Trem ao aeroporto é a maior diversão!
11/07/13 07:05Enquanto políticos cruzam o Brasil em aviões da FAB para ver jogos no Maraca ou dar parabéns para noivos, o cidadão que precisa pegar um avião sofre até para chegar ao aeroporto.
Mas, como dizia o comercial das Organizações Tabajara, “seus problemas acabaram”. Pelo menos para quem precisa ir a Cumbica, esse templo da modernidade e eficiência aeroviárias.
Uma reportagem esclarecedora, publicada pela “Folha” essa semana, mostra que, depois da construção do trem que ligará Cumbica ao trem da CPTM – que ficará pronto em 2015, ao custo de 900 milhões de reais – o viajante que quiser ir da Paulista a Cumbica precisará fazer cinco – isso mesmo, cinco – baldeações, entre metrôs e trens. Leia aqui.
Segundo a reportagem, o trajeto poderá ser feito em uma hora e meia, fora do horário do rush (durante o rush, com vagões superlotados e estações com gente transbordando, pode botar aí umas três horinhas).
Imagine você, saindo com a família para a Disney com três ou quatro malas, na hora do rush, fazendo cinco baldeações?
E a volta, com oito malas? Vai ser moleza?
Tenho uma sugestão: por que não chamar dois especialistas em conforto aeronáutico, os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, para fazer um teste nesse sistema moderníssimo?
Da próxima vez que Alves levar a família para ver a seleção, ou que Calheiros quiser dar os parabéns a uma noiva, bem que poderiam escolher um joguinho ou uma igreja em São Paulo e testar o trem de cinco baldeações. Se eles aprovarem, prometo usar.
A bordo do avião o comandante anuncia: ‘senhores passageiros, dentro de instantes estaremos pousando no aeroporto de Guarulhos’. As placas indicativas na marginal Tietê além das rodovias Dutra, Airton Senna e Fernão Dias também trazem a inscrição Guarulhos e não Cumbica.
É assim que consta no site da Anac, Infraero, companhias aéreas e de venda de passagens, além dos tags de bagagem.
É assim também que está escrito na parede do saguão de entrada do aeroporto: GRU, de Guarulhos
Não sei porque a insistência com esse nome ‘Cumbica’. Palavra de sinistro significado para a aviação, Cumbica é o nome da base aérea contígua ao aeroporto de Guarulhos.
Para a sua “alegria”:
http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/26658-flamengo-recebe-r-5-milhoes-da-prefeitura-para-concluir-ct.html
Longe de mim defender o transporte público de SP, mas acho que há uma certa má vontade nesta matéria da Folha.
Não vi o governo afirmar que esta é “a” solução para o transporte até o aeroporto: ela é apenas uma conexão mais próxima para fazer a integração com todo o sistema. E não elimina a possibilidade que tenhamos no futuro um trem direto para lá, mais confortável e rápido (e muito mais caro).
Sim, as baldeações são um problema se você está indo para Disney com os filhos. Mas para uma quantidade significativa de passageiros sem muitas malas, viajantes durangos ou mochileiros, pagar apenas R$ 3,00 para levar você de Itapevi, Jabaquara, Capão ou Santo André até o aeroporto internacional é bastante razoável (em alguns casos, são mais de 40km de distância).
Outro ponto positivo é que também atende aos funcionários do aeroporto – ao contrário do que teríamos com um trem exclusivo, com passagens de, quem sabe, R$ 20 ou R$ 40,00.
Por fim, é bom lembrar que para ir do aeroporto JFK para Manhattan de trem custa muito mais, é preciso fazer umas 4 baldeações (se o seu destino for o Soho, por exemplo), subir muita escada e você ainda é obrigado a comprar uns 3 tipos de bilhetes. A vida pode ser dura até para cidades muito mais ricas.
Que eu saiba, não foi anunciada a construção de uma linha direto até o aeroporto. Ou, melhor dizendo, o consórcio GRU Airport vai construir uma estação remota de trem CPTM da qual os passageiros deverão pegar um ônibus para finalmente chegar ao aeroporto. Imagine isso com bagagens, crianças ou eventualmente um idoso. Uma obra que já nasce errada.
Com tanta dificuldade, dificilmente os passageiros e usuário abandonarão os automóveis e ônibus.
