Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

André Barcinski

Uma Confraria de Tolos

Perfil André Barcinski é crítico da Folha.

Perfil completo

Protesto não precisa de pedra para ser violento

Por Andre Barcinski
01/07/13 07:05

Sexta-feira passada, dia 28, o motorista que tentava entrar ou sair de São Paulo no fim da tarde ficou emparedado. Manifestações fechavam a rodovias Dutra, Fernão Dias e Anhanguera.

Os protestos começaram por volta de 18h e as estradas só foram liberadas entre 21h30 e 22h. Ou seja: três das principais vias de acesso e saída da metrópole ficaram paradas por quase quatro horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perto de 21h, vi na TV uma cena ao vivo da Dutra. O engarrafamento era tão extenso que os motoristas haviam desligado os carros e estavam batendo papo fora dos carros. A repórter disse que a estrada havia sido fechada, nos dois sentidos, por cerca de 300 manifestantes. Alguns sites e jornais calculavam um número pouco maior: 500 pessoas.

Todos os sites, jornais e TVs classificaram as manifestações de “pacíficas”.

Seria bom começarmos a discutir melhor o significado de “pacífico”. Não é porque um protesto não tem pedradas que deixa de ser violento.

Acho uma tremenda violência deixar milhares de pessoas trancadas em carros por três, quatro ou até cinco horas, enquanto manifestantes exercem seu direito legítimo de protestar.

Quem lê o blog sabe que, desde o início das manifestações, tenho defendido os protestos e elogiado a recente tomada de consciência política de boa parte da população. Mas não posso concordar com um protesto realizado por um número pequeno de manifestantes – 300 a 500 – que fecha uma estrada bem na hora do rush, numa sexta-feira, causando prejuízos a um número muito maior de cidadãos.

É uma equação complicada: defender o direito de quem quer protestar e, ao mesmo tempo, o direito de quem só quer chegar em casa.

No sábado, um grupo de 30 pessoas – repito, 30 – bloqueou a Avenida Paulista por dez minutos em protesto contra o presidente da CBF, José Maria Marin. Acho justíssimo reclamar de Marin, mas um grupo tão pequeno fechar uma via tão importante quanto a Paulista, onde existem hospitais, é um absurdo.

Se qualquer grupo de 30 ou 300 pessoas achar que deve bloquear a Dutra, a Paulista, a Avenida Brasil ou qualquer outra via importante de nossas metrópoles, os protestos vão perder a relevância para se tornarem apenas estorvos. Os manifestantes perigam atirar no governo e acertar em outros cidadãos.

P.S.: Ontem fiz um texto para a edição online do “Esportes”, da “Folha”, sobre a ótima atuação do Brasil contra a Espanha. Leia aqui.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Cassiano comentou em 01/07/13 at 16:03

    Nunca fui adepto de teorias conspiratórias, mas a facilidade com que a seleção brasileira ganhou ontem da Espanha me deixou com a pulga atrás da orelha. Os passes errados, a facilidade com que Neymar driblava, a ausência de posse de bola dos espanhóis, o sorriso do Sérgio Ramos depois de perder o pênalti, o Piqué expulso. Some-se a isso o clima de ufanismo “Pra Frente Brasil” das transmissões num momento tão turbulento do país. Tudo isso me deu a impressão de um panorama muito estranho. Não peguei os anos de chumbo da ditadura, mas vi resquícios de uma lavagem cerebral muito relacionada a ela.

    • Marco comentou em 01/07/13 at 16:51

      Por falar em “lavagem cerebral” acho que vc foi seriamente atingido…
      Só faltou dizer que a Nike “comprou” a Adidas para que sua teoria ganhe grau 5 de estupidez conspiratória. Ou talvez as quengas de Fortaleza tenham tirado toda energia dos espanhóis a mando do governo brasileiro. Claro que o Obama sabia de tudo pois ouviu todos os telefonemas….
      O Bayern também deve ter feito o mesmo esquema contra o Barcelona. Assim como a Itália que por muito pouco tbm não eliminou os espanhóis…
      Coisa de louco.

      • Pam Beesly comentou em 01/07/13 at 17:58

        As quengas foram em Recife, não? :o)

    • Celso comentou em 01/07/13 at 20:51

      Aquele não era o Piqué, Cassiano, era o ator Henri Castelli, jamais o Piqué faria uma falta besta daquelas. Confira aqui a prova: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-zgaWwuKxQ08/TmpFx52eTzI/AAAAAAAAH4Y/U0zqBPB7WXE/s1600/B887625285EEC38BD810635CB17DD.jpg&imgrefurl=http://www.vamofalademacho.com/2011_09_09_archive.html&h=443&w=600&sz=73&tbnid=Vj01614E4pDeQM:&tbnh=103&tbnw=139&prev=/search%3Fq%3Dpiqu%25C3%25A9%2Bhenri%2Bcastelli%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=piqu%C3%A9+henri+castelli&usg=__oKPCO_ALlLmCR2_aAwjN5k4Ogec=&docid=NvutcQSmclzscM&sa=X&ei=sxXSUb_nFoTY9QSj14GADg&ved=0CDoQ9QEwAw&dur=1

  2. Carlos comentou em 01/07/13 at 14:04

    Barcinski, se não me engano, vc chegou a tratar a copa das confederações como um torneio menor e sem graça aqui no blog. Eu tb não estava muito empolgado e comecei a acompanhar meio à distância. Mas agora que acabou, acho que foi um dos campeonatos de seleções mais interessantes dos últimos anos. Os jogos foram emocionantes e de bom nível técnico. Muito melhor do que as últimas duas copas do mundo, por exemplo. Acho que é a consequéncia de um torneio mais enxuto. Vc continua com a mesma opinião sobre a copa das confederações?

