Quer economizar? Que tal ver a Copa em Paris?
15/10/13 07:05Deu na “Folha”: durante a Copa do Mundo, uma ponte aérea Rio – São Paulo custará quase o mesmo que uma passagem a Nova York ou Paris (leia aqui).
Estamos considerando pegar as crianças na época da Copa e ir à capital francesa comer no Chez Gladines e torcer contra o time de Felipão e Marin vendo os jogos pela TV. Será bem mais barato e agradável que ficar no Brasil e ser roubado por todo mundo.
Ou alguém tem dúvida do que acontecerá no preço de táxis, supermercados, restaurantes, bares e farmácias durante a Copa do dinheiro público que era para ser a Copa do dinheiro privado?
Podem se preparar para a pizza de cem reais, a lata de cerveja de vinte e a bandeirada de trinta mangos.
É a tal “lei da oferta e da procura”, dizem as companhias aéreas. As mesmas que, em vez de competir para oferecer preços menores, se juntam para achacar os clientes.
Há alguns meses, um leitor relatou aqui no blog uma cena que presenciou durante uma manifestação que parou a Dutra. Assim que os manifestantes bloquearam a via e um imenso congestionamento começou a se formar, uma loja de conveniência na beira da estrada quintuplicou os preços de todos os produtos e passou a cobrar cinco reais pelo uso do banheiro.
É a tal cordialidade brasileira.
Ainda não decidimos o que fazer durante a Copa. A primeira opção é um exílio de 30 dias em algum lugar baratinho, como Paris, Berlim, Tóquio ou Nova York. A segunda é estocar comida e bebida e passar um mês trancados em casa, de portas e janelas fechadas a pregos, como sobreviventes de uma epidemia de zumbis, e só sair depois que a Argentina levantar o caneco.
P.S.: Off-topic total, mas descobri ontem, ao levar nosso pequeno ao pediatra, que um dos mais eficazes remédios contra vermes se chama “Annita”. Parabéns aos envolvidos. Nome melhor não há.
Barça, eu estava pensando a mesma coisa. Porém, minha filha estará com apenas 7 meses de vida. Você já viajou com filhos tão pequenos? Abraço!
Ih, é bem chato viajar com criança tão pequena. Opte por ficar em casa então, estoque um rango, e boa diversão…
Vou construir um abrigo! Barça, pergunta off topic: O que você usa pra ler e-book? Ipad ou Kindle e afins?
Leio no Kindle no Ipad.
Ano passado viajei com minha esposa e meu filho, que então estava com 4 meses, ao Chile e não tivemos problema algum.
Nossos gostos e modo de viajar se adequam naturalmente a viajar com ele : não frequentamos baladas, lugares caros, atrações “radicais” ou mesmo praia e assemelhados. Gostamos de andar pelo centro, ver museus e galerias, vinícolas, lojas de antiguidades e restaurantes, coisas tranquilas assim.
Acho que para quem prefere outro perfil de viagem pode ser chato sim, mas se vc for similar a nós, com certeza não. Fora isso, ajuda tb a personalidade da criança. Meu filho não costuma chorar nem tem dificuldade de dormir. Isso é importante.
Já viajamos com filhos muito pequenos. A viagem de avião foi bem chata. Talvez pro Chile, que não é tão longe, seja melhor.
Estamos planejando a viagem do ano que vem com um grupo de amigos (na época da copa, claro). Vamos fazer o eixo Los Angeles/Las Vegas e o percurso de avião será a noite (saindo perto das 23hs) de forma que ele dormirá uns 80% do tempo (dormir de qq jeito é com ele mesmo).
Aliás Barcinski, sei que vc morou em LA … Tem algum cineclube legal lá para indicar ? Outros locais culturais que vc curtia por lá ? Meus amigos pretendem ver shows de bandas locais, tem alguma sugestão ?
Cara, vou ficar te devendo, não piso em Los Angeles há uns 15 anos. Eu costumava ir muito no Silent Theatre, que só passava filme mudo, mas não sei se existe.
Já valeu !!
