Essa seleção é o Jonas Brothers do futebol
11/09/12 09:27
Ainda chocado com o teatrinho ridículo de Mano e da seleção ontem à noite.
Para quem não viu: a CBF trouxe um boi de piranha – a China – para ser goleado e aliviar a pressão em cima do técnico Mano Menezes, que faz um trabalho esquizofrênico no comando do time.
Na verdade, seriam dois bois de piranha, mas a seleção brasileira é tão ruim que fez jogo duro até com a África do Sul.
A China, me perdoem os orientais, é uma piada. Acho que foi a pior seleção profissional que já vi jogar. Sem exagero, esse time chinês perderia da seleção brasileira feminina.
O time de Mano ganhou de 8 a 0 e saiu de campo com aquela pompa de “dever cumprido”.
Jogadores só falavam da “ótima atuação” contra “um adversário de respeito”. Na coletiva, Mano teve a pachorra de dizer as palavras “China” e “forte” na mesma frase.
E o pior é perceber que não houve UM jornalista para questioná-lo. As perguntas variaram do patriotismo mais rasteiro (“O time parecia muito unido ao cantar o hino…”) ao puxa-saquismo mais embaraçoso (“O Brasil não deixou a China jogar…”).
Para piorar, técnico e jogadores exaltavam a torcida nordestina e creditavam ao “grande apoio” dela a atuação do time.
“Grande apoio”? Onde?
O estádio do Arruda recebeu 29.658 pessoas. Ano passado, quando estava na 4ª divisão do Brasileiro, a média de público do Santa Cruz era de 36.916 pessoas.
A torcida nordestina foi tratada como claque de programa de auditório. Pelas declarações exultantes dos jogadores e de Mano, parecia que a única coisa que se esperava do torcedor nordestino era apoio cego e incondicional, por pior que jogasse o time.
É muito triste perceber que o escrete canarinho virou um joguete de relações públicas na mão da CBF.
Triste notar que Mano, com a cara de pau que estamos acostumados a ver em políticos, escala o são-paulino Lucas de titular num jogo no Morumbi e o nordestino Hulk para um jogo em Recife.
Mais que um teatrinho, a seleção parece uma “boy band”, tipo Jonas Brothers.
Temos um produto – o time – de qualidade sofrível, mas que é vendido como a última bolacha do pacote.
Os “atores” – os jogadores – são jovens, bonitinhos e facilmente manipuláveis, prontos a bater continência para qualquer coisa que o empresário – a CBF – disser.
Nos “shows”, todos têm seu script: o time ganha de um adversário ridículo, a claque bate palmas, e os jornalistas, ou melhor, assessores de imprensa, tratam de levantar a bola do time.
Nossos Jonas brothers têm até coreografia. É só ver a dancinha de Lucas e Neymar após um dos gols de ontem.
Para completar, chega o intervalo do jogo e qual o primeiro comercial que pinta na TV?
O super-herói Neymar, chutando a caspa para longe com chutes de videogame.
Chega logo, Maracanazo!
Se já disseram, desculpe, mas a seleção Chinesa não conseguiu ver com todos os jogadores, o governo Chinês não deu visto de saída (aposto que para os mais valiosos).
Em compensação cada um desses jogadores que vieram deve receber a bala de prata.
O super-herói Neymar, chutando a caspa para longe com chutes de videogame… ahuhauahuahuahuah mijei
Barcinski,
1. A selecinha já era, não existe trabalho sério, os arranjos são feitos para a grana rolar. Estão sugando e sugarão até a ultima gota as marionetes para serem vendidas por milhões de seja lá o que e cada um levar o seu.
2. A carreira do Neymar ACABOU. Detonaram o “moleque”, o fanfarrão do LAOR (rídiculo, como ele gosta de ser chamado), acabou com um bom jogador, que poderia ser melhor, mas preferiu continuar a ser aplaudido pelas suas jogadas de “alegria” e “ousadia” contra a defesa do XV de piracicaba. Contra a defesa de um time mediano Europeu ele não faz nada, haja visto o que faz na seleção.
