos, tomam de assalto as empresas. Isso tem que acabar !!! fechar todos os partidos e começar de novo. Com novas regras e principalmente, penalizar todos que fizerem algo de errado. Até no discurso a Dilma veio falar que topa classificar de hediondo, o ATO DE CORROMPER DAS EMPRESAS , mas não falou nada sobre QUEM FOR CORROMPIDO NO GOVERNO. BASTA , CHEGA , ACABOU !!!!!!!!!!

      • Alex comentou em 24/06/13 at 18:01

        Sei que você não defende estes partidos, mas sim o direito de ir às ruas! Desculpa se pareceu o contrário!!! Mas no caso desta manifestação, achei o cumulo um presidente de partido fazer uma convocação para aproveitar a situação provocada pelo povo. Este partido jamais iria contra o causador do aumento. Só depois que a situação ficou critica ele manipulou seus próprios integrantes como se fossem bois de piranha, para om partido sair na mídia como coitadinhos.Caro Andre!

    • Edu comentou em 24/06/13 at 17:53

      Acho que nao, eu nao acredito em “trending topics” esse tipo de coisa. O dono da rede pode colocar la o numero que ele quiser, se estiver sob a direcao de certos grupos. Facebook e Twitter sao ferramentas de controle como disse o Assange

    • Derson comentou em 24/06/13 at 17:59

      Como é que vc não consegue ler e entender uma dezena de linhas (e feitas em linguagem jornalistica) ? Onde foi que vc encontrou a ideia de defesa de partidos? Assim, vc não vai ler nem a Revista Veja, kkkkkkk,,,,

  14. Rodrigo E comentou em 24/06/13 at 17:45

    Os militantes do PT tinham todo o direito de marcharem na quinta-feira passada em apoio à Dilma, ao Lula, à PEC37, ao quinto dos infernos… Mas não ali, não na Paulista e não naquela hora. Aquilo foi uma afronta e essa afronta não foi tolerada. Pau neles.
    E que venham as críticas.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:51

      Bom, Rodrigo, isso abre margem para qualquer um dizer que você não tem direito de marchar também, e assim por diante…

      • Rodrigo E comentou em 24/06/13 at 18:02

        O Governador e a PM de São Paulo que o digam…

  15. Ricardo comentou em 24/06/13 at 17:42

    Os partidos poderiam dar uma importante contribuição neste processo ao defender mais claramente quais são os seus princípios ideológicos. Hoje, para o eleitor, os interesses pragmáticos das legendas, voltados exclusivamente para o alcance e permanência no poder, sobrepuseram-se vergonhosamente e de forma implacável sobre os princípios. Reconstruído o compromisso com os princípios, seria importante que os partidos estivessem presentes nas manifestações, até para facilitar a identificação “espiritual” do cidadão com esta ou aquela manifestação. Do jeito que está, os protestos reúnem um milhão de pessoas que reivindicam um milhão de coisas diferentes. O cara que avalia ser o neoliberalismo o culpado de todos os problemas do mundo marcha lado a lado com o cara que defende a redução da maioridade penal e a pena de morte como solução para todos os nossos problemas. Todos têm o direito de se manifestar, na minha opinião. Mas os protestos teriam mais consistência se simpatizantes da esquerda, da direita, do centro protestassem nas suas próprias manifestações e defendessem, com tenacidade, os valores nos quais acreditam. Isso quem poderia organizar são os partidos, os sindicatos, os movimentos sociais. Além de tudo, daria mais clareza aos governantes sobre quais reivindicações perpassam toda a sociedade, de onde vem qual demanda. Peguemos a questão da educação, tão falada nos protestos. A solução para o nosso sistema educacional, vinda de um liberal, é totalmente diferente da proposta por um trotskista. A melhor análise sociológica feita sobre os protestos, até agora, é de autoria do Silvio Santos: quem protesta contra tudo, na verdade, não protesta contra nada. Está sobrando indignação (o que é explicável, porque estamos todos com o saco cheio), mas está faltando politização do debate.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:51

      Concordo.

    • Agilberto Marcílio comentou em 24/06/13 at 19:30

      Teoricamente está perfeito, mas estamos no bananal, a política aqui é de mentira e os partidos também. Para mudar essa situação extremamente complexa vamos precisar de muito mais que essa falsa democracia representativa que temos por aqui.