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 15:05

      Concordo, mas não vale nada. Tanto que as seleções foram à praia, fizeram compras, etc.

  3. Marcelo Z. Afonso comentou em 01/07/13 at 14:02

    Dizem que manifestante é um ditador sem poder, o que é verdade. Esses protestos foram feitos por uma classe média escravocrata que está perdendo o poder, não há nenhuma consciência política. Afirmar que os partidos não lhe representam, ou que todos os políticos são corruptos é uma generalização cretina de quem não lê jornal. Querer o passe livre é ridículo, quem não usa ônibus vai pagar a passagem de quem usa (como eu). E pior, querem a estatização, cabide de empregos de políticos corruptos. O mesmo vale para a estatização do Maracanã, que sempre foi um antro de corrupção.

  4. VALKIRIA rODRIGUES sILVA comentou em 01/07/13 at 12:42

    Parabéns, André, pelo bom senso no momento em que os que “agora acordaram e precisam dar um basta em tudo o que está aí” perderam a noção que a grande maioria da população que não está protestando nas ruas tem todo o direito de continuar na sua rotina diária, ou seja, indo ao trabalho, à escola, ao médico, etc. Essa forçação de barra de impedir o direito de ir e vir é perigosa, pois os simpatizantes desses movimentos vão se voltar contra os mesmos e sabe-se lá as consequências para todos…

  5. Willian Ifanger comentou em 01/07/13 at 12:40

    Concordo com você nessa questão de rever o conceito de violência.

    Até acho que numa primeira vez, pra causar impacto e servir de aviso, possa se fazer algo assim tão agressivo. Mas não toda hora…hoje estão bloqueando a Castelo aqui em SP. Tinha que ir pra Barueri atender um cliente e já desmarquei.

    Vão reclamar na frente dos órgãos estaduais e nas sedes das concessionárias também. É onde a pressão deve ser feita.

    =====

    Quanto ao jogo de ontem, muita coisa bacana aconteceu: o time entrou pilhado e sabendo o que tinha que fazer durante o jogo (e cumpriu à risca); deixou de ser um amontoado de jogadores; a torcida, apesar do “Com muito orgulho, com muito amor” foi extremamente presente, gritando, vaiando, xingando…clima de estádio mesmo; a Espanha entrou sem saber muito o que fazer de diferente, até porque essa Seleção Brasileira é um mistério até pro torcedor.

    Enfim, o conceito de beleza é complexa. Pra mim um time que se propõe a jogar de uma forma e cumpre isso, é jogar bonito. Se essa beleza me atrai ou não, é outro papo.

    Agora, a CBF que faça mais amistosos aqui no Brasil até a Copa pra manter esse clima dentro dos estádios. E vai ser muito foda ganhar um jogo do Brasil.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 13:23

      Fiquei surpreso com a quantidade de passes errados da Espanha…

      • Willian Ifanger comentou em 01/07/13 at 14:22

        Sim, foi incrível o quanto eles não conseguiam trocar tantos passes como de costume. Acho que eles não esperavam o Brasil marcando tanto. O sistema defensivo desse jogo foi perfeito. E quando se deram conta, já estava 2×0 e totalmente dominado.

        E a chance que tiveram pra mudar o jogo, aquele penalti, desperdiçaram.

        Tem gente que não acredita muito nisso, mas ainda acho que a camisa do Brasil pesa demais nessas horas…a aura dela é muito poderosa no Futebol.

        • Pam Beesly comentou em 01/07/13 at 18:00

          Inda mais no Maraca todo marelinho de Brasil…

  6. Kin Cordeiro comentou em 01/07/13 at 12:20

    Pô, Barça! Ontem seu Twitter fez falta durante o Tributo ao Renato Russo, oe Renato Russo Sinfônico, sei lá!

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 12:28

      Que bom que não vi isso. Transmitiram ao vivo?

      • Kin Cordeiro comentou em 01/07/13 at 12:32

        Sim, pelo Multishow. Claro que foi vergonha alheia total!

        • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 13:22

          Putz, perdi…

          • Celso comentou em 01/07/13 at 13:37

            Confira um dos highlights: https://www.youtube.com/watch?v=TDjbThLGfNs

  7. Oséas O Souza Jr comentou em 01/07/13 at 11:53

    of topic…… meu amigo, vc ainda me deve o post sobre o Dire Straits, lembre-se que só vou desistir depois de pedir 10 vezes, e ainda estamos na 5ª, abraço…

    • Afonso Pereira comentou em 01/07/13 at 14:28

      Também deve os comentários sobre os shows do Neil Young e Patti Smith que assistiu em NY.