3. O Futebol como esporte não existe mais, não precisa mais ganhar. Os caras perdem, na entrevista dizem que futebol é assim mesmo, os milhões entram no bolso e dene-se o resto.
4. Eu me sinto um medíocre quando assisto um jogo como este, estes caras nos chamando de otários o tempo todo e ainda tendo a esperança de que pode melhorar.
5. Por fim os jornalistas, meu caro, mais hipócritas impossível…….
Em tempo, gostei do texto hj na caderno comida….
Abç
Barça,
Parecia uma Casados x Solteiros depois de um churrasco e muita cerveja!!! Joguinho sem vergonha…confesso que só vi o primeiro tempo e depois os “melhores”momentos no dia seguinte!!
Na boa…quero que esse time de exploda…não representa em nada o futebol brasileiro….esses que hoje vestem a camisa da seleção não seriam sequer reserva na seleção de 70 ou 82!!!
“A China, me perdoem os orientais, é uma piada. Acho que foi a pior seleção profissional que já vi jogar. Sem exagero, esse time chinês perderia da seleção brasileira feminina”.
Não discordo de nenhuma das críticas feitas ao time masculino da seleção brasileira. Agora tratar com essa ironia o futebol feminino é ridiculo. Sem duvida ganhariam da China, mas não pela falta de qualidade do time asiático. Mas sim pelo trabalho das jogadoras, que com um orçamento que não faz nem cócegas no do time masculino e com uma infraestrutura extremamente primitiva faz muito mais que a “seleção” masculina. Só o salario do Neymar equivale a mais que a verba feminina.
Onde vc viu ironia? Não é ironia. Pelo contrário, é um elogio à seleção feminina do Brasil.
É um elogio dizer que a seleção feminina poderia ganhar da pior seleção profissional? Que lisonja…
Tem feministas lesadas o bastante para achar que as mulheres são iguais aos homens em tudo, inclusive na parte física. Lamento informar, mas o fato é que os homens são MUITO mais fortes e aguentam esforço físico por mais tempo. O músculo do homem, em igualdade de condição e tamanho com o mesmo músculo de uma mulher, faz 30% mais força, no mínimo. Não é por acaso que se dividem os esportes por gênero. Então, se foi dito que um time de mulheres pode vencer um de homens num esporte essencialmente físico, acho que foi feito um grande elogio ao time feminino.
Isa,
O Barça elogiou a seleção feminina. Só corrige uma coisa aí, não é a CBF que paga o salário do Neymarica…….
Eu acho que, com essa convicente vitória contra a China, é certo que deveremos GANHAR a próxima Copa. Todos os erros foram consertados e a seleção está jogando demais! 8 X 0, gente! 8 X 0! Não há dúvida possível. O trem ajustou agora! Tremei, adversários, você sofrerão um canhoneio de gols!
A seleção chinesa era tão ruim que eu acho que os caras fizeram um catadão pelas barracas de pastéis nas feiras livres de São Paulo ou na 25 de março. Aquele time não era formado por jogadores profissionais nem aqui e nem na China, com o perdão do trocadilho…
A culpa do Brasil ter perdido nas Olimpiadas é do Neymar.Quem manda ele ficar chutando bolinha de caspa….chegou na hora tava cansado…hahahahaha
A algum tempo atrás eu vi uma entrevista do Paulo Cezar Caju da seleção de 70 e ele culpa os técnicos gauchos pelo fim do futebol brasileiro considerado futebol arte.Concordo com ele.Se for ver bem são na sua grande maioria tecnicos retranqueiros que preferem jogadores fortes do que habilidosos.É só ver a lista:Mano Menezes,Felipão,Dunga.É esquema 1×0 e retranca pra segurar o jogo.Felipão ate ganhou mas vai ver os resultados e ainda teve ajuda dos juizes.
