Bruce toca Raul e a gente chora
20/09/13 15:40Sei que havia prometido voltar ao blog depois de terminar o Rock in Rio, mas a ocasião é especial.
Bruce Springsteen postou em seu site oficial um vídeo tocando “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, no show de quarta-feira em São Paulo.
É o vídeo mais bonito que vi em muito tempo. Assisti umas 30 vezes e até chorei de emoção algumas vezes. Confira:
Que versão matadora: a percussão meio “Sympathy of the Devil” no início, o naipe de metais levantando o refrão, um clima ritualístico e celebratório que faria Raul orgulhoso.
Ainda bem que eu não fui ao show. Se estou na plateia e o cara abre o show com uma surpresa dessas, tenho um enfarte na hora.
Temos de parar com essa mania de homenagear Raul com sósias e nego usando capa dele no palco. Raul foi a maior figura da história do rock brasileiro. Com Paulo Coelho, gravou quatro álbuns em sequência – “Krig-Ha, Bandolo!” (1973), “Gita” (1974), “Novo Aeon” (1975) e “Há Dez Mil Anos Atrás” (1976) – até hoje inigualados em termos de criatividade, rebeldia, inovação e mistura sonora.
Chega de rodinha de violão tocando “Maluco Beleza”.
Agora deixa eu ir pro Bon Jovi. Até segunda!
Esse arranjo de percussão com metais ficou porreta. Lembrou o velho Chicago dos anos 70. Bruce toca Raul acompanhado de Chicago.
André, esse foi o melhor show que já fui na vida. Sem nenhum exagero! Quando ele começou a cantar Sociedade Alternativa eu não podia acreditar. Achei que seria só o refrão e de repente ele canta a música toda. E canta bem! Não esquecerei nenhum minuto daquele dia incrível! Eu gostaria que todas as pessoas no mundo pudessem ver uma apresentação dele de perto. Tenho certeza que sairiam do show como pessoas melhores. Assim como eu saí! Abraço
Sensacional releitura!
Viva Raul
Versão de arrepiar! Tomara que toque hoje no Rock in Rio.
E Barça, você curtiu o EP dos Pixies?
Abraço.
Emocionada, amo o Raul e o Bruce sem palavras ficou show.
ALGUMA CURIOSIDADES SOBRE A MÚSICA:
a] quando terminamos de faze-la, eu não queria que entrasse no disco. Achei muito, muito panfletária. Raul insistiu e mostrou que o tempo é senhor da razão.
(existe um outro caso semelhante: quando terminei de fazer a letra de “Gita”, achei que estava muito longa, naquela época as faixas tinham 3 min. Foi tambem Raul que insistiu para gravar)
b] na gravação original, existe uma parte instrumental enquanto Raul lê o “Liber Oz”, uma declaração de principios do A. Crowley.
c] Finalmente, no video onde nos entramos no Canecão para cantar “Sociedade Alternativa” (segundo vídeo aqui > http://bit.ly/16vboEG ) voce deve reparar que não falo a frase do Liber Oz (“Faze o que tu queres”). POrque desde 1974 eu já havia renegado tudo isso.
VIVA RAUL!
Muito legal te ver por aqui, Paulo, e muito obrigado pelos esclarecimentos. Também tenho um esclarecimento a fazer: sabe aquela foto famosa sua com o Raul, nesse show do Canecão? Acho que é a última foto de vocês dois juntos, certo? Pois é, fui eu que fiz. Eu trabalhava pro Jornal do Brasil e fotografei o show. Essa foto circula muito, mas nunca com o crédito. Tenho um orgulho danado de ter registrado esse momento. Grande abraço pra você e apareça mais vezes aqui no blog, por favor.
Sempre leio seu blog, Andrè. Vou postar mais tarde a foto no meu blog dando um paste/copy no seu texto
Fortíssimo abraço
Demais, Paulo, muito bom saber que você lê o blog. E parabéns pela homenagem do Bruce. Abração.
Eu choro cada vez que me lembro que eu e a mrs. estivemos no show da quarta em SP. E chorei de novo ao ler essa conversa. O melhor show da minha vida. Só feras…
Caro Paulo, já assistiu alguma sequência do filme sobre Sua vida? Tô curioso para assistir. boa sorte.
Estou tão curioso como voce. Só vi o making of que fizeram da parte brasileira (está no youtube). Sei que ainda estão com 2 hr 20 min na edição e precisam cortar para > 2 hr
Não vi, e só quero ver no cinema ( ou no torrent, dependendo de onde estiver)
Paulo Coelho, “Nerd Power”!
Paulo Coelho merece um livro/CD com suas parcerias, pois foi um dos melhores letristas da nossa música popular. Precisamos ter tudo isso reunido num CD acompanhando um livro com fotos, histórias sobre as músicas etc. Ou será que já existe…?
Existe um livro da Herica Marmo, “A Canção do Mago”, sobre a carreira de PC de compositor. Recomendo.
