Chorão foi ídolo “punk” do pop brasileiro
06/03/13 09:50Muito triste a morte de qualquer um, especialmente de alguém tão jovem quanto Chorão.
Nunca encontrei o sujeito e só tive algum contato com ele quando o Charlie Brown Jr. fez um show fechado em uma casa noturna onde eu trabalhava.
Eu só tinha visto o Charlie Brown Jr. ao vivo pela TV, e lembro ter ficado impressionado com o profissionalismo do show. Não era música para mim, mas não dava para negar que era bem feito e que atendia perfeitamente ao gosto de um público jovem e numeroso.
Dá para entender porque tanta gente gostava do cara. Chorão projetava uma imagem de autenticidade “rocker”, um estilo rebelde de quem fala sem medir as consequências.
Claro que não dá para aprovar a agressão dele a Marcelo Camelo, mas pelo menos Chorão teve o bom senso de pedir desculpas publicamente.
Famoso também foi o esculacho público que deu no baixista Champignon. A exemplo da agressão a Camelo, Chorão depois se arrependeu e pediu desculpas.
Lendo os comentários e lamentos de pessoas que conviveram com Chorão, percebe-se que ele era exatamente como sua imagem pública: meio esquentado, sincero em suas opiniões, mas também muito engraçado e divertido.
Acho que existe uma geração do rock brasileiro, a que surgiu nos anos 90, como Raimundos, Skank e Charlie Brown Jr., que teve o mérito de não ficar pedindo a bênção da velha MPB. Fizeram seu som e, goste ou não, entraram no mercado sem fazer grandes concessões ao passado e sem implorar por um lugar na “linha evolutiva” do pop brasileiro.
Claro que o discurso e a imagem de Chorão – skatista, desbocado, fã de punk rock e rap – encontrou muitos fãs, especialmente entre a juventude. Foi o mais próximo que a música “mainstream” brasileira teve de um herói punk. Uma espécie de João Gordo mais “limpinho” e menos agressivo.
Repito: Charlie Brown Jr. não era música para mim, mas sempre achei que a banda tinha o mérito de ser uma porta de entrada para que a molecada conhecesse outros sons. Prefiro mil vezes que meus filhos ouçam o Chorão a Teatro Mágico.
P.S.: Com os dois textos de hoje, o blog volta na sexta. Até lá.
Sinceramente fico decepcionada com o Brasil cada vez q vejo comentários absurdos de criticas a respeito de pessoas que possivelmente jamais ouviram falar e se ouviram e não gostaram deveriam ter um pingo de respeito pela vida e historia do cara sinceramente gosto não se discute, e aprendi com a vida que cada um tem o seu direito de opnião e que as outras pessoas não precisam aceitar, apenas entender e se não forem capazes disso que ao menos respeitem pois é assim que vivem as pessoas civilizadas, agora abusar de um espaço publico para denegrir a imagem de um cara que foi um idolo e que ensinou certos valores para toda uma geração não ha necessidade, portanto por favor se não respeitam seus fãs que respeitem a dor se sua familia pois apesar dele ter escolhido uma carreira publica seus familiares não tem nada com isso e não precisam pagar este preço ok.
Ah, e mais uma vez: NÃO SOU/FUI FÃ DE CHARLIE BROWN JR. APENAS RESPEITO A BANDA PELO LONGO TEMPO DE ESFORÇO !
Apoio o comentário do Éder K. sobre a política fiscal expansionista do Chávez. Realmente isso é muito ruim! E sobre o Chorão, também não sou fã, mas os caras ficaram 15 anos tocando para casa cheia. A maioria das bandas dos anos 90 estão se arrastando. Poucas ficaram! E bom ou não, eles não acabaram tocando Revival. O mais triste é a contradição da morte: viver no auge e na fama, e morrer, cheirado,sozinho e depressivo em uma cobertura de luxo. Realmente a fama é podre, e o ostracismo as vezes prolonga!
Excelente texto, André.
Nunca curti o som da banda, mas a mensagem era muito boa!