É lamentável ver gente oportunista aproveitando essa seleção medíocre (técnico e jogadores) pra destilar sua xenofobia. Incrível, agora a culpa é dos gaúchos! Neymar não passa o jogo inteiro se jogando, mas a culpa é do RS. Lateral entrega gol com 30 segundos na decisão olímpica, mas a culpa é do RS. Francamente, se não tens nada de bom pra dizer fica quieto…
Que mané xenofobia.Que bobagem sem tamanho!!
O que o PC Caju disse é uma constatação,no que concordo com ele.São técnicos que dão preferencia ao sistema defensivo.E de onde esses técnicos são?Mano Meneses,Felipão,Dunga?São técnicos retranqueiros por exelencia.Agora voce quer me dizer que a culpa do futebol brasileiro ser o que é é do Neymar?Diga-se o melhor jogador do Brasil.Do lateral que entregou a bola numa final?Não tem absolutamente nada a ver com xenofobia,não fala bobagem.Devolvo o que disse:Se não tem nada a acrescentar pelo menos não fala bobagem.Fica quieto.Mania dessa gente agora,não se pode falar nada nenhuma critica que já acham que é xenofobia,bulling,preconceito.QUE CHATICE!
Parreira, Zagallo e Lazaroni também eram gaúchos? Não, né? A gauchada que veio depois só foi na onda deles.
Os 3 são de Pelotas, não sabia?
AH me esqueci do Tite outro tecnico retranqueiro das terras gaudérias…sem xenofobia rsrsrs
A lista é grande e nem todos são de Pelotas…Celso Roth,Paulo Cesar Carpegiani,Valdir Espinosa,Bonamigo,etc
Quando será o clássico Brasil Vs Íbis Sport Club? Tomara que o Mauro Shampoo não seja convocado pelo Mano, para não desfalcar o Íbis.
” Na coletiva, Mano teve a pachorra de dizer as palavras “China” e “forte” na mesma frase”.
Dificil mesmo é juntar na mesma frase: Futebol, Brasil e Seriedade.
Não ter há muito tempo um belo time, não conseguir mais revelar talentos, tudo bem. Isso acontece. Quantos times permaneceram por décadas no auge e depois decairam? O que mais irrita é a prepotência, a arrogância desse time, que ainda se acha o melhor do mundo, quando não está nem entre os cinco, dez melhores. Sempre que perde é algo inusitado, ninguém sabe o que aconteceu, mas nunca o adversário foi melhor. Interessante, né? De tantos absurdos que ouvi desses jogadores, para mim o pior comentário foi: a Espanha ganhou desse time da China por apenas um gol”. Ok. A Espanha é bicampeã europeia e atual campeã do mundo. O Brasil ficou em qual colocação nas últimas três Copas do Mundo e na Copa América mais recente?
Por coincidência, ouvia “Pull my Strings” ao ler o blog : I’m tired of self respect I can’t afford a car I wanna be a prefab superstar!
Quando Dunga caiu da seleção, Barcinski apontou dois nomes que podiam ser o novo técnico aqui mesmo no blog: Dorival e Mano Menezes. Acho que ele quis dizer duas coisas com isso: 1. tentar jogar bem – com o Dorival pelo menos o Brasil jogaria pra frente, já que ele fez isso muito bem no Santos. 2. afundar a seleção de vez e fazer jus à CBF, coisa que Mano vem fazendo com excelência. E finalmente meu São Paulo vendeu o Lucas e vai se livrar desse robô!
Olha, Renato, juro que não lembro de ter sugerido esses nomes. Escrevo 22 a 24 textos por mês pro blog, posso estar enganado, mas realmente não lembro disso.