    • Carlos Campos comentou em 01/07/13 at 15:24

      Oséas, posso estar completamente enganado, mas acho que o André não suporta Dire Straits.

  8. João Gilberto Monteiro comentou em 01/07/13 at 11:48

    Quanto ao time da CBF, acho que a partida de ontem, foi o paradigma de jogo para que ela ganhe a Copa, mas ainda não acho que o time esteja pronto para a Copa até pq falta ainda 1 ano, e times como Alemanha, Argentina e Holanda não entraram na Copa das Manifestações e ainda estão num estágio melhor que o time do Felipão…

  9. João Gilberto Monteiro comentou em 01/07/13 at 11:44

    André, quanto as manifestações eu concordo que deveriam ser feitas, por exemplo, na frente das Prefeituras, nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, etc, e não nas rodovias, ou então não em todas de uma vez, por exemplo, um dia na Dutra, outro na Régis, outro na Castello Branco, e por aí vai, não em todas de uma vez, mas o brasileiro está aos poucos, reaprendendo a protestar, é normal que alguns erros aconteçam…

  10. Oséas O Souza Jr comentou em 01/07/13 at 11:31

    Eu moro em Florianópolis-SC, aqui para ser uma manifestação “que se preze” precisa fechar as pontes ligam a Ilha ao Continente; só que alguns retardados seguraram as pontes trancadas por 5 horas, C I N C O H O R A S, das 18 da tarde/noite até a 01 da manhã. Dentro dos carros e ônibus estavam crianças, idosos, mulheres grávidas, pessoas com fome e vontade de ir no banheiro…

  11. Agilberto Marcílio comentou em 01/07/13 at 11:19

    Se não incomodar ninguém liga. Eu me lembro de uma entrevista com o Paulo Francis dizendo que políticos só respeitam o terrorismo, mais nada. Me marcou muito alguém ter coragem de falar isso. O Francis não é era a favor do terrorismo, apenas fez uma constatação iconoclasta. Eu por princípio sou contra a violência, mas ninguém (políticos, a presidenta, etc..) estaria se mexendo se não tivesse havido quebra-quebra. É lamentável, mas é a verdade. Eu ainda acho essas manifestações confusas e “inefáveis”, mas é inegável que assustaram os políticos e isso é muito bom. Se eu estivesse em um engarrafamento e soubesse que era por uma boa causa, apoiaria e não me importaria. Do meu ponto de vista seria egoísmo ter outra atitude.

  12. Afonso Pereira comentou em 01/07/13 at 10:49

    Passeata de camiseta branca, com crianças, domingo de manhã, na praia de Copacabana só serve prá sair no Fantástico.

    Não pressiona ninguém.

    Mas foder a vida da cidade é uma merda.

    Ainda acho que a única coisa que vai pressionar os caras a fazerem melhor uso do dinheiro público é uma maciça sonegação de impostos.
    Mas teríamos que contar com o apoio e atitude das empresas.

    Só assim, esses caras seriam atingidos no seu órgão mais vital que é o bolso.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 11:23

      Mas quem falou em abraçar praia? Por que não concentrar os protestos próximos às sedes dos governos?

  13. Thales comentou em 01/07/13 at 10:31

    Não é seu caso André, mas não reclamaram tanto que a polícia era repressora, que “todo mundo tem o direito de se manifestar”, pela “liberdade de expressão”, etc.? E lembrando que a maioria das mortes nos protestos foram causadas por atropelamento, o que poderia ser evitado se avisassem a polícia qual o intinerário da manifestação.

    PS: queria dizer que o Clemente deu uma senhora PELEGADA: ““Quando os militares deram o golpe militar em 1964, eles chegaram ao poder ovacionados por 80% da população. Renan Calheiros e Feliciano chegaram ao poder porque existe uma grande massa que vota nesses caras, uma massa ultra conservadora. Porque essa massa está calada agora? Eles têm tanto ódio do PT e da democracia, que até aceitam se juntar a grupos de extrema esquerda, para acabarem com tudo”.

  14. Derisan Campos Silva comentou em 01/07/13 at 10:27

    Segue sugestões para q os manifestantes realizem seu protestos, mansa e pacificamente e q não incomode a quem nem tá aí pra o q vem acontecendo na saúde, educação, segurança pública, corrupção e outros mazelas seculares do Brasil.
    Locais para os manifestante: num Cruzeiro, estádio do Maracanã, dentro dos templos das igrejas, em uma plataforma flutuante…é de lascar!!

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 10:35

      Que tal na porta das prefeituras e sedes de governo? Não é melhor que no meio da Dutra?

      • Derisan Campos Silva comentou em 02/07/13 at 17:55

        Caro André, continuo discordando… mas, aq pra nós: deixa de ingenuidade!!! Dilapidar o patrimônio público é um violência maior q ocupar, no momento importante pra vida política do país, uma porcaria de rodovia.

        O Estado Unidos podem bisbilhotar, filmar, gravar e fotografar a vida de todo mundo e o culpado como sempre, é o cidadão!