Só discordei da parte do “Dream Theater”! : )
com teatro mágico ele não se refere a banda “dream theater” e sim de fato àquela, nacional, teatro mágico, com uma pinta de mpb e clipes circenses… sabe?
Se quem eu amo tem amor por mim
Eu sei que ainda estamos muito longe do fim
Triste é ver a falta de respeito com o ser humano. Ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas respeito é fundamental. Belo texto André. Parabéns!
O Charlie Brown Jr. marcou uma época – minha adolescência, inclusive. Mas, mesmo com o passar do tempo – e a gente se interessando por outros sons – não é difícil perceber que Chorão e sua banda estavam muito acima do nível de pretensas bandas de rock como os Detonautas e os CPM 22 da vida, pra ficar nas mais “antigas”. Pelo menos, Chorão era autêntico. Coisa de que carece muita gente no meio musical de hoje …
A COCAÍNA destruiu o Chorão, assim como milhares e milhares de famílias no Brasil ESTÃO sendo destruídas por terem dependentes químicos.
Puxa, que análise hein?
Punk né!!! Fazendo propaganda da Coca-Cola e com música na abertura de malhação. E os Titãs é que são vendidos. O jovem no brasil não é levada a sério…Beba Coca-cola!
Caríssimo Evandro, como ele deixou claro no fim do texto, foi o que houve de mais próximo do punk que apareceu na mídia, mesmo com as contraventuras, Chorão ainda achava uma forma de espalhar comercialmente uma boa música e sua forma de poesia. Mas só mais uma coisa…
Acredito que você deva viver em uma comunidade naturalista, sem regras, que produz o próprio alimento, que as peças do computador que você usou pra escrever esse texto não tenham sido fabricadas na china, provavelmente por mão de obra barata e sem direitos trabalhistas, pra que agora você esteja aqui, criticando a coca-cola e a rede globo (não, não assisto malhação e muito menos novelas), que pelo menos empregam funcionários dignamente… tsc tsc tsc, muita hipocrisia pra poucos globos oculares.
Oh semaninha! Ter que ficar ouvindo que Chavez era um líder carismático e que Chorão era poeta,eu hen.
Triste ler que a música desse cara marcou toda uma geração ou que ele apresentava boa música. Sempre achei um porre a música dele, as letras, a voz, enfim, tudo, absolutamente tudo. Realmente, o gosto revela os valores de uma geração.
Como disse Júlio Maria, em muito boa matéria em O Estado de S.Paulo, “Chorão será uma lembrança de atitude, não de qualidade. Editoras devem estar atrás de alguém que escreva sua biografia em tempo recorde. No futuro próximo, sua história pode até virar filme. Mas nem isso deve colocá-lo ao lado de Renato Russo ou Cazuza. Ídolos são feitos de algo a mais do que polêmica e atitude.”
Mas mesmo assim consegue ser melhor q o chatissimo Teatro magico!
Ser “melhor” que o Teatro Mágico não favorece em nada. Michel Teló é melhor que MC Catraca (!?) e ainda assim não quer dizer nada.
Também não considero Renato Russo e Cazuza os poetas como tantos falam. Só forma os “melhores” de sua época, ou o que mais venderam.
Lamento pelo Chorão, mas sua música era um porre que os jovens consumiram por não haver nada melhor nas rádios…
Bom é ouvir Mister Catra, Lek Lek Lek.. Isso é Brasil
Sugiro a leitura a todos do artigo “No vale dos imortais” sobre as mortes de Chorão e Alvin Lee que ocorreram nesta semana.
Ele procura ir além dos simples gostos musicais subjetivos que sempre são movidos a muita paixão e ódio. Está lá no E.S.T.A.D.Ã.O on line de hoje.
PS- Desculpa aí, André.
Essa banda era uma porcaria e o chorao um mike muir de butique, mesmo assim a musica jovem brasileira eh tao desgracada que o Charlie Brown podia ser considerado uma elite. O Brasileiro eh ruim em muita coisa, mas em musica eh muito pior.