Pesquisei e vi que o Silent Theatre original morreu, mas em seu lugar tem essa cinemateca :
http://en.wikipedia.org/wiki/Cinefamily
Hummmm….. cheiro ruim. “(…) e torcer contra o time de Felipão e Marin…” + (…) um dos mais eficazes remédios contra vermes se chama “Annita”. Parabéns aos envolvidos. Nome melhor não há.” Preconceitos bobos…
Nitazoxanida, na África, é utilizado para tratamento de soropositivos – é o que chamamos de remédio eficiente e barato para infecções colaterais.
Ah, já ia esquecendo: cuidado com a água que seu filho bebe…
Abs. Paulo Eduardo
Depois que fui tratado como gado no acesso a Arena PE no jogo Espanha e Uruguai não irei a Estádio durante a copa.
Barça, se vc for mesmo passa a dica dos lugares bons e baratos. Para os que ficarem e quiserem se proteger dos acharcadores…Annita neles!!
PARAGUAI!!! Eles já estão eliminados mesmo e aproveita e dá um abração na mala da Larissa…
Estive em Londres por doze dias em julho do ano passado. O aluguel de apartamentos dobrou durante as Olimpíadas, mas todo o resto praticou preços de mercado.
André, um pequeno off-topic para comentar com vc que acabou de ser lançado nos EUA o livro-continuação de O Iluminado, de Stephen King. Chama-se Dr. Sleep e eu já recebi o meu!
Muito boa essa matéria que pega a deixa do lançamento pra dar uma geral na carreira e bibliografia do Rei King:
http://www.newyorker.com/online/blogs/books/2013/10/what-stephen-king-isnt.html
Legal, Pam, obrigado, tô fazendo justamente um texto sobre o King pra “Folha”.
Opa, não deixa de avisar pra gente ler!
e quem mora longe das cidades onde terão jogos (paraty, por exemplo, é longe apesar de ser turística)? a copa vai causar efeito em nós também? acho que não.
Claro que vai. Se a Jornada Mundial da Juventude causou aumento de preços em todo o estado do Rio, imagine a Copa.
Eu moro perto de itaquera, vou alugar o meu apê para um casal de alemães, R$1.500,00 a diária (sim sou capitalista mesmo). Durante a copa vou estar bem longe, em algum lugar no interior de SP curtindo pela TV, não vou torcer p/ Argentina nem ferrando, vai dar Espanha de novo.
kkkkkkkkkkkkk realmente, acho que é a melhor saída. Aliás, fico pensando, moro em Cuiabá, hj você consegue comer nossa comida típica “pacú assado com farofa de banana” por R$ 70,00 ou menos, como será na copa? acho que até o guaraná ralado vai ficar mais caro….. como diria um bom cuiabano, “vôteee”…kkkk
6 milhões e 200 mil pedidos de ingressos para os jogos da Copa (até o momento). Praticamente não há mais vagas de hotéis ou pousadas para os jogos de abertura em S.Paulo e final no Rio de Janeiro.
As pessoas e as agências de turismo estão reservando tudo o que podem para se garantir em Junho e Julho do ano que vem.
Há um óbvio excesso nos preços que tendem a ficar mais razoáveis assim que os ingressos forem sorteados e as reservas forem confirmadas ou não.
Tudo na mais absoluta ordem capitalista.
Enfim, a Copa no Brasil que até há pouco tempo atrás diziam que só ficaria pronta em “2038” já está aí, e pelo que eu entendo de um evento com muita procura é um sucesso absoluto.
Então ficamos assim: Se não há interesse a Copa é um fracasso. Se há muito interesse a Copa também é um fracasso…
Então eu também sugiro que essas pessoas passem uma temporada em Paris torcendo pela Argentina. Mas tomem cuidado porque Paris hoje em dia vive uma epidemia de assalto a turistas. E os brasileiros são as maiores vítimas.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/08/02/interna_mundo,380470/onda-de-assaltos-em-paris-leva-ministro-frances-a-acalmar-turistas.shtml
“Há um óbvio excesso nos preços que tendem a ficar mais razoáveis assim que os ingressos forem sorteados e as reservas forem confirmadas ou não.” É sério isso, Marco? Vc acha mesmo que os preços tendem a ficar razoáveis? Vamos falar sobre isso após a Copa?