Opa, André! Cara, na verdade você sugeriu nos comentários de um texto muito bom sobre essa “seleção”, esse aqui: http://andrebarcinski.folha.blog.uol.com.br/arch2010-07-11_2010-07-17.html#2010_07-12_01_02_22-147808734-0
Na época eu também não achava o Mano dos piores. Mas ele já mostrou a farsa que é. Cara, eu acho que essa seleção tá condenada. Não tem o que salve. Acho que só ressuscitando o Telê, mas ele teria muito trabalho pra fazer jogador tipo o Neymar só se preocupar em jogar bola, evitar simular faltas, etc. O problema da seleção acho que virou cultural. Jogador, dirigente e treinador têm hoje uma cultura bem diferente. André, você se interessa por antropologia do esporte? No post sobre a democracia corintiana eu ia te mandar esse link, mas esqueci. Ele traz uma entrevista com um cientista social sobre a democracia corintiana e seus reflexos. É com o João Paulo Florenzano. Além de ser muito gente boa, manja muito do assunto. Tive aula com ele. Dá uma lida, se interessar. Quem sabe não rende uma entrevista com ele depois aqui no blog.
http://resistenciacoral.blogspot.com.au/2008/12/entrevista-jos-paulo-florenzano-parte-1.html
Hoje em dia o SPFC sem o Lucas parece um time de moribundos. Com o Lucas em campo tem 80% de aproveitamento. Sem o Lucas, 53%. Além de dar sono nos torcedores.
André, não perdi meu tempo com a selecinha da CBF, nem me dei ao trabalho de ligar a TV, mas esse foi o legado, pelo jeito, incurável, do Ricardo Teixeira na CBF. Mas eu acho que passou da hora de chegar um técnico estrangeiro top pra seleção (Mourinho, Bielsa, Guardiola, Arsene Wenger), os daqui ganham muito e são absurdamente ultrapassados, sem exceção. E acho que o Brasil só irá fazer uma boa Copa se os homens do apito ajudarem, pois a FIFA não ia deixar rolar um prejuízo com um anfitrião tradicional do esporte sendo eliminado na 1ª fase….
“Mas o problema não é a escalação, é a maneira como a seleção se relaciona com o país. É um time antipático, paneleiro, arrogante, que não aceita críticas, parece um moleque mimado”. Isso que você escreveu em resposta a um leitor é exatamente o que penso da Seleção da CBF, por isso faz muito tempo que não acompanho os jogos, principalmente amistosos. Inclusive considero a CBF de certa maneira preconceituosa com essa idéia de “ah, vamos jogar em Recife porque os nordestinos não irão nos vaiar, eles a gente engana”. A CBF praticamente chamou eles de ignorantes, só que a falta de público foi a melhor resposta que o povo de lá podería dar.
Com certeza! Também achei o cúmulo isso de “no nordeste a pressão é menor”… Menor porque? Realmente, a falta de público foi a melhor resposta!
Acho q falta pra seleção primeiro é o status de vc ter o privilégio de ser convocado, de ser algo difícil de se conquistar, jogadores terem cadeira cativa como é o caso do Neymar é ruim para a seleção de um país, pq não cria uma competitividade e um comprometimento, ele sabe q sempre ira jogar por isso não se esforça, é ruim tanto pra seleção qnt para o próprio clube q o forma, pois ele não da o sangue pra jogar como deveria, ou vc acha q essa bolinha meia boca q ele vem jogando é o real futebol dele.
Também onde já se viu um técnico de seleção falar q um cara q fica falando de ser convocado (no caso me refiro ao Fred) não irá ser convocado. Na boa, ele nunca viu o Romário jogar no mínimo.
Logo ridículo, nome da bola ridículo, mascote ridículo (tatu de casco azul!?), provável nome de mascote ridículo, seleção ridícula… Absolutamente TUDO está conspirando para que eu vista a camisa 10 albiceleste do Messi em 2014 sem pestanejar. E olha que eu sempre fui contra a realização da Copa e das Olimpíadas em um país “opulento” como o nosso, mas pelo menos o COB finge que está fazendo um trabalho sério (só finge, pois aposto que o Maracanã entrará em reformas pela enésima vez).
Só torcendo para o Brasil cair na 1ª fase e para a Argentina campeã em 2014! Só um “choque” desses pode fazer alguma coisa mudar de rumo no futebol brasileiro!