Achava a banda toda uma bosta, mas ainda sim melhores que esta bosta pretensiosa do teatro magico….foda e chamar o tal chorão de poeta e letrinhas nos jornais….
Tem coisa que a gente tem que falar. A cultura é assim, se todo mundo aplaude a gente acaba aplaudindo também, meio devagar no começo, mas aplaudindo e passa a sentir afeto real por alguém, ou um objeto, mesmo que a gente não gostasse tanto assim. Com, artistas como Tarantino, ou políticos como Chávez ou até mesmo com drogas. Ninguém gosta muito de tabaco, nem de cerveja (só para dar um exemplo light), mas a gente “aprende” a gostar. Com as drogas mais pesadas (diz um psicanalista), o cara acha que é uma maravilha, um orgasmo, mas entra em pânico jurando estar sendo perseguido pela polícia. O último dia de Chorão foi terrível, coisa que não dá para desejar ao “pior inimigo”. Pena que vivemos em dias de negação à psiquiatria, sei porque já fiz parte desse grupo que dizia não as drogas receitadas por um médico psiquiatra, como se elas fossem parte da obra de uma espécie de um demônio da ciência. O fato é que essas drogas, com receita, mais a psicanalise, poderiam ter evitado esse terror final pelo qual Chorão passou. Pronto, falei.
Chorão foi um cara q marcou uma geração, especialmente dos anos 90, tinha os defeitos dele, mas quem não tem?! E concordo, prefiro mil vezes q meu filhou ouça chorão q Teatro magico (som chato pra kct, e pretensioso)
Nao adianta gente cada um tem seu estilo de musica, mais eu sei oque é escutar o chorao cantar e sentir a musica dele entrar em sua alma, de poder expressar nossas dores, raivas nossa alegria por ta ali ouvindo ele cantar.
Sou muito fã dele mesmo, muitas pessoas estavam criticando ele, e eu disse voce estava na pele dele pra saber nao neh entao nao fala.
Briguei com um cara por causa do meu idolo CHORAO mandei a letra pra ele disse que se fosse o idolo dele ele iria se sentir muito mau assim como eu…
Realmente nao acreditei quando cheguei em casa e minha prima me disse: nem sabe quem morreu o CHORAO eu oque nao é verdade pare de me mentir e fui corendo pro meu computador para ver se era verdade, primeira janela que sobe LUTO a musica fika em silencio e a foto dele.
Nossa chorei muito pois ele é e sempre vai ser meu idolo,aquela pessoa que sempre vai me inspirar na vida, so que realmente nao adianta nao vai ter mais ninguem por mais que faca oque ele fez nao vai ser igual.
Eu tive o grande privilegio de poder ir no show deles de poder sentir o gostinho daquele espumante que so ele jogava, aquele jeitao de moleque apaixonado, mandando a real da letra sempre insentivando a ninguem usar drogas…
Voce sempre vai ser meu idolo e em tua homenagem irei fazer 3 tatuagem em tua homenagem 2 com frases sua e uma com teu apelido ETERNO CHORAO…
Voce vai ser minha lenda vai continuar sendo minha inspiracao de poder falar oque eu realmente acho e dizer oque eu realmente quero de minha vida…
Mu velho discanse em PAZ pois agora e esse enorme CEU AZUL é teu todo teu, e sei que cada vez que olha para esse ceu lindo aque agora voce faz parte irei ver sua imagem pois voce foi o cara pra mim.
Amo voce dimais mesmo, minha lenda meu IDOLO…
Estou e vou sofrer por toda a minha vida, pois sei que cada vez que irei ouvir suas musicas saberei que voce esta em outro lugar neste nosso universo. Voce fez historia em minha vida voce sabia me acalmar, e sei que voce ja estava cansado sei a tua dor pois tambem perdi minha filha faz 10 meses e ela tinha 2 anos e 8 meses sei como é essa dor sei como voce estava se sentindo pois chega uma fase na vida, que nada mais importa que voce ja nao consegue disfarcar essa dor que a tua unica vontade é de poder abracar, beijar e passar o resto de sua vida com eles neh. E sei que voce chegou no seu extremo da sua dor, da sua vontade de ver seu pai sei como é pois eu tambem queria morrer para poder fikar com minha filha mais agora voce esta bem, voce ja tava esta se caminhando ao encontro de teu pai, claro vai nos fazer muita falta mais fico feliz por ti pois sempre quiz seu bem.