É claro que a venda dos ingressos seria um sucesso. A da Copa das Confederações também foi. Porém, quando o evento rolou mesmo, os jogos foram eclipsados. No mais, as obras da Copa do ano que vem estão inacabadas, existem fortes chances de os protestos voltarem com tudo durante o evento, e até o PCC já prometeu tocar o terror: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2013/10/15/pcc-prepara-ataques-ate-na-copa-e-pm-entra-em-alerta.htm
O que é uma onda de assaltos em Paris, em Fortaleza seria o céu.
Devem ser aqueles brasileiros que vieram do interiorrrrr (populoso ou não) e que não tem a mínima idéia que uma cidade grande É uma cidade grande em qualquer lugar do mundo. Deslumbrados que dão mole pois acham que estão nas Zoropa e lá é civilizado só porque tem Ferrari e Porsche parados na rua….
Eu moro perto do Maracanã. E não gosto de futebol. O que você me aconselha? Confesso que ideia de suicídio me parece bem agradável…
Genocídio te machucará menos…
É… mas pesquisa do Datafolha mostrou que ao menos 63% da população apoiam o fato da Copa realizar-se aqui. Acreditam que o fato reforçará o patriotismo e o orgulho dos brasileiros e que os investimentos trarão benefícios à população. Tive vontade de chorar!
Rapaz, e o transtorno pra quem mora em imediações dos estádios? Na copa das confederações, em Fortaleza, quem tinha ingresso descia dos ônibus a uns dois km do estádio e seguia a pé pela avenida que dá acesso ao estádio. A avenida foi toda gradeada, torcedores no asfalto, moradores na calçada. O cara não podia sair ou chegar em casa, pois havia barreiras a quilômetros do estádio, nem atravessar a rua pra visitar o vizinho era possível. Transporte público suspenso. A única coisa de que gostei foi que das calçadas vendiam cerveja e refri de marcas não oficiais. E pela metade do preço.
Sugiro Dubai entre os lugares baratinhos para assistir à Copa.
O Brasil é o país da modinha, eu também não to nem aí pra copa, o problema é que a maioria acaba sempre entrando na onda; outra coisa que me irrita é o tal do “face”, eu sou a única pessoa das minhas relações que não tem isso, e sempre que eu conheço alguém diferente eles ficam apavorados pelo fato de “Tu não tem face??” o dinheiro gasto com essa porcaria de copa, poderia ser investido em educação e saúde, eu trabalho em uma escola aqui no RS e te digo, o nível da gurizada tá cada vez pior, daqui uns tempos quem souber ler vai ser considerado intelectual, por isso que proliferam os Silas Malafaia da vida.
Barcinski, desculpe o “fora do topico”, mas qualquer um que se interessa por esportes, poder das corporaçoes e jornalismo investigativo devia assistir este doc.
http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/league-of-denial/
Cara… a AniTTa (a funkeirra é com dois “T” grande… tesão, não?) é demais… sou fã!
eu moro na Africa do sul desde 2004, posso dizer que aqui quando teve a Copa os precos das coisas ficaram o mesmo, ate porque atendendo a lei de mercado, somente o aluguel de casas aumentou,mas nada de anormal, conhecendo o Brasil como eu conheco falei para os meus amigos daqui o que iria acontecer, bom tai, ninguem quis acreditar..
Bom, não havia dúvida que isso ia acontecer, né?
Meu maior medo é que os preços não caiam depois, o que é bem comum aqui no Brasil.
Até porque não acho que fazemos uma manifestação verdadeiramente eficaz.
Pizza a R$100,00? Não compra. Passagem Rio/SP igual SP/Paris, não compra. Ingresso de show pista Ultra-VIP a R$1.000,00, não compra.
Mas isso é utopia, como você já falou por aqui, o brasileiro tem desejo de se sentir “exclusivo” e não tem pudores por pagar por isso.
Posso estar enganado, mas um dia essa bolha estoura e a conta vai sair bem cara pra todo mundo, sem exceção.