        • Andre Barcinski comentou em 02/07/13 at 18:17

          E quem disse que uma coisa é menos errada que a outra? Quem falou em dilapidar alguma coisa? Quem falou em Estados Unidos?

  15. Alex G R comentou em 01/07/13 at 10:21

    Concordo. E isso traz outros problemas também. Será que agora o plano de concessão de rodovias do governo federal vai pra frente? E outras medidas populistas por aí. O receio agora é prevalecer quem gritar mais alto.

  16. ivonete comentou em 01/07/13 at 10:16

    Discordo totalmente de vc… O povo esta cansado… Veja bem… qdo morreu Isabella Nardoni o pessoal foi pra rua com rosas na mão, camisetas com foto da menina.. e o que aconteceu NADA… Lembra do caso do menino que foi arrastado no Rio de Janeiro? Pois bem foi feito uma passeata e NADA… ninguém, tomou providências, agora quem sabe o povo gritando, fechando avenidas e rodovias, saindo as ruas o governo vai tomar vergonha na cara e fazer algo… O Brasil acordou… sim acordou mas acordou com uma raiva danada…

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 10:36

      Raiva dos políticos ou dos vizinhos? Interromper estrada só enfraquece as manifestações.

      • ivonete comentou em 01/07/13 at 11:47

        Oi Andre Barcinski, raiva muita raiva dos políticos…

    • Mario comentou em 01/07/13 at 11:53

      O que os governos poderiam ter feito nestes casos, além do que foi feito – julgamento, prisão etc ?
      E o que isso tem a ver com bloquear estradas ?

  17. Mazinho Neves comentou em 01/07/13 at 9:56

    Cara os protestos do dia 21 foram muitos piores. Eles paralisaram todos, eu disse TODOS os acessos a SP. Por aí vc entende Dutra, Fernão Dias, Raposo, Anchieta, Imigrantes, Regis, Rodoanel, Anhanguera, Bandeirantes, Castello Branco.

  18. doesle drromm comentou em 01/07/13 at 9:36

    pena de mora para quem fecha rodovia

  19. Thiago Marcelo Ghilardi comentou em 01/07/13 at 8:56

    Barça desculpe, mas tenho que discordar. A manifestação de fato é um fenômeno no Brasil, tão raro e tão necessário que a sua realização impressiona quem desacreditava na sua existência. E o fato de ser rara, quando acontece, seja com 3, 30, 300 ou 3000 manifestantes, a causa merece atenção para uma avaliação de mérito. Nem sempre é válida, mas não julgue o seu valor por número de manifestantes, afinal, se válida, o protesto deve crescer.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 8:59

      Não julgo pelo tamanho da manifestação, leia o texto. Julgo pelo caos que ela causa na cidade, desproporcionalmente ao número de participantes. Acho que um cara sozinho tem todo o direito de ir para a rua e se manifestar. Mas não pode sentar no meio da Paulista.

    • F de I comentou em 01/07/13 at 9:03

      A doença do homem-lobo também é rara…

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertricose

  20. Guilherme Rey comentou em 01/07/13 at 8:53

    André,

    Concordo com você quanto ao texto. Porém, acho que fechar estradas é um pouco demais, independentemente do número de manifestantes.

    Numa estrada, na maioria dos casos, você não tem válvula de escape. Ao contrário de uma cidade.

    Conheço uma moça que ficou 4 horas parada na Castelo Branco com duas crianças de 4 e 1 ano, sem comida para elas.

    Uma tortura, para mãe e para as crianças.

    Essa mesma Castelo Branco, teve manifestações que a bloquearam nos dias 19, 20 e 21. Respectivamente manifestantes de Osasco, bloqueando o km 18, Carapicuiba bloqueando o km 22 e Barueri/Alphaville bloqueando o 25.

    Ah! e hoje está tendo manifestação de caminhoneiros que bloquearam a Castelo no Km 30 nos dois sentidos.

    Conclusão, foi exatamente o que você falou, periga dessas manifestações perderem o sentido e se tornarem um estorvo.

    Abraços.

    Guilherme

    P.S. Quanto a Copa das Confederações, minha maior tristeza foi ver jogos em campos exatamente iguais. Pela TV, se não fossem as placas no meio do campo indicando o nome da Cidade, dava pra dizer que o jogo no Maracanã era no Castelão ou na Fonte Nova sem qualquer problema. Ou seja, estádios tão padronizados quanto um lanche no McDonalds. Tudo o mesmo gosto de nada.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 8:54

      Também acho. Fechar estrada é o fim. Vai pra frente da prefeitura, pra frente da Assembleia, mas fechar via de acesso é errado.

  21. José Paulo comentou em 01/07/13 at 8:44

    André, fiquei preso na 6ª retrasada, dia 21/6 na mesma Dutra. Tinha vôo para Salvador que partiu às 20h10m. 17h a estrada parou e só consegui sair de lá umas 21h. A TAM devolveu as passagens e até a taxa de embarque, mas perdi o dinheiro do hotel, transfer e ingresso do jogo Brasil x Itália.
    Questionei um policial se poderia ser liberada ao menos uma pista, mas ele disse que a ordem do comando era deixar a “manifestação” prosseguir até quando os “manifestantes quisessem”.
    Pra piorar, houve arrastões e muitas pessoas foram roubadas. Tinha um cara com um bebê de colo que não tinha fralda pra trocar e nem mamadeira pro nenê. Não sei como ele se virou com o pequeno chorando tanto tempo. Cenário lamentável.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 8:53

      Acredito. Eu vi pela TV e já fiquei angustiado, imagine quem estava lá.

