O melhor programa da TV
19/08/13 07:05Meu programa de TV favorito no momento é “The Ronnie Wood Show”, exibido pelo canal BIS. É a versão filmada do programa de rádio que Wood, guitarrista dos Rolling Stones, apresenta desde 2010.
Wood traz sempre um convidado, e ambos escolhem canções favoritas e falam sobre suas carreiras e lembranças. É artigo raro na TV: duas pessoas que amam e conhecem música, batendo papo sobre o assunto.
Semana passada, vi a entrevista de Mark Ronson (que será reprisada amanhã, no horário ingrato de 9h30 da manhã). O produtor falou de seu trabalho com Amy Winehouse e tocou canções de Can, Meters, Stevie Wonder e Blind Faith. Wood sempre tinha uma história engraçada sobre os artistas que Ronson citou.
Gosto do programa por sua simplicidade. Não tem truques de câmera ou ritmo frenético. Não é feito para quem tem déficit de atenção. Em alguns momentos, Wood e o convidado ficam só curtindo a música, balançando a cabeça ou dando sorrisos de satisfação.
Vi também a entrevista de Slash, que foi divertida demais. Às vezes, Wood pega a guitarra e acompanha as músicas que estão tocando; em outras, faz uma pequena “jam” com o convidado.
Li que o programa de TV tem dez episódios, incluindo papos com Paul McCartney, Alice Cooper, Bobby Gillespie e outros.
Achei um trecho da entrevista de Wood com Steve Cropper, em que o lendário guitarrista da Stax fala de como Otis Redding compôs “Sittin on (The Dock of the Bay)” e lembra que Otis nunca chegou a ouvir a versão com guitarra, já que morreu num acidente de avião dias depois. É emocionante:
Andre,
Recomendo muito o programa com Paul McCartney… Ele conta uma passagem de John Lennon que via pessoas jogando baralho em frente da casa até altas horas da noite… é muito hilário… Um bloco depois, Wood continua rindo da história… Sem dúvida um dos programas de entrevistas mais bacanas que já vi… Poderia ser copiado por aqui pelo próprio BIS, não?
Abs
Podia, mas quem ia apresentar?
Mas é que essa história (do John e as pessoas jogando baralho) é ótima.
André, muito legal, e sem querer quebrar o clima dos comentários gerais sobre o ótimo programa do Wood, digo que eu e meu amigo Tuto Ferraz chegamos (muito humildemente) a produzir uma espécie de versão tupiniquim desse tipo de tv show, o qual deixo o link aqui abaixo. Convidavamos artistas nacionais como Max de Castro, Wilson Sideral, Patricia Marx, entre vários outros, pra bater papo no estúdio e fazer um som diferente do habitual desses artistas. Era muito legal, e até estamos pensando em voltar a produzir.
http://www.youtube.com/watch?v=VeoAhAPooiM
Putz! assisti esse programa com o Mark Ronson, aliás foi o 1º que eu assisti e tmb gostei muito do clima descontraído do programa…
Otis!
Hahaha Andre, quando li o título do post achei que você iria falar sobre “O Último Programa do Mundo” da mtv. rsrs
Lembrei dos anos 80 quando bandas de rock ainda se apresentavam na televisão, a maioria com playback, depois só o Jô continuou dando espaço para algumas e hoje em dia o rock está definitivamente morto e enterrado. Sobraram lembranças.
Oi Andre,
Assisti o programa do Paul Mccartney, do Slash e da Patti Boyd. Pena que eles nunca passam num horário regular,esse programa é muito bom.
Sou suspeito pra falar, já que sou fã incondicional dos Stones.
Vi praticamente todos os programas dele (me faltou só o com o Glen Matlock) e ouvi quase todos os programas de rádio que eram transmitidos em streaming pelo ronniewoodradio.com.
Semana passada ele postou diversos trechos dessas entrevistas para o programa de TV no YouTube: http://www.youtube.com/user/RonnieWoodOfficial/videos
Já que o assunto é música:
Cerys Matthews hosts an audience with The Clash
Come along and be part of the show on Friday 6 September as we are joined by legendary band The Clash. Recorded at our Maida Vale Studios in London you will hear the show in full and also have a unique chance to participate in a question and answer session with the band.
http://www.bbc.co.uk/showsandtours/shows/shows/the_clash_6sept13
Sittin’ on the dock of the bay é bonita demais. E ouvi-la entre os comentários do Steve Cropper, um dos meus guitarristas favoritos, chega a ser covardia. Fica difícil voltar pra rotina do trabalho.
Eu gosto de assistir That Metal Show. Embora não goste de heavy metal, é muito bom assistir um programa sobre pessoas que gostam mesmo de música. Os debates sobre melhores discos de cada banda parecem ser autênticos. É bem diferente do padrão David Letterman de perguntas e respostas combinadas típicos dos talk shows.
É muito divertido, tem razão.
Será que um programa assim teria alguma chance de sobrevivência na TV brasileira? A cabo de ler ‘A Civilização do Espetáculo’ de Mário Vargas Llosa onde podemos encontrar a resposta e o porque.
Forma e conteúdo
Em termos de competência, sem dúvida a Globo está entre as melhores do mundo. Porém quando analisamos o conteúdo da programação, nossa TV é das piores.
Vargas Llosa discorre sobre esse assunto em seu livro.
Imagino o que deve rolar no papo com o Alice Cooper…
Bom! Vi os programas com Alice e McCartney. O programa com o beatle foi um especial de aniversário do programa e tem cerca de duas horas, muitas histórias, vale muito a pena.
O programa teve uma hora, ao contrário do programa normal que tem meia hora. Tinha completo no YouTube até há algum tempo, mas foi removido.
Lembra o programa que o Steve Jones (Sex Pistols) tinha na indie e há um tempo na Kroq…
Jonesys Jukebox, muito legal mesmo.
Isso mesmo Emerson. Na última copa ele fazia até comentários sobre os jogos…
Nossa que animal, nao sabia. O episodio mais legal que eu lembro era ele e o Ed Vedder cantando The Who, pessimamente por sinal.
Seria Wood ou Richards, o Stone mais cool?
E o Ron Wood tocou na melhor banda de pubrock de todos os tempos, o Faces.
Fato!
Wood é tecnicamente melhor guitarrista do que o Keith, isso sem dúvida nenhuma. A vantagem do Keith é ter criado aqueles todos aqueles riffs antológicos.
O que faz do Keith uma figura mais importante para a história do rock… além do visual… pré-histórico-punk.
Esse programa é demais! Na entrevista que você citou, Slash lembra que seu filho foi gerado na casa de Ron Wood. Durante uma visita! hahaha
Bem lembrado!
como seria a história?
Se não me engano, Slash se hospeda com a esposa na casa de Ron porque é um dos convidados para o disco solo dele. Durante a estadia, rola a concepção. Rs
Muito bom mesmo esse programa. O programa de rádio pode ser ouvido na boa rádio online: http://absoluteclassicrock.co.uk/
Abs,
RB
O programa ganhou vários prêmios de rádio no Reino Unido. E a estação é muito boa, por sinal. Ouço há alguns anos ao invés de perder meu tempo com algumas “rádios de rock” brasileiras…
Legal, grande dica. Tambem e’ covardia, um programa de radio com um cara como ele. Imagino o vasto repertorio de historias que ele tem para contar. Nao tem como dar errado.