Seu medo é bem pertinente, Guilherme:
na hora de elevar os preços, as forças de mercado funcionam de maneira exemplar. Mas quando a demanda cai, muitas vezes o preço não volta para magnitude anterior, mesmo considerando apenas variações reais – há uma certa rigidez para a queda de preços. Torço para que a Copa não deixe esse legado – o de elevar permanentemente o custo de vida nas cidades-sede e imediações.
Além da “exclusividade”, pagamos pelo nosso conformismo. A manifestação eficaz seria boicotar quem pratica abusos, mas e quando o abuso é generalizado? Penso que muitas vezes não temos opção.
Os preços não irão cair, há alguns meses preço do feijão disparou e os supermercados alegavam que a alta carga de impostos é que era responsável por isso. O governo cortou os impostos do feijão e o que aconteceu? Os empresários não abaixaram os preços alegando que havia outros fatores para a alta do preço.
Com a Copa vai acontecer o mesmo, vão alegar que os preços aumentaram por conta da copa e quando ela terminar vão inventar outra coisa, a iminência da Olimpíadas por exemplo.
Um amigo meu vai trocar de casa com um amigo londrino que quer ver a Copa. E eu vou cair em desgraça: trabalho ao lado do Itaquerão e já prevejo dias piores do que no Inferno.
Pode se preparar!
Fica a dica para os que ficam: comprem o que puder se estocado 90 dias antes da final, que é geralmente o prazo que os estrangeiros podem ficar no Brasil. No período da Copa, fujam das compras nos locais dos jogos e nos pontos de concentração dos hotéis. E da-lhe Messi!
PS: Espero que os mexicanos consigam vir. Não consigo conceber uma copa do mundo sem o México. E o Uruguai também, pelo que jogaram na Copa das Confederações.
Bom dia. A Avianca estava cobrando quase R$ 3 mil a passagem Rio – SP na abertura e final da Copa. Ontem à noite, baixou para R$ 520. É o tipo de empresa que deveríamos começar a valorizar mais por respeitar o consumidor…
Se os preços já começaram a disparar agora faltando 9 meses, imagine quando faltar um mês, uma semana…
Fala Barcinski
Eu moro bem longe do Brasil e sempre foi meu sonho de infância ver uma copa do mundo. Eu estou fazendo planejamento já há bastante tempo porque eu sabia que o custo seria altíssimo.
Felizmente aqui quase todo mundo ganha bem e muita gente queria ir para o Brasil ver a copa do mundo, já que futebol é a paixão de quase todo mundo e nada melhor que ver a copa no país da arte futebolística.
Há 3 meses atrás quase todos nós desistimos (isso quase um ano antes da copa). Porque os preços estão completamente irreais. A gente já sabia que iria pagar mais por quase tudo, mas é muito mais que o dobro.
Eu já estou planejando ver a copa da Europa. Porque mesmo indo na Alta estação européia, eu vou pagar menos da metade do custo da copa do mundo no Brasil.
Os meus amigos que estão indo, no fundo estão quase desistindo porque eles pagaram os olhos da cara para chegar na américa do sul e ficaram de comprar as passagens para o brasil de fato para depois e agora está quase o preço da passagem internacional. Hotel é fora da realidade, eles vão alugar um apê cada (vão em grupos de 3 ou 5) e estão meio atrás porque eles estão meio desconfiados que os donos dos apês vão dar uma de joão sem braço e cobrar mais em cima da hora.
Ou seja – ir ao brasil para a ver a copa é inviável. Eu não quero dizer que não há abuso em outros países, mas a situação brasileira é pior porque existe má infraestrutura. Não tem hotéis, aviões e opções suficienentes para nem 50% das pessoas que vão a copa.
Portanto a sua visão de dentro do brasil, está batendo com a visão do lugar onde eu moro atualmente fora do Brasil.
Onde vc mora?