      • José Paulo comentou em 01/07/13 at 10:35

        Esqueci de dizer outra cena que ilustra bem a situação em que me encontrava. Uns 100m pra trás de onde meu carro parou havia um posto de gasolina com loja de conveniência. Como não tinha nada mais perto, a loja teve imensa procura para venda de comes e bebes em geral. Resultado: uma garrafa de água e um ruffles saía por R$ 20,00. Isso no começo. Depois passou pra uns R$ 30,00. O vendedor colocava no caixa o valor oficial, tipo uns R$ 6,00, R$ 7,00, e embolsava a diferença. O estoque da loja acabou e os vendedores encheram a burra de dinheiro à custa dos desesperados de plantão. Típico caso de lei do mais forte. Me lembrei de Mad Max…

  22. Paulinho Perca de Sousa comentou em 01/07/13 at 8:40

    Sobre a Seleção: jogar bonito? Foi a equipe mais “faltosa” da competição. Fizeram rodízio de faltas nos principais jogadores da Espanha, que havia disputado 120 minutos no jogo anterior. Acordem.

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 8:53

      Cara, na boa: dificilmente vc vai achar alguém que desgoste mais de Marin, Felipão e CBF que eu. Mas não dá pra negar que foi um baile ontem. Poderia ter sido de 5 ou 6.

      • F de I comentou em 01/07/13 at 8:58

        Barça… o Marin é legal cara! Ele me deu uma medalha da CBF!

        • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 9:03

          Gente fina!

          • F de I comentou em 01/07/13 at 9:06

            Pior que comigo ele foi mesmo… rs.

            Na época estava aquele impasse com o Andrés… se ele saia ou ficava… logo após a saída do Mano.

            Quando falei – gritei do outro lado da fila do aeroporto – “Marin, agora tira o Andrés!”, o cara abriu um sorriso tamanho!

            “Vem cá meu filho, toma esta medalhinha aqui da CBF, mais esconde que só tenho esta…”. Eu quase perguntei se era aquela que ele tinha ganho alguns anos atrás… kkk

        • Jean comentou em 01/07/13 at 9:25

          não teria sido uma medalha da FPF, a competição era a Copa SP.

          • F de i comentou em 01/07/13 at 10:24

            Medalha é medalha… né Marin?

          • Jean comentou em 01/07/13 at 11:01

            Muttley!

          • F de i comentou em 01/07/13 at 12:14

            Se eu sou o Muttley o Marin seria o Dick Vigarista? Fez sentido!

    • Jean comentou em 01/07/13 at 9:06

      Pô, estão arrumando defeitos até em nossas vitórias???

      E daí que eles disputaram 120 minutos e nós 90? Não são jogadores profissionais?

      Não acredito que o time está pronto para a Copa, mas ficar desmerecendo a vitória é terrível…

      • Celso comentou em 01/07/13 at 9:31

        Jogaram 120 porque não tiveram competência para vencer nos 90, é simples. Quanto às faltas, não foi o Brasil quem teve jogador expulso.

        • Jean comentou em 01/07/13 at 11:00

          Sabe o que é Celso? Sabe aquela mania que os adversários têm em desmerecer o que o outro conquistou? Sabe “Ah, mas vocês não venceram a libertadores para ganhar um mundial” ou “o adversário estava com o time reserva, pq o titular foi polpado”…

          Essa praga chegou a seleção. Se vencermos a Copa, virá uma galera afirmar que “não fez mais do que obrigação” ou até aquelas teorias de que entregamos em 1998 para vencer em 2014…

    • paulo silveira comentou em 01/07/13 at 9:21

      Concordo,tatica estilo vaca louca patriota raivosa, nao foi bonito mas reconheço que funcionou.

  23. m comentou em 01/07/13 at 8:40

    Concordo em gênero, número e grau. Alguns vão para as passeatas apenas pela adrenalina. Outros divertem-se tomando tomar cerveja sentados no asfalto. Já cansou. CHEGA!

  24. ROLF AMARO comentou em 01/07/13 at 8:33

    As manifestações são um sinal do Brasil aprendendo pra que serve uma democracia. Logo logo o povo acerta o ritmo.

    Ah, não podemos deixar de registrar o serviço prestado pelo Carlinhos Brown, que encontrou a Shakira no sábado, antes da decisão. Graças a ele, a Espanha perdeu e o Piqué foi expulso.

  25. Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 8:30

    Discordo. Protesto tem de ter visibilidade, impacto. Nós vivemos em sociedade e no caso, chama-se atenção para problemas da sociedade. Se as pessoas fizerem protesto dentro de um shopping, quem vai dar bola?

    • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 8:34

      Ué, e precisa fechar a Dutra numa sexta na hora do rush pra dar visibilidade?

