Um espírito baixou em mim...
23/07/13 07:05Estive em São Paulo esses dias e, como sempre, chamei meu amigo José Mojica Marins, o Zé do Caixão, para jantar e botar o papo em dia.
Mojica me contou um caso sensacional e me autorizou a dividi-lo com os leitores. A história envolve seu amigo e parceiro Mário Lima, ator de vários de seus filmes.
– Não posso jantar, só almoçar, porque de noite vou encontrar o Mário – disse Mojica.
– Que Mário?
– O Mário Lima.
– Mas o Mário Lima não morreu?
– Morreu faz alguns meses, mas ele procurou a Federação Espírita e disse que precisava falar comigo.
– E o que ele quer com você, Mojica?
– Deve ser alguma coisa sobre um projeto. Três dias antes de morrer ele me disse que tinha dois projetos pra fazer comigo. Talvez seja isso.
– Mas como ele vai fazer o projeto com você se está morto?
– Isso não sei, vou descobrir. Ou então ele quer me pedir alguma coisa, você sabe como era o Mário. Ele vivia lá em casa, ia todo dia comer doce.
– Comer doce?
– É, ele era maluco por bolo e cocada, vinha lá de Ferraz de Vasconcelos todo dia pra comer cocada numa confeitaria perto da minha casa. Eu sempre pagava pra ele. Só falta ele me pedir dinheiro emprestado, porque tô duro!
Combinamos que eu ligaria depois para saber como havia sido o encontro com o espírito. Mojica pediu para eu telefonar dali a dois dias, porque no dia seguinte iria encontrar um amigo, George, um empresário e ator egípcio – George interpretou o vendedor de balões necrófilo no fantástico episódio “Tara”, do longa “O Estranho Mundo de Zé do Caixão” – que estava com um projeto incrível: fazer um filme de terror sobre “o encontro do rio Nilo com o Amazonas”, a ser filmado em Peruíbe. Segundo Mojica, George fez fortuna com uma rede de escolas de dança do ventre, mas os negócios estavam sofrendo por causa da recente crise política no Egito. Dois dias depois, liguei para ele:
– E aí, conseguiu falar com o Mário?
– Consegui sim, ele baixou num “aparelho” e conversamos um pouco, mas não foi legal.
– Como assim?
– Ele disse que estava muito confuso no lugar pra onde foi, e que precisava botar a cabeça em ordem pra falar melhor comigo. Ele ficou de marcar outro dia.
Fora do tópico: Barça, gostaria de saber se nos dias vindouros vc comentará a recente superturnê que colocou Jay-Z e Justin Timberlake juntos no palco. Eu li na Folha a respeito e achei hilária a reportagem (ainda que o tom fosse sério, mesmo). Estou perguntando porque vc já fez um post delicioso sobre o Usher (esse faz tempo, hein?) e há pouco tempo atrás um sobre o estado (lamentável) do Grammy Award, inclusive resenhando o senhor Timberlake. Enfim, essa turnê, entre outras coisas, está sendo chamada de lendária e como não sou lá um fã deles essa junção me soa lendariamente ruim. Mas pode ser que o sem noção seja eu, confesso não entender muito de música, ao contrário de vc, que manja bastante. Daí a pergunta.
Boa ideia, daria um bom tópico sim. Será que tem a íntegra do show em algum lugar?
Barça, eu não encontrei a turnê disponível em canto algum. Acho que é pq ela foi lançada semana passada (18). Mas segue o link de um site, dedicado ao lado pop do hip-hop, que contém 3 vídeos/montagens de Toronto que somam quase 20 minutos. Mas tavez será preciso esperar DVD de qqer forma.
http://globalgrind.com/music/jay-z-justin-timberlake-legends-of-the-summer-tour-toronto-kick-off-video
Vou tomar coragem e assistir.
ele leva doces pro mario ainda?
Cara, acabei de ver Maldito no youtube! Muito bom! Parabéns! Só que achei que podia ter mais uma meia hora, tenho certeza que muita história boa ficou de fora.
A Praticamente Filmes produziu mais alguma coisa? Passei mal de rir quando começou, não tinha nome mais apropriado!
Fizemos um curta, “Mojica na Neve”, vc tb deve achar por aí.
não curto nada do zé do caixão
aliás nem sei pqe ele tem toda essa fama
Talvez porque mesmo quem não goste dele não consegue ficar sem falar dele.
André, o que dizer? Passar pelo mesmo fio do colar o rio Amazonas, o rio Nilo e Peruíbe é delirio mescalinico, é um projeto protogeografico, maravilhoso! Mas, em semana de Papa (afinal, que século é esse??), a questão metafisica levantada pelo Mario é sensacional: uma confusão causada pelo “lugar” para onde ele foi… Isso coloca séculos de teologia e parapsicologia em cheque!! E tem gente que passa a vida em branco contando com o Paraiso no além!! É de matar de rir, falta o ar!! E o Mario volta pra contar que é apenas confusão mesmo, miasmatico, até insalubre!!!