  16. Mauro Miranda comentou em 24/06/13 at 17:35

    Uma população com grande percentual de analfabetos e semi-analfabetos, de pobres, muito pobres e miseráveis, dificilmente terá condição de eleger os melhores candidatos. Aliás, gostaria de saber o que significa ser um bom candidato. Aqueles que tiveram condições de ter uma boa educaçao ou que, por serem inteligentes, não precisam de educação formal, têm o dever de exigir que um governo o trate com dignidade. Trabalhar 5 meses por ano somente para pagar impostos e mesmo assim não ter educação, saúde e infraestrutura de qualidade é algo inadmissível por si só, ou seja, não se precisa de excelentes políticos ou iluminados para resolver o nosso problema. Basta um povo forte e que cobre. Políticos deveriam ecooar a vontade popular. Por favor, parem de pedir que o povo saiba votar!

  17. João Gilberto Monteiro comentou em 24/06/13 at 17:21

    André, é o que eu sempre digo: enquanto o PT e o PSDB (e seus fanáticos seguidores), se digladiam por nada para irem à lugar nenhum, o PMDB deixa e rola…

  18. Sergio Matta comentou em 24/06/13 at 17:13

    André, talvez nao sejam antipartidários e sim acham que partidos participando das manifestações estejam se aproveitando da situação. O líder do pt convocou seus filiados a participar dos protestos dando o nome de onda vermelha ou coisa do tipo. E sinceramente isso fez parecer que o problema não era com eles. Acho que partidos não devem participar e sim escutar e acompanhar o que o povo está querendo dizer pois todos tem representantes no congresso e a roubalheira está correndo solta. Eu sou contra partidos nas manifestações.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:53

      Concordo que o líder do PT fez uma burrada. Eu, no lugar dele, nunca teria feito isso. Claro que pareceu querer se aproveitar da situação. Mas isso não quer dizer que a melhor solução é não ter partidos, concorda?

  19. Cezar comentou em 24/06/13 at 16:58

    O que mais me preocupa é que os vandalos nao estao sendo punidos. Alguem precisa prende-los, identifica-los e mostrar pra sociedade quem sao e por quem sao financiados.

  20. Jéssica Jdeys comentou em 24/06/13 at 16:49

    Achei o texto bem interessante, me parece algo estranho essas manifestações do MPL serem “apartidárias” e já terem “parado’ de se manifestar como afirma alguns representantes.

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:54

      Já voltaram atrás.

  21. Luciano Roberto comentou em 24/06/13 at 16:48

    Texto malicioso, chega a ser uma covardia em ralação aos manifestantes que vão a rua. Caro André Barcinski o povo perdeu a fé nos políticos e consequentemente nos partidos. É uma manifestação feita pelo povo e para o povo, quando em um futuro próximo houver estudos sobre o que esta acontecendo hoje, perceberão que há um único herói do movimento: o povo! Não será registrado nos livros de história nomes de alguns homens e de tolas siglas de partidos, pois é uma manisfestação feita pelo povo! Quanto aos casos de violências isoladas, você culpa os skinheads, neonazistas, e os carecas, faltou você citar as PMs meu caro, seja imparcial e racional. André Barcinski o seu artigo é uma brincadaira irresponsável, pois o perfil dos manifestantes são de trabalhadores e estudantes, independente da classe social. Faça um favor meu caro, na próxima vez que você escrever sobre esta temática vá para a rua. Participe da revolução, aliás, você conhece alguma revolução na história da humanidade sem conflito? Seu texto é realmente pífio!

    • Andre Barcinski comentou em 24/06/13 at 17:56

      “Covardia” por quê? Ah, já entendi: você agora decide quem é “a favor” da democracia e pode participar das marchas e quem é contra? E se você tivesse se dado ao trabalho de ler qualquer uma das várias colunas que fiz sobre os protestos, veria que falei muito sobre a truculência da PM. Seu comentário é realmente pífio!

      • Rodrigo comentou em 24/06/13 at 18:43

        Concordo com o Luciano. Infelizmente alguns partidos querem pegar carona nesses atos do povo. Isso é como convidar a família de um sequestrador para jantar na sua casa, eles podem não ter culpa, mas estão envolvidos. Todos os brasileiros que não se beneficiam do sistema estão “putos” com os políticos, isso não vêm de agora, pouco tempo atrás só ficávamos rindo das piadas do casseta e planeta ou CQC contra os políticos. Agora o povo descobriu uma maneira de mudar, creio que seja a única pois no voto eu não acho possível.
        E outra coisa é por que esses partidos não se reunem sem camisetas ou bandeiras de seus partidos apenas para se juntar ao povo?