Nem isso. Esquece. O papo vai ser. Futebol é assim mesmo……depois vamos para o Iate com as mina e os porsche e o pagode e etc….
É uma mistura de patriotismo com ufanismo isso de bota o “Zé das Couves” para treinar a seleção que vamos fazer como em 70 ou em 82. Falta combinar com os adversários, né? Qual é o grande jogador que o Brasil tem que não foi convocado? Estão indo os melhores DA ATUALIDADE. Ganhamos a Copa de 2002 com uma partidaça (contra a Inglaterra) e no mais roubando feio a Bélgica e a Turquia e enfrentamos uma Alemanha que só tinha o goleiro na final. Ganhamos em 94 empatando tudo, jogando só uma partidaça (contra a Holanda). Aí é fácil hoje dizer que esses times de 94 e 2002 eram um sonho, mas não eram! O Felipão quase foi linchado no Rio antes da Copa, perdeu de Honduras em competição oficial. O estilo dos moleques é ridículo, não há dúvida, mas quem não se lembra de Ronaldinho de gangsta rap, Ronaldo com um cabelo ainda pior que moicano etc. , eles só estão refletindo a falta de educação e o mau gosto do Brasileiro médio ou novo rico. Sobre ética, lembrem-se dos campeões em 1994 que tentaram agredir fiscais da receita na chegada!
Excelente comentário! Concordo plenamente!
Na Copa de 94 me fala dos convocados qts eram realmente péssimos jogadores?
Todos os jogadores convocados eram sucesso ou promessas, o problema de 94 era o técnico retranqueiro.
2002 eu concordo com vc, boa parte do time era de perebas e a maioria não gostava do time, porém tinhamos alguns salvos talentos e o técnico já era melhor q o de 94…
Qto a estilo de roupa e o cara ser safado e querer trazer coisas da alfandega já são fatores extra campos q já vem da natureza de muitos brasileiros, o famoso “jeitinho”, “malandragem”…
Cara, primeiro Suécia e Espanha jogaram com a China e só ganharam de 1×0. Na verdade, a China nunca tinha levado tanto gol assim desde que começaram a jogar profissionalmente lá.
Segundo, desde 1977 o Brasil não fazia 8×0 em ninguém. E já teve muito boi de piranha nesses 35 anos.
Segundo, o Lucas entrou pq merecia uma chance. E, ficou pro jogo no Nordeste. Quem saiu pro Hulk entrar foi o Damião, que não fez nada no 1o. jogo enquanto o Hulk salvou a pátria. Se fosse só pra jogar pra torcida tinha saído o Lucas, não é?
Terceiro, a seleção feminina não ganha nem do time juvenil masculino do Nova Friburgo. Eu sei pq já fizeram esse jogo e foi 3×0 pro time juvenil.
Quarto, quase 30 mil pessoas prum jogo no Nordeste onde o ingresso mais barato é 40 reais é muito bom. O primeiro jogo do Sta na série C teve ingresso pelo mesmo preço e o público foi de 20 mil.
Mas é tão fácil e gostoso ser pedra e não vidraça, não é?
Nada disso tira o fato de que o jogo foi ridículo e esse time também.
Sumaré, você se esquece do fato de que a China jogou sem vários dos seus titulares.
Sumaré, meu caro, como você se esqueceu do inesquecível 8 a 0 que o Brasil aplicou no Combinado de Lucerna, em 2006? Volta e meia esses combinados acontecem.
André essa semana as maiores seleções estão fazendo amistosos com equipes bem fracas, conforme o calendário da FIFA, a Itália ta jogando contra MALTA, Espanha contra GEORGIA, Portugal enfrentando AZERBAIJAO …
Concordo com o que você disse sobre nosso time em relação ao Jonas Brothers, tá difícil aturar, agora em relação ao técnico discordo, quando o Mano comandou o meu time ele montou um timaço. Qual técnico você gostaria de ver treinando a seleção?