O que já deveria estar pronto há muito tempo seria um monotrilho ou trem de média velocidade interligando os três principais aeroportos, Guarulhos, Congonhas e Viracopos, aumentaria a eficiência na geração de tráfego aéreo.
engraçado…se fosse em paris, onde se faz um monte de baldeação, a fôia ñ detonaria…
Sei que a CPTM oferece um serviço ridículo, mas não vejo problema na conexão ser na linha vermelha, já que é a mais próxima. Se a pessoa pegar o metrô na linha amarela, já é uma baldeação a menos. É difícil querer chegar da zona oeste até Guarulhos com poucas baldeações, é muito longe. O que acho que deveria ser feito pra ontem é ligar a linha verde direto na vermelha pela Penha. Isso já ajudaria bastante.
André, o Brasil não seria um país melhor se nossos políticos fossem OBRIGADOS a frequentar os serviços pelos quais são responsáveis? Para mim, político deveria ser obrigado a andar de transporte público para ir ao trabalho, frequentar o SUS para tratar da saúde e matricular seus filhos em escolas municipais. Aí as coisas com certeza iriam melhorar.
Claro que sim, já escrevi sobre isso. Concordo inteiramente com vc.
E’ exatamento isso que nos faz um legitimo pais de 3o mundo. Veja uma familia de politicos do Maranhao por exemplo, quando ficam doente pegam um jatinho ate’ SP, depois um helicoptero e pousam no Sirio. Quando vao modernizar o sistema de saude do MA? Acho que jamais. Enquanto quem administra tem privilegios as coisas nao vao mudar.
Conheço um prefeito de uma cidade pequena no interior de SP, quando um cidadao precisa fazer alguma intervençao em outra cidade (pois ali nao tem o tal serviço), o cara faz questao de entregar a via pessoalmente em maos, como se ele proprio estivesse fazendo um favor. Vergonhoso.
Boa Barcinski, na verdade não é estranha uma “logistica” bem planejada como essa. Na verdade se não conseguimos sequer escoar de maneira eficiente a safras, produtos e afins quem dirá pessoas. Viva as negociações entre empreiteiras, as planilhas de custos e a preocupação extremamente humana dessas obras.
Quais são os seus 10 melhores livros de biografia?
Barça, o Flu assina contrato com o Maraca e, no dia seguinte, o consórcio anuncia que serão proibidas bandeiras, instrumentos musicais, tirar a camisa e ficar de pé. Vão proibir xingar tbm?
Absolutamente lamentável. Se é pra “torcer” assim, era melhor não assinar p… nenhuma. Se é pra ver como se estivesse em casa, melhor ficar em casa, diante da TV.
Uma pena. Um descalabro. Um absurdo. Revoltante.
Não poderei ir dia 21, mas vou contra o Cruzeiro e vou tirar a camisa, mesmo que esteja chovendo e fazendo 5 graus.
Essa é a minha esperança. A desobediência total, tão inerente ao povo brasileiro.
Mas só considerarem o cumprimento dessa cartilha é uma afronta.
Quero ver fazer 5 graus no RJ. Pra isso voce vai ter que vir aqui no Couto Pereira, rsrsrs. Mas sério, gostaria de ver a torcida no Maracanã desobedecendo a esses “códigos de conduta”.
A idéia é esta mesma.
Já tinha acabado com o ‘geraldino’ (quele que por uns trocados assistia o jogo de pé). Agora acabam com o ‘arquibaldo’.
Os estádios foram elitizados e só vão perceber tarde demais. O apaixonado vai se contentar em ver em HD (se deixarem) na tela de 32′ que tá pagando em 48 prestações.
Isso lembra quando o SP teve o Morumbi interditado até que colocassem amortecedores no estádio.
Aí apareceu um engenheiro do Contru dizendo que ia liberar o estádio desde que os torcedores não pulassem…
Verdade nua e crua. Eu era estagiário de lá nessa época.
Não sou de São Paulo mas está aí uma obra que só acredito vendo. Acho que em cada uma das 5 baldeações o governo deixará aquela comissão para agradar os envolvidos na obra. Sendo assim, acredito que essa obra que hoje custa 900 milhões e ficará pronta em 2015, ficará pronta em 2018 ao custo de uns 2 bilhões.
Boa Tarde Barça. Qto a esse assunto, só posso dizer, o q esperava? Brasil é assim, as coisas não funcionam direito e são todas maqueadas para parecer uma revolução.
Ps.: Obrigado pela indicação a um tempo atrás do filme Dear Zachary, assisti ontem, fantástico o filme.
É uma paulada esse filme.
André, conheci Lisboa há alguns meses e, confesso, fiquei impressionado com algumas coisas. Convenhamos, Portugal não é exatamente m colosso econômico na Europa, nem Lisboa é exatamente uma cidade moderna. Mas, em que pese tudo isso, o metrô na cidade é simplesmente extraordinário. Há uma estação no aeroporto, de modo que qualquer infeliz pode partir do centro (ou de outros lugares, naturalmente) e chegar ao aeroporto com todo o conforto do mundo, sem problema algum. Se eles conseguiram isso em uma cidade antiga, como nós não conseguimos por aqui?