Eu moro na Espanha, André. Estive na copa da Alemanha e foi incrível. Fiquei no albergue da Juventude de Stuttgart por 21 euros (!!!) – o mesmo preço que qualquer outro verão. Viajei durante 20 dias e nas zonas do Funfest a cerveja grande (meio litro) custava 5, 6 euros. Realmente os preços eram praticamente os mesmos de qualquer temporada de verão. Eu não consigo entender os preços do Brasil, sinceramente. O melhor exemplo é uma amiga brasileira que veio se casar no Brasil e queria passar a lua de mel em Fernando de Noronha.. era tão caro que saía mais barato ela voltar para Espanha e pegar um vôo para Tailandia e ficar lá em um resort fantástico. Enfim, não penso vir para Copa… eu já me assusto com os preços normalmente, imagina durante o evento?
É muito mais barato ir pra Tailândia do que pro Brasil. Fui pra Chapada Diamantina há alguns meses, e teria sido mais barato ir à Europa.
Lembrei agora de uma coisa fantástica. Durante a copa da Alemanha quem tivesse entrada para o jogo comprava as passagens de trem com 50% de desconto no dia do jogo. Incrível, fui ver o Argentina x Servia na lá no estádio do Shalke, Brasil X Australia em Munique e paguei bem menos do que a passagem normal.Uma idéia que as companhias aéreas e de ônibus do Brasil poderiam imitar para mostrar que elas no fundo, bem no fundo, tem boas intenções, não é?
Discordo. vou ao Brasil so’ para a Copa. Pagarei a passagem aerea cerca de 20% acima do preco normal, acho razoavel.
Viajarei do carro com amigos para ver os jogos, ja esta tudo programado e nao acho q vou me arrepender.
Boa sorte!
Reze…..
Eu moro em Sydney. A Austrália se qualificou para a copa o que piora os valores das passagens de avião. Mas os australianos não estão tão preocupados em torcer para a Austrália, é mais para sentir a “vibe” do lugar. Passagem de avião estava há dois meses atrás em dia na faixa de 4 a 7 mil dólares (hoje deve estar maior). Passagem para a Europa custa 1500 dolares (e este é o valor normal para se chegar no Brasil em Julho/Junho).
Eu sei que o valor da companhia aérea não tem muito a ver com o Brasil, mas o fato é que do valor da passagem acima, quase mil a mil e quinhentos dolares é o valor da passagem para chegar ao Brasil. Sendo que as companhias brasileiras na pesquisa que eu fiz são as mais caras.
Como falaram – Tailândia é muito mais barato que o Brasil (eu já fui 3 vezes e conheço o país de norte a sul – o Brasil também exceto interior de Campo grande e brasilia para dentro).
Escreva um post sobre os 10 milhores livros policiais que voce já leu. Faz tempo que você não escreve sobre livros.
Como assim? Acabei de escrever sobre as autobiografias de Nile Rodgers e John Taylor. De policiais, não tenho lido nada bom nos últimos tempos, infelizmente.
Você escreveu sobre os “melhores”, não os “milhores”.
Os Milhores seriam:
– Pamonha
– Cural
– Bolo de milho
– Polenta
– Canjica
– Milho verde cozido
– Pipoca
– Farinha de Milho
– Milharina
– Milho em lata
Discordo do “cural”.
Milharina… chorei… mil anos!
Povo aqui no trabalho brigando pra ver quem marca férias no tempo da Copa…eu estou pouco ligando. Gosto de futebol..mas não sou IGNORANTE.
Barça..sou seu fã..só digo isso. “Estamos considerando pegar as crianças na época da Copa e ir à capital francesa comer no Chez Gladines e torcer contra o time de Felipão e Marin vendo os jogos pela TV. Será bem mais barato e agradável que ficar no Brasil e ser roubado por todo mundo.” . Vontade colocar em um quadro isso aqui e pendurar na parede.
Sugiro uma excursão a Paris, juntar uma multidão pra torcer pela Argentina pela TV.
Eu tô nesta turma, já me programei e vou pra Argentina ver a Copa e torcer muito pra qualquer um dos Hermanos levar o Caneco!
Excelente idéia.
City hall realmente foi ótima dica!obrigado.
André Ok mas em paris mês passado paguei 12 euros em um chope e 1,50 euros pra usar o banheiro em shopping do lado do louvre.Sugiro estocar comida, também tomei uma garrafa de vinho por 3 euros.vai entender.
É que vinho francês, na França, é só vinho. Ráááá!