Pois é, Celso, e a coisa toda fica ainda mais rocambolesca para quem conhecia o Mário. Não me surpreende em nada ele não saber onde está. Na verdade, isso era normal para ele. Se puder, assista ao documentário que fiz sobre o Mojica (tem no Youtube), onde o Mário Lima aparece contando a história de Jack, o pastor alemão/galã que ele descobriu e transformou em astro do cinema pornô. E só pra não esquecer: gostei muito também da rede de escolas de dança do ventre que está sofrendo com a crise turca.
É cataclismico: é o “inverno” arabe arrasando com a dança do ventre!! Uma duvida: pastor alemão pentecostal ou canideo?? Não que faça alguma diferença, diante de tudo…
Boa pergunta. Vou pedir pro Mojica perguntar ao Mario quando o encontrar de novo.
Essa história é a melhor cara.
Ter um amigo como o Mojica é realmente (ou praticamente) um privilégio!
Uma palavra define o Mojica: Gênio!
kkkkkkkkk. Valeu por compartilhar essa.
André, apesar do assunto não ter nada a ver com o Zé, assisti o filme Capítulo 27 – O Assassinato de John Lennon, o ator que fez o John tem quase o mesmo nome do assassino….que mórbido. Aliás, o filme é uma imersão na loucura de um ser e numa tristeza histórica. Você viu esse filme, o que achou ? Abraços !
kkkk quando se tem um amigo como Zé do Caixão, metade da vida já está ganha.
André, a vida dele é assim mesmo?? 😉
http://www.youtube.com/watch?v=SbrHtpFyeMM
Isso é bom demais.
André, falando em histórias sensacionais com pessoas idem, li na Rolling Stone que vc vai escrever a biografia do João Gordo, acho que ele tb deve ter histórias hilárias para contar né????
Tem sim, estou me divertindo. Deve sair ano que vem, acho que vai ser divertido demais o livro.
Nada de “chapa branca” né? O João Gordo tem um passado muito podre… Se bem que os maiores podres que eu ouvi dele sairam da própria boca dele… Então acho que não vai ser problema para você…rsrs.
E o livro sobre a música nos anos 70 sai quando?
Início do ano que vem, mais provavelmente.
André, o Mojica ainda tem aquelas unhas gigantes? Como ele vive com aquilo?? Lembro de ficar impressionado quando era menor…
Ele cortou as unhas em 1982, no programa do Gugu.
82?
Sim, a maior parte foi em 82. Ficou pequena depois disso. Tem uma foto no nosso livro. Ele cortou a unha enquanto o Zé Ramalho cantava “Admirável Gado Novo”.
92, não?
Fui conferir, foi em 83, no “Viva a Noite”. No meu livro tem as fotos.
Pô, jurava que lá pelos 90 ele tinha unhas grandes. Valeu.
Até tinha, mas não se comparavam às unhas dos anos 70 e 80. Ele chegou a ficar com a mão atrofiada pelo peso.
teve na decada de 90 ou 2000 já, que ele cortou as unhas em um show do Sepultura não foi?
Ele deu uma unha de presente pro Igor.
Andre, foi imperdível tambem quando o repórter do CQC Oscar Filho entrevistou ele e comentou: pô..voce cortou as unhas….
O Mojica deu uma surtada kkkkkkkkkkkk…..ficou puto e falou: porra..quando eu tinha as unhas todo mundo falava pra eu cortar….aí agora que estão cortadas voces tambem reclamam..hahaha mais ou menos isso.
Não me canso de ouvir os “causos” do Mojica.
Ele é uma figura!
André, você gravou uma nova edição do Garagem na sua passagem por SP?
Não rolou, infelizmente, fiquei poucas horas em SP.
O final do texto foi típico dos filmes dos Coen!
Sensacional.
Para o André e os amigos do blog. Totalmente fora do tópico. Mas acabei de ver esse vídeo e passei mal. Vale a pena perder alguns minutinhos do seu dia. Sugiro que espere até 0:40 Abs! http://www.youtube.com/watch?v=ANN3Wfhfw84#at=127
Um bêbado com uma foice? Parei em 10s.
O que esse vídeo tem de mais??