        • Agilberto Marcílio comentou em 24/06/13 at 20:01

          Covarde é claro que não é, mas está bem “leve”, digamos assim, ou politicamente correto. Minha paciência já se esgotou há muito com o jeito de fazer política aqui no Brasil. Pelo o que posso notar nos comentários dessa postagem, tem muita gente que já se encheu também. Então ler que “quem não gosta de partidos é ditadura” chega a ser irritante. Uma dúvida: o que seria “votar bem” em um sistema político corrupto e caótico como o nosso?

  22. jose freitas comentou em 24/06/13 at 16:31

    O problema meu caro é que os atuais partidos não mais representam os interesses da sociedade mas sim de grupos, a favor ou contra, isso ou aquilo. Como bem falou o senador Cristóvão Buarque, todos os atuais partidos deveriam ser extintos. Após uma Reforma Politica, com a implantação do voto distrital e a redução do numero de cadeiras na Câmara para no máximo 200 ( 1 por milhão de habitantes), os eleitos, de qualquer partido atual, escolhidos em uma Lista Única classificatória, formariam 3 ou 4 novos partidos. O voto seria facultativo para o eleitor e aberto, de todos os eleitos, em todas matérias, reconquistando o papel de representantes do povo. O eleitorado saberá fazer a escolha certa, independente dos partidos atuais a que pertençam os candidatos, com base em suas propostas.

  23. Mauricio comentou em 24/06/13 at 16:24

    Acho que a maioria não confundiu apartidarismo com antipartidarismo não. O que houve foi uma rejeição a uma tentativa de “sequestro” das manifestações por parte do PT que até então eram o alvo das reclamações e do nada quiseram posar de reclamantes. Tirando os Skinheads, os demais manifestantes quando gritam “sem partido” não estão dizendo que partidos não devem existir, mas sim que a manifestação á apartidária. Repare que o PSDB não levou nenhuma bandeira para a av. Paulista na quinta feira dia 20/6. Tiveram o bom senso de saber que o Alckmin também é culpado por boa parte dos problemas daqui.

  24. Luís comentou em 24/06/13 at 16:22

    Acho democraticamente muita saudável as pessoas manifestarem seu repúdio aos partidos políticos, que hoje não significam mais nada. Os parlamentos existem desde 930 na Islância e 1295 na Inglaterra, muito antes do conceito de partido. Hoje no Brasil não há vínculo entre eleitores e seus deputados e vereadores. Entendo que o voto distrital admitindo candidaturas sem filiação partidária seria uma ótima maneira de tornar o Brasil uma democracia de verdade. http://www.euvotodistrital.org.br

  25. EDSON QUINEZI comentou em 24/06/13 at 16:10

    [Otima e inteligente observaação. Parabens. Poucos estão tedo uma visão clara do que está acontecendo. O sistema politico, devido aos protagonistas de hoje, est[a podre, e precisa mudar, não o sistema, mas as pessoas que estão nele.

  26. Lucas comentou em 24/06/13 at 16:06

    “O mesmo jogo está sendo jogado agora no Brasil. Os símbolos são os mesmos, os cartazes são os mesmos, Twitter e Facebook são os mesmos, a mídia internacional é a mesma. Eles (os manifestantes) são liderados a partir do mesmo centro”

    Recep Tayyip Erdogan, primeiro ministro turco

    o Brasil esta passando por uma tentativa de golpe via facebook. para quem nao sabe, um terço do facebook foi comprado pelo servico de inteligencia norte americana. os estupidos agora sao massa de manobra do governo norte americano. eles querem menos islamismo na turquia e menos esquerda no Brasil e acharam nos beocios que so sabem postar curtir e compartilhar a massa de manobra perfeita para atender seus interesses

    Fim dos partidos + fim das religioes + fim dos governos = Nova Ordem Mundial

    • Ingmar comentou em 24/06/13 at 16:36

      Onde tem esquerda no Brasil?