Cuca.
Não é amistoso não, é Eliminatória para a Copa de 2014.
Eu sou eternamente grato ao Cuca por ter montado a base do Flusão campeão de 2010 que continua até hoje, mas acho que não teria perfil para a seleção e não é um técnico vencedor (ganhou apenas 2 estaduais).
Para técnico só vejo mesmo como opção razoável o Felipão.
kkkkk… pode crer é eliminatórias, a CBF me deu um “pelé”…hehe
nunca tinha pensado no Cuca, boa pedida! Mas continuo acreditando no Mano, e acho que ele vai queimar a lingua de muita gente ainda.
FELIPÃO nunca mais, Deus o livre! Time dele joga feio demais, sem categoria…só brucutu.
Cuca não é um técnico de muitos títulos mas sempre consegue montar uns times muito bons… a base do Flu de 2010 e do São Paulo de 2005 são do Cuca.
Então acho q o Cuca é sim uma boa pedida pra seleção hein.
Claro q temos o Muricy, Felipão, Dorival que são bons técnicos para uma seleção. Conseguem tirar leite de pedra esses 3.
Mano tem esquema com empresários.Ele convoca jogadores pra ser vendido depois pra fora.
O time da China é pouca coisa melhor que o “time da firma”. E se o “time da firma” treinar 3 vezes por semana, garanto que enfrenta a China pau a pau.
O Neymar, se fosse um jogador comum, teria feito 6 gols sem nenhum exagero. Mas como é o Neymar e não pode dar bicão no focinho do goleiro, enfeitou nas jogadas e perdeu 3 gols feitos.
Mas não acho que isso seja o pior.
A convocação de hoje supera qualquer previsão otimista. Simplesmente não temos jogadores. Não é possível que Carlinhos, lateral esquerdo do seu time, ou Fábio Santos, lateral esquerdo do meu, sejam os melhores da posição no Brasil. O Carlinhos ainda faz uns golzinhos de fora da área, mas o Fábio Santos cruza pior que o treinador de goleiros.
Não é possível que Luís Fabiano – o cara que em 90 minutos contra a Holanda, na Copa do Mundo, não deu sequer um chute a gol – seja melhor que o Fred.
Como previsão otimista, nosso time tem 2 anos pra melhorar e até pode conseguir.
Mas Argentina, Espanha e Alemanha também têm os mesmos 2 anos. Ou será que esses adversários já atingiram o auge e agora começam a decair?
A segunda previsão otimista é que o time do Felipão, há 2 anos da Copa, também era bem fraquinho e desentrosado e quase dançou nas eliminatórias. Se classificou na bacia das almas com gols de Luizão num jogo, se não em engano, em São Luiz.
Já faz algum tempo que rola essa “blindagem” da Seleção Brasileira por boa parte da imprensa, mas realmente agora na era Mano Menezes chegou a um nível estratosférico. Jogadores mimados e superestimados, adversários escolhidos a dedo e um técnico fraco, totalmente sem carisma, parece um livro de auto-ajuda ambulante tentando falar difícil um monte de bobagens óbvias nas entrevistas.
Po meu, dificil agradar vocês da imprensa do contra, hein? Futebol hoje em dia é competitivo, não tem mais moleza. No tempo de ouro do futebol, todo time que o Brasil jogava contra era igual a esse da China. Tirando Itália, Alemanha, Inglaterra, era tudo uma m… Agora a gente monta um time cheio de craques e sua para ganhar da África do Sul. Para mim não é novidade a seleção comandada por um técnico obtuso e a politicagem da CBF. Mas OITO A ZERO!? não tem como contestar, foi um resultado incrível. Vamos aplaudir hoje, amanhã a gente volta a malhar o Judas.
Acorda,o time da China nem veio completo,teve muitos jogadores que foram proibidos de sair do país..É só ver o banco de reservas no jogo contra o Brasil,tinha 3 jogadores.