Obrigado pela dica, André. Vou ver se encontro.
Pois fica aqui o registro: eu e minha mulher também choramos quando vimos a primeira vez (de muitas).
Postei nas minhas comunidades sociais o que voce colocou aqui.
Inteiramente de acordo sobre os “clones”
Caaaraca velho! Essa foi de arrepiar!! Demais, demais..
Alguns amigos foram ao show e continuam em choque até agora.
Essa homenagem que ele fez de 5 minutos foi infinitamente mais linda do que a baboseira que fizeram do Rock in Rio.
E o que me impressiona no vídeo é a distância do palco ao público…o show tem vida e alma. Demais.
Muito bem arranjado!coisa que nao se vê mais no Brasil!
Estou em lágrimas…
Bruce foi demais ! Mostrou enorme respeito pelo público brasileiro e por nossa música , fez uma versão fantástica do clássico de Raulzito, trouxe uma linda cantora na banda de apoio. Forte abraço Barça!!
Estava lá. Foi incrível e muito emocionante mesmo esta abertura. O show inteiro foi espetacular. O cara tem uma intensiade absurda em cima do palco.
Nas décadas de 70 e 80 meu avô foi piloto de uma mineiradora e voava nos garimpos no sul do PA .
Numa dessas ele foi chamado para levar o Raul Seixas para um show no garimpo. Raulzito chegou para o show
bebaço, catou o microfone, falou “ahhflsfhhojnvsd” e já tombou no chão desmaiado. Os garimpeiros ficaram loucos, sacaram os revólveres e queriam fazer Raul virar peneira. O pessoal que organizou o show queria tirar o Raul o mais rápido possível dali, só que meu avô a essas alturas já tinha entornado várias doses de whisky barato e
não tinha a menor condição de levantar voo à noite e no meio da selva.
No final conseguiram outro piloto que estava “menos bêbado” pra tirar ele dali.
A extinta revista Manchete uma vez entrevistou meu avô e ele contou o “causo” do Raul Seixas e, no dia seguinte à publicação, vários pilotos contaram para ele histórias idênticas sobre aventuras com Raulzito no garimpo.
Demais essa história. Seu avô tá vivo?
Alive and kicking, mas com a memória meio zoada pelo Natu Nobilis ,hahaha.
Caro, sou jornalista. pode me passar o seu email?
obrigado
abraço
Tom Cardoso
Concordo contigo André, o Raul foi o maior ícone do rock nacional.
Vendo algumas rodinhas com uns caras tocando maluco beleza e ainda incluindo trocadilhos infames me leva a pensar que a imagem que ficou do Raul foi apenas a do seu fim de carreira, inclusive esta foi a fase que eu acompanhei, mas o Raul foi muito mais, ele ousou musicalmente, filosoficamente, é impressionante como algumas músicas do Raul se encaixam perfeitamente em determinados momentos da vida de muitas pessoas.
Somente hoje, consigo compreender perfeitamente a Ouro de Tolo, quando escuto As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor eu percebo o quanto é atual e profético, que me desculpem os fãs de Renato Russo e Cazuza, mas ninguém teve uma obra tão marcante quanto o Raul.
Abraço
Concordo.
ÓTIMA HOMENAGEM , PARABÉNS !
eu FUI.. e foi o melhor show da minha vida… teve de tudo, até pedido de casamento no palco… Mais de 3 horas de show… 3:16 sem tirar! Inesquecível.
Uma bela homenagem a Raul. Emocionante mesmo!
Aí Seu Bruce, com fibra, Good man yourself .
Bravo !!!!
Cara! Foi uma belíssima surpresa!!
abraço
simplesmente maravilhoso
O Boss botou pra foder! Barça tá certíssimo, vamos homenagear a música e o gênio, pô! Chega de tratar tudo como piada!
Boa, André, eu tava lá, foi emocionante mesmo, o show inteiro. Este cara é especial, um legítimo showman, provavelmente da estirpe de Elvis, James Brown (ambos são de alguma maneira citados no show dele também).
Quanto ao Bon Jovi, conterrâneo do Boss inclusive, apesar das altas doses de clichê e açúcar, uma coisa ele tem em comum com o Bruce (na verdade tem mais coisas em comum, porque ele declaradamente o imita) – é muito bom de palco.
Vi isso ontem e fiquei arrepiado…e que naipe de metais!
Menos André, vai ver o Bon Jovi
E foi show mesmo. Mudou o ritmo da música. Instrumentalizou e arrasou. O e melhor show q já vi até hoje. Bruce S. é o cara.
Realmente é emocionante. Valeu.
Sentí as mesmas coisas. Concordo plenamente contigo. Abraços a todos.
Caraca… Ficou muito louca essa versão…
Nem sou fã do Bruce, mas com essa ele ganhou uns pontos comigo! 😉
Valeu pela dica!
[]s
Uma versão emocionante e MATADORA!