Barcinski, o doc. “Maldito” está disponívelem DVD no Brasil, ou nunca foi lançado? E a comédia “A Virgem e o Machão”, que passou meses atrás no Canal Brasil, foi dirigido pelo Mojica usando um pseudônimo (J. Avelar)? Queria muito assistir esses dois. Abraço
Nunca saiu no Brasil. Eu liberei para download, vc não acha por aí? Sobre A Virgem e o Machão, foi o Mojica que dirigiu sim. Passa de vez em quando no Canal Brasil, na sessão de pornochanchadas.
Dá licença, com todo o respeito e, autorização do autor:
http://www.ziddu.com/download/9490199/Maldito.by.Heverton.www.bestdocs.com.br.rar.html
Doc na íntegra, na nuvem: http://youtu.be/BBvnm73SP70
André, em tempos de Papa, nada melhor que saborear um papo tão hilário e lisérgico!!
Devem estar querendo tirar uma grana do Mogica.
Também acho…Essa Federação Espírita está de enrolação com Mojica…Não é a primeira vez.
Off topic: Barcinski, viste essa matéria na Trip sobre uma pousada em Paraty que sempre recebe bandas punk? http://revistatrip.uol.com.br//revista/188/salada/paraty-metal.html#5
Esse tal Paticão parece ser uma figura mesmo, hein?
Conheço bem, é de um amigo meu, o Matthias. O lugar é demais. Já vi um monte de metaleiro e punk por ali.
Barça…como você manda um “que Mário?” assim, tão inocente?
Como vcs são maldosos, eu nem tinha percebido.
Já apareceram algumas variações sobre o tema: “Que Alex?”, “Aquele que te comeu atrás do armário”, “Ué, mas não rimou…”, “Mas que comeu, comeu”. E “Que Alex?”, “Aquele que te comeu atrás do armário”, “Ué, mas não rimou…”, “É que o armário era duplex”. E viva a 4ª série!
E o Mário Tido? Aquele que te pegou atrás do armário embutido? E a banda “Maria do Relento” fez até uma música sobre esse tema tão interessante.
Ahahaha também pensei isso.
Que medo…
Que espécie de aparelho é este que Mojica falou onde o Mário baixou?
“Aparelho” é uma pessoa que recebe espíritos.
André, AGORA eu entendi a história 100%. Sei que é um poste de blógui, e não quero encher, mas faltou um pouco um espírito (no pun intended) “Espiritismo for Dummies”, não?
Não sabia que tava fazendo a bio do Gordo, sensacional!
Grande abraco.
Sério que vc acha? Foi mal, achei que estava explicado. Botei “aparelho” entre aspas, espero que fique mais compreensível. Abraço.
Também não tinha entendido essa parte, mas no fim o importante foi que o Mário e o Zé ficaram de trocar ideia em outra ocasião. Rachei de rir.
Inclusive, pelas histórias que André conta aqui parece que é mais fácil estabelecer contato com o além do que fazer uma ligação pra casa dele em Paraty.
Pensei que “aparelho”era coisa ditadura.
Essa eu conhecia. Eram os lugares aonde os grupos revolucionários se reuniam. No contexto em que foi colocado aqui nunca tinha ouvido.
Eu não consigo decidir que parte desse texto é mais sensacional, mas acho que acabo optando por essa aqui: “que estava com um projeto incrível: fazer um filme de terror sobre “o encontro do rio Nilo com o Amazonas”, a ser filmado em Peruíbe. ” Eu tenho que ver esse filme!
O Mojica parece ser um cara sensacional, me divirto muito com essas histórias!
1 abraço!
Também não posso esperar pela superprodução.
Os dois rios brigando pra saber quem é o maior?
Aí já não sei.
Tipo a briga do Edifício Itália e do Hilton Hotel…
Sem dúvida, foi o ápice da conversa. Tudo nessa frase é surreal e lindo.
Barça, tu conhece bem o cara (Mojica)… deve saber dizer com certa “autoridade” o que irei te perguntar… e por favor não leve a mal… é só curiosidade:
“Ele está ficando gagazinho?”
Cara… que papo “brabo” o teu com ele hein? De cocadas a dança do ventre… passando por espiritismo… jesus!
Deve ser a melhor companhia para um jantar… rs
Não, isso é o papo normal de um dia corriqueiro. Conheço o Mojica desde 1985 e sempre foi assim. Não há um minuto de monotonia perto dele.
E a cinebiografia do Mojica, André? Alguma previsão? Abs!
Olha, uma emissora comprou os direitos para uma série de TV, esperamos ter novidades em breve.
Uau….Esse promete!
Demais!
Um espírito procrastinador
Que história sensacional!
que Mário?
ha, ha, ha… que elegância do Mojica.
Perdeu a piada para não perder o amigo.
Hahahahahaha fantástico!!!
O Mojica era amigo do Costinha? Já imaginou, uma conversa dos dois?
Abrs.