Que jogadores seriam esses que foram barrados pelo perverso regime Maoista? O Zi Dane? Lo Nal Do? Po, acho que nem o Chinês do Curíntia jogou! Não acho que iria fazer muita diferença. A seleção chinesa é fraca, mas isso não invalida o meu argumento.
alguém ainda se interessa por jogo de “seleção” ???
O estilo dos jogadores é compatível com a sua (deles) idade e os tempos em que vivem. Cresceram ouvindo pagode mauricinho, axé e “funk” carioca, portanto é inevitável as roupas bregas, cordões e bonezinho pro lado. Até aí, tudo bem.
A questão é que não se formam mais homens, só moleques sem personalidade, que têm até hair stylist. O Neymar foi substituído aos 44 min do 2º tempo do jogo contra a Africa do Sul pelo Mano, só pra direcionar as vaias pra ele (e o treinador ainda teve a cara de pau de dizer na entrevista coletiva que foi pra “poupá-lo da sequencia de jogos”). Se fosse um Romario ou Gerson Canhotinha, cuspiria na cara do treinador na beira do gramado. Bem fez o Fred, que disse que com o Mano ele não joga mais.
E a “imprensa esportiva”, tão ou mais medíocre que os treinadores, continua a mesma: chapa-branca, mamatas e palpites.
Não haverá maracanaço porque esta banda adolescente não deve chegar à final no RJ, para desespero da mídia cariococêntrica que acha que têm o direito sacrossanto de receber jogos do Brasil em detrimento dos brasileiros das demais regiões.
Na verdade pela configuração final da tabela, ela foi pensada justamente para os patrocinadores sugarem até o último centavo dos otá, ops, torcedores que vão ter que rodar o Brasil atrás da “seleção”.
Como diria o Joberto Rustus:
“Não é amizade, são apenas negócios”.
Não assisto futebol. Até gostaria de assistir, não tenho ódio ou sou contra a quem assiste. Mas, vendo 5 minutos de um jogo X no domingo não foi difícil perceber que o problema do futebol brasileiro está nos dirigentes, nos treinadores. Acho que seria mais coerente importar treinadores do que jogadores. Não acho que os jogadores são ruins, mas não são exigidos o suficiente. Bons atletas são bons quando possuem boa instrução. Esses eternos adolescentes preocupam-se apenas com piriguetes, fones de ouvido e tchutchá, mas todo mundo acha lindo e não fala nada! Não é difícil ver que o que alimenta o futebol brasileiro é o grande EGO, vide as declarações do Imperador que dá risada na cara dos seus dirigentes, treinadores e torcedores. Falta de educação, ética, compromisso, blábláblá….
Isso sempre foi assim.
Lembro na década de 1990 um amistoso entre Brasil X Romênia – se não falha a memória na Bahia.
A Romênia que, além do cansaço da viagem e do calor, estava com o time reserva – o titular estava disputando eliminatórias (o time era bom, foi o que disputou a copa 1994).
O Brasil ganhou bem… no dia seguinte era só manchetes tipo “Falta tantos passos para o Tetra”.
Achei legal vc escrever ou, até mais longe, ser uma das poucas vozes discordantes do circo.
Só que essa tática de cachorros mortos que a seleção enfrenta é mais velha do que a Copa Roca.
Caro André,
Seu texto está ótimo, parabéns!
Obrigada por escrever o que todo mundo (imprensa) já sabe, porém não tem coragem de escrever uma linha se quer a respeito.
Porém, você se equivocou quando escreveu “que esse time chinês perderia da seleção brasileira feminina.”
Corrigindo sua afirmação:
A seleção brasileira feminina, ganharia facilmente da seleção brasileira masculina.
Alguém duvida?
Pode ser, mas não deixa de ser verdade que o time feminino ganharia da seleção chinesa.
Dá a sensação delas serem incapazes, ou, “esse até a minha vó faria”.
Entendi o sentido que escreveu e concordo que até FLU de 1996 venceria a baba da China.