    • F de I comentou em 01/07/13 at 8:47

      Justamente pelo fato de vivermos em sociedade tu deveria ao menos começar a pensar em respeitar meu direito de ir e vir. Faça seu impacto nas urnas. Ou faça você mesmo.

      • Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 9:45

        O SEU direito, não o direito da sociedade. Grande diferença. Se não há impacto, não há repercussão. De que adianta bloquear a estrada 3 da manhã? Outra, todos são avisados com antecedência.

        • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 10:11

          Não mesmo, Guilherme, ninguém é avisado de nada, me desculpe. E protestar em frente à prefeitura ou a prédios do governo tem muito mais impacto que acabar com o dia de outros cidadãos.

          • Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 10:48

            Barça, meu colega de trabalho desde de manhã já sabia dessa manifestação. A manifestação estava relacionada aos pedágios, então seria lógico que fosse feito nas estradas. (Em tempo: pessoalmente, não vejo coerência em fazer manifestação sobre alta de pedágios de empresa privada. Sou até a favor do aumento de preço, para a diminuição dos carros).

          • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 11:24

            Garanto que seu colega de trabalho soube pelo Facebook ou Internet. E garanto que 99% das pessoas que ficaram paradas não sabiam, ou não teriam sido pegas de surpresa, certo?

          • Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 13:14

            Sem querer estender muito o assunto e finalizando o meu comentário: sim, hoje a internet é um meio de divulgação importante, assim como o rádio. Obviamente, as pessoas ficaram presas por diversos motivos, principalmente por não terem a opção de alterar suas trajetórias/ cotidiano. Aliás, como disse o Bruno aqui embaixo, essas pessoas sofrem do mesmo problema de trânsito por diversos motivos e as estradas não melhoram a qualidade na mesma proporção. A primeira reação sempre será repelir as manifestações, mas a longo prazo, a reflexão virá. Vide Arnaldo Jabor!

          • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 13:24

            Guilherme, Internet é supervalorizada. A grande maioria da população não tem e não fica sabendo de “eventos” assim. Ontem mesmo bati papo com um amigo que foi pra SP e ficou seis horas parado na Dutra.

        • F de I comentou em 01/07/13 at 10:15

          O MEU direito foi pensado – pensando – como pertencente ao restante da sociedade. Achei que pela leitura do texto você entenderia. Mas é difícil fazer alguém que pensa no micro começar a ter atitudes que beneficiariam o macro, não é mesmo?

          • Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 10:50

            Faça essa pergunta a você mesmo, primeiro. Vai se impressionar ao compreender que a sua realidade não é igual a de MUITA gente.

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 11:45

            Qual atitude de sua parte beneficia o macro? Elogiar, saudoso, as pracinhas “bem cuidadas” pelo incompetente Kassab? Optar, nas urnas, pelo menos mal, entre os corruptos candidatos? Ir e vir em silêncio, todos os dias, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, como parte de um rebanho tocado por cajado em mãos do carrasco? Fazer “muuu, muuu”, como quem diz “sim, sim”, a todas as cafajestagens e “sem-vergonhices” da classe política?

          • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 12:03

            Quer dizer que é 8 ou 80? Ou você é um cordeirinho ou deixa cidadãos cinco horas presos em carros? É isso?

          • F de I comentou em 01/07/13 at 12:17

            Faço “mu mu” só quando passo dentre os carros…. nos corredores da vida…

            … Caro Marlon Branco… dei respostas genéricas aqui….. justamente para não dar meu ponto de vista e nem para querer saber os de vocês… pois cada um tem um. A resposta é genérica, mas é mais eficaz do que manifestações pode ser. Quem não te representa não merece voto… e se ninguém te representa, represente-se! Oras!

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 13:41

            Não André. Não é 8 ou 80. Também sou contra deixar as pessoas 6 horas trancadas no carro. Acho que as manifestações podiam ser mais inteligentes, concordo com você que o direito de um não pode tomar o direito do outro. Eu mesmo já fiquei preso quando ia para Guarulhos e perdi voo, dinheiro, etc e fiquei revoltado. Mas acreditar indefinidamente no poder das urnas sim transforma você em cordeirinho. Não se faz democracia apenas se apresentando às urnas. Sobretudo quando as opções apresentadas ao eleitor são nulas, representam a mesmice ou a piora.

          • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 15:06

            Vamos lá, pela nonagésima vez: por que não ira pra frente das sedes de governo, em vez de fechar a Dutra? Ou você acha que o Haddad e o Alckmin pegam a Dutra?

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 16:57

            Eu concordo com você André! E disse isso nos meus comentários. Discordei foi do F de I que acha que democracia se resume a ir às urnas.

          • F de I comentou em 02/07/13 at 8:46

            Marlon Branco: Sabe ler meu filho?

            F de I comentou em 01/07/13 at 12:17

            […] Quem não te representa não merece voto… e se ninguém te representa, represente-se! Oras! […].

            O que você entende por isso? Vou tentar explicar, faciliatar para você, que tem a leitura mais “dificultosa”:

            “Quem não te representa não merece voto…”

            Sim disse que, a politica e o processo de escolher quem nos represenatrá pode ser sim mudada nas urnas.