Estação no aeroporto é básico, não? Pensar que a rodoviária do Rio não tem nem metrô…
quanto a Lisboa, só queria acrescentar que a cidade se modernizou num período relativamente recente, depois que entrou dinheiro da UE, pelo que sei. há cerca de 20 anos, não era assim. o metrô, por exemplo, era uma espinha de peixe, pequeno, nada prático. a gente passava frio nos trens. e eles paravam de circular a uma certa hora da madrugada.
verdade. Portugal, Espanha e alguns outros so’ entraram no primeiro mundo devido ao dinheiro da EU, entanda-se Alemanha. Podem estar cambaleando agora, mas ao menos tem uma infraestrutura de dar inveja.
Também continuo achando estranho essa fixação com os presidentes do Senado e da Câmara com relação as viagens. Tem também o Cabral governador do Rio sempre mencionado. Os dois (ou três) são sempre citados e expostos a execração pública, mas ninguém fala do Joaquim Barbosa, Beto Richa, Simão Jatene, ACM Neto, Alckmin (que vai a Cumbica de Helicóptero pegar as netas) e tantos outros que também abusam das prerrogativas de “autoridade” para sair cruzando os ares por aí.
Isso denota que o controle sobre essas viagens tem que ser muito maior, coisa que não acontece hoje.
Com relação as “tantas baldeações” eu realmente não entendi. Elas existem em todas as grandes cidades do mundo. De Heathrow até a casa onde morava em Londres, tinha que fazer 3 baldeações, carregado de malas em vagões de metrô muito apertados. Muita gente fazia muito mais que isso, já que também se utilizavam de trem, além das linhas de metrô.
Cidade grande é assim e São Paulo se não parar de crescer se tornará inabitável (falta quase nada para isso…).
Pera aí, Marco, citei os exemplos porque foram os mais recentes. A imprensa cansa de noticiar abusos de aviões utilizados de forma indevida.
André, e o melhor de tudo isso é que se esse trem até o aeroporto está prometido para 2015, provavelmente será inaugurado lá pra 2018, sendo otimista ainda…
Barça, já conferiu a série The Newsroom? A essa eu acho que você não vai resistir MESMO; saiu um box com a primeira temporada: http://www.amazon.com/The-Newsroom-Complete-First-Season/dp/B0092QH902
Vi os dois primeiros episódios, achei legal, mas não acompanhei mais.
O jornalista Lucio Flavio Pinto fez a denuncia:
O governador do Pará, Simão Jatene, só usa jatinhos particulares quando precisa se deslocar da capital para outras localidades.
O custo da brincadeira: cerca de R$ 72 mil por viagem.
Os gastos com o transporte do governador batem a casa dos milhões. Por mês.
Imagino que nos outros estados deve rolar a mesma coisa.
Esses caras nunca vão se preocupar com a qualidade do nosso transporte. Afinal de contas eles não o utilizam.
Sinceramente não entra na minha cabeça porque um governador ou um prefeito não podem usar avião de carreira e precisam gastar tanto com jatinhos e helicópteros.
Talvez seja medo do povo.
Sempre quando abordam o tema “trem e metrô” lembro da PUTA SACANAGEM que fizeram com a(s) linha(s) que ligaria(m) o Morumbi (estádio) com o resto da cidade! Umas deixaram de lado e outras atrasadas em anos!
Monte de grana gasto com aquela PORRA daquele estádio de merda para uma copa de merda… e agora vem o pessoal revoltado… SÓ AGORA!
Façam revolta lá dentro daquela bosta! Felizes e espremidos usando aquela caótica linha vermelha do metrô!
PS: Revoltado hoje.
Ui!!!
É que hoje bloquearam a avenida que me homenagei com seu nome… Interlagos.
* homenageia
Político deveria ser obrigado a se tratar pelo SUS, utilizar transporte e demais serviços públicos.
Talvez assim…..
André,
Sei que você não curte fugir do tema dos post nos comentários, mas já viu o trailer do filme Sharknado? Tubarões caindo do céu dentro de um tornado…
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iwsqFR5bh6Q
Sem mais.
Será muito difícil uma linha até o metrô Tatuapé?
Sempre me pergunto: Quando vamos ter algo que, realmente funcione? O maior aeroporto da América Latina, é uma piada, e, o seu acesso, é pornográfico…simples assim!