    • Edu comentou em 24/06/13 at 16:40

      Bem lembrado, todos os protestos da turquia tem o mesmo modus operandi dos protestos brasileiros. Existe uma liderança nisso ai, ninguem consegue marcar protestos em todas as cidades brasileiras sem ser uma coisa com direcionamento

      • Otavio comentou em 24/06/13 at 16:53

        Agora voce matou a charada. Estao tentando acabar com todos os governos e implementar o governo unico e totalitario do “grande irmao”. Tudo dentro das mais sombrias previsoes de Orwell.

    • Jéssica Jdeys comentou em 24/06/13 at 17:00

      concordo em parte com vc, realmente o facebook é um meio em que pessoas leigas são manipuladas facilmente, como exemplo, essas manifestaões q se espalharam pelo Brasil, pessoas q conheço vão a essa minifestações e não sabem nem por que estão ali, ou seja, são levados pela grande maioria, participei de uma e pude comprovar.

    • João Gilberto Monteiro comentou em 24/06/13 at 17:16

      Na boa amigo, não leve a sério essa viagem do primeiro-ministro turco, que tá usando da velha tática de culpar os inimigos externos pelas mazelas que o governo dele promove. As únicas semelhanças entre os protestos turcos e os brasileiros são a faixa etária média dos manifestantes e o uso das redes sociais para suas reinvidicações!!!!!

      • Lucas comentou em 24/06/13 at 17:55

        O modus operandi é o mesmo tambem. Os protestos comecam pacificos ai entram vandalos e comecam a quebrar tudo. Me parecereram identicos.

    • Luiz Reis comentou em 24/06/13 at 17:51

      O problema não é o partido a ou b, mas sim o sistema político vigente…se houvesse voto distrital, misto ou não, financiamento público compulsório de campanhas(sem o caixa 2 do privado), punições severas para a compra de voto, etc…o povo se identificaria mais com os políticos.

    • OSKAR comentou em 25/06/13 at 17:25

      NO CREO EN LAS BRUJAS… PERO….
      Alguem aqui, leitor do blog, não achou estranha a rapidez e o número de convocados a protestar ? Uma semana antes nunca tinha ouvido falar do MPL, e, de repente, colocam um milhão de pessoas na rua. Será que não tem o dedo do Facebook, linha auxiliar da CIA, como denunciado pelo espião americano ?

  27. Fluidoo comentou em 24/06/13 at 16:04

    Deve-se sempre analisar as situações dentro do contexto em que ocorrem, nunca destacadas da realidade.

    É lindo repetir, como papagaio, a frase “Ser apartidário não é ser antipartidário” – que, em tese, é uma verdade – mas não se aplica ao momento histórico específico dessas passeatas.

    A repulsa do povo ao sistema polítco vigente (e isso se aplica tambem aos partidos atuais) foi o que motivou tantos cidadãos a sair de casa e protestar.

    É inevitável a revolta de um manifestante que, ao olhar para o lado, se depara com integrantes de movimentos que fazem parte do problema – inclusive o partido/seita que está no governo federal, conivente e protagonista de todas as práticas sujas que ocorrem.

    Seria como se os 3 porquinhos fizessem um protesto pelo fim do consumo de carne suína e o partido dos lobos se infiltrasse no meio. Isso não é anti-democrático, isso é hipocrisia.

  28. ira comentou em 24/06/13 at 16:03

    Todo mundo tentando justificar o paradigma.
    Se todos os manifestantes, 94% pesquisados são apartidários e jovens, se mobilizassem para filiações em partidos, talvez a melhor saída, porém lenta, as lideranças políticas e os cabos eleitorais sairiam reclamando que baderneiros estariam transgredindo regras e normas institucionais.

  29. CARLOS ROBERTO JÚNIOR comentou em 24/06/13 at 15:53

    ELES ESTÃO LOUCOS PRA APRONTAR ALGUMA DIA PRIMEIRO DE JULHO,POIS DIA 2 ELES TEM QUE VIAJAR PRA PASSAR AS FÉRIAS NA DISNEY. ME POUPE BURGUESIA.

  30. Daniel Marçal comentou em 24/06/13 at 15:52

    Não existem partidos no Brasil, existem quadrilhas institucionalizadas. Não se segue programa ou ideologia é só toma lá dá cá!! Deputados só votam em troca de dinheiro liberado para obras de comparsas ou financiadores (que não deixam de ser comparsas). Por isso as manifestações são contra os partidos também e o monopólio que os mesmos possuem em poderem escolherem os candidatos (vigaristas) antes da população!!

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).