            “e se ninguém te representa, represente-se”

            Tentei explicar para você – pelo visto não entendeu – que se quem tu votou não presta, seja você o candidato! Vá as cabeças!

            São DUAS coisas que acredito. Ao invés de UMA como apontastes.

            Garanto que votaria em ti, ó curió.

        • F de I comentou em 01/07/13 at 10:16

          Proteste na urna meu jovem… fará mais diferença.

          • Bruno comentou em 01/07/13 at 10:54

            Infelizmente dessa vez devo discordar do André e de F de I, ambos pessoas de opiniões centradas. Acho difícil mudar algo nas urnas, seja quem entrar na máquina viciada que é o governo não fará muita diferença, ali a maioria deseja mesmo é se favorecer ao máximo de tudo o que os cargos proporcionam. Já sobre parar vias, entendo sobre o incômodo gerado, mas não passamos por isso sempre pelos mais diversos motivos? Quebra de ônibus, acidentes, obras que não acabam nunca (Tamoios…). O verdadeiro poder está com os empresários e com a mídia, são os únicos que podem pressionar o governo. Foram quantos dias com milhares de pessoas pedindo a redução da tarifa antes de quebrarem tudo no centro (trabalho no anhangabaú, pertinho da praça do patriarca e vi o tamanho do estrago que fizeram), não deu dois dias e prefeito e governador voltaram atrás. Sou totalmente contra o vandalismo, saque e roubo, mas é isso ou se o país inteiro decidir não abrir nem bar de esquina durante um dia, não comprar uma bala que seja de loja nenhuma, para que os empresários pressionem e ai sim o governo se sinta obrigado a atender. Fico chateado por isso, mas infelizmente acho que para funcionar só pegando pesado mesmo.

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 11:18

            Protestar na urna votando em quem? Dilma, Lula, Eduardo Campos, Marina, Joaquim Barbosa, Heloísa Helena? Concordo com o seu direito de ir e vir, acho que manifestações não devam atrapalhar a vida de quem “só está querendo voltar para casa”, mas você enxerga realmente melhores opções para se votar nas próximas eleições? Se sim, parabéns!, mas recomendo um oftalmologista. E ainda fala com esse tom professoral, “protesto na urna ‘meu jovem”, como se tivesse 65 anos e fosse o mais sábio entre os mortais de vida acomodada! Saia de sua zona de conforto! Cresça!

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 11:20

            manifestações não devem***

          • F de I comentou em 01/07/13 at 12:25

            Marlon… novamente. Não citei quem eu voto ou deixo de votar aqui justamente para não partidarizar questões que nasceram de um sistema político que não te representa, gerando assim as manifestações. estou errado em crer que estas vieram pelo descontentamento da forma como a política nos é apresentada? Estaria errado de agora não mais defender – não é o caso – quem fez benefícios ao bairro onde moro? Você nunca terminou com uma namorada que disse que amava? As questões pessoais – minhas – não são relevantes ao menos para minha pessoa? Em suma… não posso ter a MINHA opinião? Tenho sim minha opinião e não utilizo o que creio para atrapalhar o direito dos outros!

            “Nasci” escutando punk rock e desde cedo percebi que a autogestão (assim como fizeram na música) seria o sistema ideal para a política… quando todos respeitam os nossos direitos, assim como do vizinho. Mas isto é utopia. E utopias são lindas.

            Mude na urna! Que é o que o sistema te oferece.

            Mude o sistema! Se ele não te representa.

            Mude quem te representa! Seja você lá!

            Garanto que votaria em ti e no Guilherme, se “lá” estivessem.

            Sem mais.

          • Carlos Campos comentou em 01/07/13 at 15:35

            E o Felipe de Interlagos acha que se exerce a democracia só de 4 em 4 anos… nas urnas. Oh, meu Deus!

          • F de I comentou em 01/07/13 at 16:49

            Leitura superficial a sua né Carlos Campos?

            Pega um trecho do que escrevi e toma como verdade.

            Vou tentar explicar para facilitar para você:

            Vote consciente em quem te representa e, se não agradar, impeachment nele!

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 17:02

            F de I: o comentário do Carlos não foi superficial. Você disse exatamente isto: “proteste nas urnas, fará mais diferença”. Como se ir às urnas estivesse dando algum resultado! O que adianta escolher entre periquito e curió? Ambos são passarinhos! O que adianta optar entre Dilma, Serra, Aécio, Lula? PT, PSDB, PMDB, PSB? Eu nem nas urnas vou para dar voto a esta cambada. Prefiro pagar os R$ 3,20 de multa e nem sequer justificar. Como venho fazendo, aliás, nos últimos anos.

          • F de I comentou em 02/07/13 at 8:47

            Antes achar que podemos mudar nas urnas que ser um derrotista.

          • Marlon Branco comentou em 02/07/13 at 9:20

            Neste caso também seria o “8 ou 80”: ou muda nas urnas ou se é derrotista. Não é o caso. Há outras maneiras de se participar democraticamente.

          • F de I comentou em 02/07/13 at 9:54

            Tá.