TE AMAREI PARA SEMPRE MEU ETERNO CHORAO…
Chorei. Confesso, sou um chorão lendo essas coisas. Ops, quis dizer, CHORÃO!
tb confesso que cheirei….ops….chorei……..sniffff…..o nariz escorreu……….
UAHHHHHHHHHHHHH!!!!!
Desculpe…..bocejei……..pq vc não abraça o cadáver cheiroso dele e juntos vão pro esquecimento?????……téééédio!!!!!!!!!
Seu texto confirma a tese do perfil dos fãs do cantor. Ao ler seu texto, tive vontade de chorar. Realmente é tudo muito triste!
acho que até o pobre chorão se retorce no caixão ao ler isso, com vontade de voltar a vida só pra poder dar um tiro na própria cabeça.
Uma vez, em uma entrevista, Chorão se definiu como um “pedregulho”. Coisas como Los Hermanos e Teatro Mágico são, além de horrorosas, tão honestas quanto uma nota de 30 reais. Que pena não haver no mundo mais “pedregulhos” e menos ursinhos de pelúcia fakes…
Quem o senhor Barcinski quer enganar ao afirmar que esses pseudos-cantores são rebeldes,punks,etc.
Revoltados de quê? De shopping center, de tênis da nike?
Esse mundo é uma merda mesmo!
O Hugo Chavez morre e não é digno nem de um simples post, enquanto que para um pseudo-músico desses é feita toda a honraria.
Democracia é isso. Você lê se quiser.
“Democracia é isso. Você lê se quiser.” Frase com duplo sentido, ehehe. Foi de propósito?
Pois é, nem um post para o caudilho que ajudou a perpetuar o populismo e o atraso na América do Sul! Nenhuma menção ao estadista venezuelano que usou o dinheiro do petróleo apenas para alimentar seu projeto de poder! Honrarias para o Chorão enquanto Chávez relegado ao olvido de “nossas mentes colonizadas pelo imperialismo capitalista americano”…que mundo injusto…hehehe
Aconselho a ler este texto da The Economist.
http://www.economist.com/news/leaders/21573106-appeal-populist-autocracy-has-been-weakened-not-extinguished-hugo-ch%C3%A1vezs-rotten?frsc=dg%7Ca
Valeu o link, Ingrid, embora eu não estivesse sentindo falta de uma matéria sobre o Chávez. Para mim ele representava tudo que há de ruim no populismo. Sua política econômica com crescimento baseado apenas em expansão fiscal era antiquada. Política fiscal expansionista é bom para promover ciclos curtos de crescimento, mas não pode ser instrumento único nem usado continuamente. A economia venezuelana estagnada e a inflação monstruosa são provas desse equívoco.
Hugo quemmm? ao ditadorzinho..sei
respeite quem faz música, boa pra vc ou ruim…
mas nunca mas nunca idolatre estes esquerdistas, ditadores e tiranos.
HUGO CHAVEZ TIRANO E DITADO ASSIM COM FIDEL E OUTROS.
GOZADO DIOLMA E LULA MOLUSCO FORAM OPRIMIDOS PELOS DITADORES DE SUAS ÉPOCA E APOIAM OS DITADORES DE HJ.
O COMUNISMO MORREU CARA E O SOCIALISMO QUE EMPREGAVAM NA VENEZUELA COM CERTEZA NÃO IA DE ENCONTRO COM A ESSÊNCIA DA PALAVRA.