Quando tivermos um governo que governe!
Até tu aqui Brutus?
rsss Nos conhecemos, F de I?
Não… mas poderíamos…
Você se esqueceu de outro especialista em conforto aeroviário: o Presidente do STF.
como sempre esses politicos so dao tiro no .pe. barcinski. sei q e dificil mas tenta fazer uma reportagem sobre a secretaria de seguranca publica de sp. os caras estao fazendo uma cagada atras da outra. entra no site flitparalisante e de uma olhada nas materias. a grande midia nao esta se aprofundando nos problemas. parece q e medo do alckmin o omisso. grande abraco.
Eu sempre pego o metrô até o Tatuapé (1 baldeação) e, de lá, o ônibus que segue direto e para dentro do aeroporto. Tudo isso partindo de Pinheiros, onde moro, incluindo espera do ônibus, etc. dá 1h30. Tranquilo e barato…
Moro no Paraíso, faço a mesma coisa e dependendo do horário, gasto 1h. Acho uma ótima solução, mas só serve para horários fora do pico. Já perdi voo porque estava parada na Rodovia de acesso a Guarulhos, dentro desse ônibus.
Quando li a matéria, acabei de crer; transporte público no Brasil é um instrumento de suplício medieval; e como nos tempos da Santa Inquisição, primeiro o carrasco mostrava as ferramentas ao prisioneiro, para que ele ficasse meditando sobre o que o esperava na hora H; aqui também antecipam o sofrimento, avisando gentilmente sobre as cinco baldeações ao futuro supliciado.
O projeto merece muitas críticas. Mas a reportagem da Folha não é muito justa quando o compara com o de outras grandes cidades. Para essas, considera só o tempo do trecho direto pro aeoroporto. Já pra SP considera todos os deslocamentos. Mas lá também é só uma ou outra estação que faz o serviço e na maioria dos casos a baldeação é necessária. Claro que provavelmente menos do que cinco.
Eu percebi isso também na matéria da Folha. E não sei de onde tiraram que o trajeto do aeroporto ao centro de Paris de trem levava 28 minutos. O aeroporto CDG é longe e o trem para em várias estações, se não for o expresso, aí sim vai rápido. Além disso, dependendo de onde você embarca, algumas baldeações tem que ser feitas, tipo sair do metrô, pegar outra linha de metrô, percorrer longuíssimos corredores e escadas rolantes na estação Chatellet-Les Halles, aí embarcar no trem RER com destino a Charles de Gaulle. Isso leva mais de uma hora. De qualquer forma um acesso sobre os trilhos até Cumbica é sempre bem vindo e o projeto ainda pode ser modificado e discutido.
O foco da F de SP não é justamente São Paulo? Isto “talvez” explique o melhor “detalhadamento” dado as matérias da região… porém não justifica.
😉
Não vejo problema em fazer baldeações. Vocês também só sabem chorar.
Baldeação só é fácil quando você é a mala e não tem que carregar uma externa.Ou várias.
Pois é.
Eu ri!
Você percebe como esses caras não estão nem aí para o povo e se sentem imunes a qualquer impunidade quando o país está transtornado com os protestos e os caras se aproveitando do Estado para desfrutar a vida…
O Renan a pouco tempo perdeu o mandado por uma dessas molecagens, olha ele aí de novo… desculpa, mas não me inconformo com isso…
O interessante é que quando o governo vai anunciar essas medidas é sempre com um sorriso largo na cara pra passar confiança mas com certeza estão pensando: vamos enganar esse bando de trouxas mais uma vez e garantir mais quatro anos.
Há uma alternativa, para evitar muitos transbordos, as baldeações de nossos avós (coisa que os usuários do Metrô de São Paulo fazem todos os dias, na estação São Bento, para ir de Tiradentes para a frente): tomar o trem-bala, de perpetuação de Dilma, na Barra Funda, ir até o Rio de Janeiro e, lá, tomar um avião para Cumbica. Economia de quatro transbordos (baldeações!).
Quanta vírgula.
“Há uma alternativa para evitar muitos transbordos: as baldeações de nossos avós. Coisa que os usuários do Metrô de São Paulo fazem todos os dias na estação São Bento para ir de Tiradentes para a frente: tomar o trem-bala – de perpetuação de Dilma – na Barra Funda, ir até o Rio de Janeiro e lá tomar um avião para Cumbica. Economia de quatro transbordos (baldeações!).”
Economia de vírgulas!
Parem com isso, meninos!
(lembrou um artigo do Millôr com este nome, que falava da rivalidade RioXSP)…