    • Gus comentou em 01/07/13 at 10:36

      Mas Guilherme, muito cuidado para não cair nessa ditadura da polarização, que está a todo vapor. Há mais opções entre protesto de shopping e interditar a Dutra (até por que isso é um tiro no próprio pé). Há maneiras de causar impacto e gerar visibilidade sem extremismos. O problema do ir e vir é ele ser abordado de maneira absoluta, por quem quer que seja.

      • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 10:41

        Concordo.

      • Guilherme Braga comentou em 01/07/13 at 11:02

        Gus, não existe liberdade absoluta em uma sociedade. Extremismo é vandalismo, depredação. Manifestação não é um protesto fechado nele mesmo, tem de fazer com que a sociedade reflita também, em certos casos.

        • Andre Barcinski comentou em 01/07/13 at 11:22

          mas Guilherme, fechar rodovia é justamente o que NÃO FAZ ninguém refletir. As pessoas que ficam cinco horas presas num carro passam a repelir as manifestações.

          • Marlon Branco comentou em 01/07/13 at 11:32

            Gostei bastante das manifestações que levaram ativistas a montarem acampamento na frente da casa do governador do Rio, por exemplo, ou na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, pois incomodam a quem se deve incomodar: políticos. Concordo que impedir alguém que passou o dia trabalhando, de voltar para casa, acaba levando os prejudicados a repelirem manifestações. Só não concordo com quem diz: “proteste nas urnas”. 1 – não há melhores opções entre os virtuais candidatos; 2 – os partidos ou quase todos se tornaram balcões de negócio, ou têm mentalidade do início do século XX; 3 – qual diferença faz um voto, se milhões e milhões de brasileiros assistidos por programas clientelistas do governo, por temerem perder o pouco que recebem, enfiam a sua escolha por sua goela abaixo? Há de se manifestar, sim!, mas com razão: manifestar com inteligência para não criar animosidade da sociedade!

          • F de I comentou em 01/07/13 at 12:27

            Bingo Barça. Vandalismo e transito parado só afastam os que como eu (ainda) simpatizam com o movimento.

  26. pedro volpe comentou em 01/07/13 at 8:27

    É uma equação bem simples…Policia+Borrachada+bombas de gás = vias liberadas.

    As vezes esquece-se que a polícia também faz parte do regime democrático.

  27. F de I comentou em 01/07/13 at 8:24

    Barça, desculpe o – nem tanto – off topic.

    E do Marcelo? Ninguém fala? Acho que ele foi crucial para a conquista do título. Em segundo plano o Júlio César… mas ele anda bem treinado… o time dele tá uma draga (certo?) e creio que ele anda sendo bem treinado pelos atacantes dos times adversários.

    Sobre as manifestações concordo – por mais “pacíficas” e de direito que sejam – sempre acabam atrapalhando outro direito crucial ao ser humano: o de ir e vir.

    Un abrazo!!!

    PS: Ganhamos a Copa das Confederações e todos ficaram felizes… decidindo assim… cancelar as manifestações – paralização geral – prevista para hoje…. certo? Vai Brazil!!!

  28. Enaldo Soares comentou em 01/07/13 at 8:08

    Concordo plenamente. Nenhum direito é absoluto, nem mesmo a vida. Quando há um conflito de direitos é necessário que se faça uma ponderação e que prevaleça aquele cuja supressão causaria um dano maior a uma coletividade maior. Muitos países democráticos proíbem que as passeatas fechem as vias. Não é só o transtorno que causa a quem retorna do trabalho, há também aqueles que precisam estar em casa para tomar medicações, por exemplo.

  29. André Fausto comentou em 01/07/13 at 8:05

    Pois é, meu amigo, a lei diz que ninguém pode impedir o direito de ir e vir das pessoas; e isso vale para 10, 100 ou 100.000 manifestantes.

    Era sobre isso que “reaças” como eu alertavam desde o início. Era evidente que a baderna iria continuar e piorar.

    Para agravar a situação, graças à abordagem delinquente de boa parte da imprensa, a função da polícia deixou de ser garantir o direito de ir e vir da população e passou a ser garantir a segurança daqueles que desejam impedir esse direito.

    Por fim, os jornalistas que começam a se incomodar com a baderna que antes apoiaram deveriam no mínimo pedir desculpas à PM e solicitar que ela volte a realizar o seu trabalho.

  30. Roberto comentou em 01/07/13 at 8:00

    O problema, André, é que tem muitos organizadores de protestos que precisam de pessoas violentas para chamar a atenção para suas causas. São aliados tácitos.
    A partir do momento que estes (des)organizadores dizerem com todas as letras que repudiam a violência, a violência no mínimo diminui. Mas aí a repercussão diminui, etc.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailandrebarcinski.folha@uol.com.br

Buscar

Busca
  • Recent posts André Barcinski
  1. 1

    Até breve!

  2. 2

    Há meio século, um filme levou nossas almas

  3. 3

    O dia em que o Mudhoney trocou de nome

  4. 4

    Por que não implodir a rodoviária?

  5. 5

    O melhor filme do fim de semana

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 04/07/2010 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • UOL - O melhor conteúdo
  • BOL - E-mail grátis
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).