Sabe um silêncio que acho estranho sobre a morte de Chorão? O de Zeca Baleiro, que regravou “Proibida Para Mim”, e defendeu as letras do cara, quando em entrevistas, disse que estavam pegando no pé dele por gravar esta canção.
Esses caras da MPB são muito estranhos, muito pedantes, o cara regrava a música de uma banda de rock mas na real o que ele pensa sobre a cena é o que ele diz num verso da música Telegrama:
…
Eu tava triste tristinho
Mais sem graça que a top model magrela
Na passarela
Eu tava só sozinho
Mais solitário que um paulistano
Que um vilão de filme mexicano
Tava mais bobo que banda de rock
Que um palhaço do circo Vostok
…
Afinal, o rock é coisa de moleque espinhento e paulistano não conversa com o vizinho, como ensina o manual prático do MPBista hypster moderno.
Não é meio pretensioso, da parte de vocês, achar que um cara deve reagia à MORTE de outro da maneira que vocês acham correta ???
falando de gênio da música ai sim, um gênio de verdade Zeca Baleiro sim, mas chorão e só um plagiador de frases de efeito.
Concordo, vc tem toda razão. (sem sarcasmo da minha parte). Retiro o que eu disse.
Anotem aí ! No rock in rio vai ter um monte de homenagens pro chorao . E banda dele nem foi lembrada pra tocar nessa micareta do rock. Vai chover hipocrisia com telão e covers do Charlie Brown…
Apoiadíssimo!!!!!!!!!!!!!!!1
Cazuza, Cássia Eller, Chorão. Depois dele essa sequência de força, autenticidade, sinceridade, carisma e explosão murchou. Rita Lee e Lobão apesar de serem bons já estão noutra fase da vida, mais “cascudos”, não são o caso. Aqueles morreram ainda jovens. Pensem? Pois nessa linhagem que citei, o Chorão, infelizmente, parece ser o último.
AHHHHHHHH….tenha dó…agora perco o rumo……ÔÔÔ Maria……como vc compara Cazuza e Cássia (artistas de verdade)com um sujeitozinho revoltadinho de Shopping? Um bosta que só tinha reconhecimento por dar pancada nos outro e xingar integrantes da própria banda????? Pq ele ,”o Chorão, infelizmente, parece ser o último”, mas não é……é sim, um de muitos que ainda vão surgir sem talento e que vão morrer com o nariz esbranquiçado e que no próximo carnaval ninguém vai se lembrar.
Meio besta essa discussão toda, como se as pessoas não fossem tão complexas e como se um “tipo” de gosto excluísse outro. Música boa é música feita com tesão. E pronto. Minhas bandas favoritas ever, para citar algumas, são o Ramones, o Clash, o Violent Femmes, o Pixies, o Sonic Youth… ouvi muito, e ainda ouço, The Cure, Smiths, Jesus & Mary Chain, The Fall, Joy Division. Beastie Boys, ícones para mim. Vindo mais pra frente um pouquinho, Radiohead, Weezer, até Strokes e The Killers eu gosto bastante. O pessoal do manguebit, ouvi, gosto e ainda ouço também. Tem um álbum dos grandes sucessos do Carlos Alexandre que não sai do meu Ipod. Fagner, Roberto e Erasmo Carlos, Alceu Valença, Zeca Pagodinho, Olodum, e um porrilhão de outras coisas ainda, tão díspares entre si como essas outras citadas aqui. O que todas tem em comum? Não sei, além do fato de eu gostar. Talvez esse tesão de que falei lá no começo. Que, quem já viu o CBJR em palco – tive o prazer – sabe que o Chorão tinha.
Tenho mais de 30, e estou sentindo a perda, a verdade é essa. E acho que, independente de terem ou não se repetido depois, a banda era boa, deixou clássicos (o primeiro álbum deles também nunca saiu do meu Ipod) e falou sim, de maneira importante, de e para uma geração.
É nóis Chorão. Vai em paz môvéi.
Para mim, eternamente uma das melhores bandas de rock nacional
Leonardo concordo com você. Ele representou uma geração.